Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS APONTAMENTOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109937
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1504
    "inscrito_id" => 6918
    "titulo" => "A MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS APONTAMENTOS INICIAIS"
    "resumo" => "A conexão entre música e matemática é evidente em diversos aspectos, como partitura, ritmo, tempo e duração entre outros. Quando pensamos em música, diversos estilos podem vir à nossa cabeça, como por exemplo: rock, samba, mpb, infantil... Este último, em específico, unido com o ensino de matemática nas escolas, torna-se uma excelente ferramenta de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho constitui uma parte do estudo de Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, que se encontra em andamento, intitulado A Música no Ensino de Matemática na Educação Infantil. O que nos leva ao seguinte questionamento “O que pode a música no ensino de matemática na educação infantil? ”. Dessa forma, para esta escrita, temos como objetivo apresentar reflexões iniciais sobre a música no ensino de matemática na educação infantil, a partir de um estudo de revisão. Como aportes teóricos, dialogamos com pesquisadoras e pesquisadores do campo da educação matemática na educação infantil, com vistas para música como um estratégia de ensino e aprendizagem. Para o operar metodológico, optamos pela realização de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estudo de revisão, com foco no levantamento e análise de pesquisas acadêmicas, a nível de mestrado e doutorado, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultados, esperamos produzir reflexões sobre o conhecimento matemático na educação infantil, tendo em vista que o professor que ensina matemática necessita construir conceitos, conjecturas e generalizações nos campos da álgebra, aritmética, geometria e estatística, o que pode ser estimulado a partir da musicalidade e, isso, contribui, positivamente, para o desenvolvimento do pensamento matemático. Dessa forma, o uso da música no ensino de matemática na educação infantil pode favorecer a promoção de um ambiente de aprendizagem, permeado pela diversão, ludicidade e criatividade matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6918_TB1504_29022024232617.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA THAIS MONÇÃO MALHEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Karla Monção"
    "autor_email" => "karlinha.gbi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109937
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1504
    "inscrito_id" => 6918
    "titulo" => "A MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS APONTAMENTOS INICIAIS"
    "resumo" => "A conexão entre música e matemática é evidente em diversos aspectos, como partitura, ritmo, tempo e duração entre outros. Quando pensamos em música, diversos estilos podem vir à nossa cabeça, como por exemplo: rock, samba, mpb, infantil... Este último, em específico, unido com o ensino de matemática nas escolas, torna-se uma excelente ferramenta de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho constitui uma parte do estudo de Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, que se encontra em andamento, intitulado A Música no Ensino de Matemática na Educação Infantil. O que nos leva ao seguinte questionamento “O que pode a música no ensino de matemática na educação infantil? ”. Dessa forma, para esta escrita, temos como objetivo apresentar reflexões iniciais sobre a música no ensino de matemática na educação infantil, a partir de um estudo de revisão. Como aportes teóricos, dialogamos com pesquisadoras e pesquisadores do campo da educação matemática na educação infantil, com vistas para música como um estratégia de ensino e aprendizagem. Para o operar metodológico, optamos pela realização de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estudo de revisão, com foco no levantamento e análise de pesquisas acadêmicas, a nível de mestrado e doutorado, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultados, esperamos produzir reflexões sobre o conhecimento matemático na educação infantil, tendo em vista que o professor que ensina matemática necessita construir conceitos, conjecturas e generalizações nos campos da álgebra, aritmética, geometria e estatística, o que pode ser estimulado a partir da musicalidade e, isso, contribui, positivamente, para o desenvolvimento do pensamento matemático. Dessa forma, o uso da música no ensino de matemática na educação infantil pode favorecer a promoção de um ambiente de aprendizagem, permeado pela diversão, ludicidade e criatividade matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6918_TB1504_29022024232617.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA THAIS MONÇÃO MALHEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Karla Monção"
    "autor_email" => "karlinha.gbi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A conexão entre música e matemática é evidente em diversos aspectos, como partitura, ritmo, tempo e duração entre outros. Quando pensamos em música, diversos estilos podem vir à nossa cabeça, como por exemplo: rock, samba, mpb, infantil... Este último, em específico, unido com o ensino de matemática nas escolas, torna-se uma excelente ferramenta de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho constitui uma parte do estudo de Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, que se encontra em andamento, intitulado A Música no Ensino de Matemática na Educação Infantil. O que nos leva ao seguinte questionamento “O que pode a música no ensino de matemática na educação infantil? ”. Dessa forma, para esta escrita, temos como objetivo apresentar reflexões iniciais sobre a música no ensino de matemática na educação infantil, a partir de um estudo de revisão. Como aportes teóricos, dialogamos com pesquisadoras e pesquisadores do campo da educação matemática na educação infantil, com vistas para música como um estratégia de ensino e aprendizagem. Para o operar metodológico, optamos pela realização de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estudo de revisão, com foco no levantamento e análise de pesquisas acadêmicas, a nível de mestrado e doutorado, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultados, esperamos produzir reflexões sobre o conhecimento matemático na educação infantil, tendo em vista que o professor que ensina matemática necessita construir conceitos, conjecturas e generalizações nos campos da álgebra, aritmética, geometria e estatística, o que pode ser estimulado a partir da musicalidade e, isso, contribui, positivamente, para o desenvolvimento do pensamento matemático. Dessa forma, o uso da música no ensino de matemática na educação infantil pode favorecer a promoção de um ambiente de aprendizagem, permeado pela diversão, ludicidade e criatividade matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.