Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA REFLEXÃO SOBRE DOCENTES EM INÍCIO DE CARREIRA E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112851
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5652
    "inscrito_id" => 15555
    "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE DOCENTES EM INÍCIO DE CARREIRA E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DA ESCOLA"
    "resumo" => "Aproximar da escola nos faz perceber algumas de suas fragilidades. Por um lado nos deparamos com ex-alunos que ao deixarem os bancos da universidade estavam desejosos de iniciar o exercício profissional, cheios de ideias, boas intenções, levando na bagagem os conhecimentos adquiridos durante a formação, alguns mais consistentes, outros um pouco frágeis, outros mais teóricos que práticos e vice versa, mas com possibilidades de se adentrarem ao processo, crescendo e aprendendo. Por outro lado a escola, em cuja realidade se entrecruzam baixos resultados dos estudantes e práticas educativas que parecem não corresponder às necessidades dos alunos ou não estabelecer relações com o saber, fortemente complexas, arraigadas, que se caracterizam como obstáculos aos docentes iniciantes. Assim o presente estudo teve por objetivo investigar os docentes em início de carreira, considerando que esta etapa é a continuidade do processo de formação do professor. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa e como estratégia de investigação e coleta de dados o grupo focal, realizado com oito professores iniciantes que atuam nos anos finais do ensino fundamental como docentes na disciplina de ciências. Foi possível constatar, que os docentes iniciantes vão se desenvolvendo profissionalmente na apropriação da cultura da escola, tendo em vista que a inserção, tal como ocorre em nossa realidade pouco contribui para esse processo. Assim, nesse encontro, presenciamos algumas vezes, poucas ou nenhuma inovação na prática desses professores iniciantes, intensa reprodução das práticas institucionalizadas e grande descompasso entre as ações e as intenções geradoras do desejo de iniciar na docência. Em alguns casos, percebemos a rendição ao modelo escolar reprodutor, alienado, acrítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15555_TB5652_23052024210742.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA BEATRIZ FERREIRA ABDULMASSIH"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA"
    "autor_email" => "mariliaabdulmassih@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112851
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5652
    "inscrito_id" => 15555
    "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE DOCENTES EM INÍCIO DE CARREIRA E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DA ESCOLA"
    "resumo" => "Aproximar da escola nos faz perceber algumas de suas fragilidades. Por um lado nos deparamos com ex-alunos que ao deixarem os bancos da universidade estavam desejosos de iniciar o exercício profissional, cheios de ideias, boas intenções, levando na bagagem os conhecimentos adquiridos durante a formação, alguns mais consistentes, outros um pouco frágeis, outros mais teóricos que práticos e vice versa, mas com possibilidades de se adentrarem ao processo, crescendo e aprendendo. Por outro lado a escola, em cuja realidade se entrecruzam baixos resultados dos estudantes e práticas educativas que parecem não corresponder às necessidades dos alunos ou não estabelecer relações com o saber, fortemente complexas, arraigadas, que se caracterizam como obstáculos aos docentes iniciantes. Assim o presente estudo teve por objetivo investigar os docentes em início de carreira, considerando que esta etapa é a continuidade do processo de formação do professor. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa e como estratégia de investigação e coleta de dados o grupo focal, realizado com oito professores iniciantes que atuam nos anos finais do ensino fundamental como docentes na disciplina de ciências. Foi possível constatar, que os docentes iniciantes vão se desenvolvendo profissionalmente na apropriação da cultura da escola, tendo em vista que a inserção, tal como ocorre em nossa realidade pouco contribui para esse processo. Assim, nesse encontro, presenciamos algumas vezes, poucas ou nenhuma inovação na prática desses professores iniciantes, intensa reprodução das práticas institucionalizadas e grande descompasso entre as ações e as intenções geradoras do desejo de iniciar na docência. Em alguns casos, percebemos a rendição ao modelo escolar reprodutor, alienado, acrítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15555_TB5652_23052024210742.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA BEATRIZ FERREIRA ABDULMASSIH"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA"
    "autor_email" => "mariliaabdulmassih@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Aproximar da escola nos faz perceber algumas de suas fragilidades. Por um lado nos deparamos com ex-alunos que ao deixarem os bancos da universidade estavam desejosos de iniciar o exercício profissional, cheios de ideias, boas intenções, levando na bagagem os conhecimentos adquiridos durante a formação, alguns mais consistentes, outros um pouco frágeis, outros mais teóricos que práticos e vice versa, mas com possibilidades de se adentrarem ao processo, crescendo e aprendendo. Por outro lado a escola, em cuja realidade se entrecruzam baixos resultados dos estudantes e práticas educativas que parecem não corresponder às necessidades dos alunos ou não estabelecer relações com o saber, fortemente complexas, arraigadas, que se caracterizam como obstáculos aos docentes iniciantes. Assim o presente estudo teve por objetivo investigar os docentes em início de carreira, considerando que esta etapa é a continuidade do processo de formação do professor. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa e como estratégia de investigação e coleta de dados o grupo focal, realizado com oito professores iniciantes que atuam nos anos finais do ensino fundamental como docentes na disciplina de ciências. Foi possível constatar, que os docentes iniciantes vão se desenvolvendo profissionalmente na apropriação da cultura da escola, tendo em vista que a inserção, tal como ocorre em nossa realidade pouco contribui para esse processo. Assim, nesse encontro, presenciamos algumas vezes, poucas ou nenhuma inovação na prática desses professores iniciantes, intensa reprodução das práticas institucionalizadas e grande descompasso entre as ações e as intenções geradoras do desejo de iniciar na docência. Em alguns casos, percebemos a rendição ao modelo escolar reprodutor, alienado, acrítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.