Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DOCENTES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: O LUGAR DAS ARBOVIROSES NA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113416
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6482
    "inscrito_id" => 1684
    "titulo" => "SABERES DOCENTES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: O LUGAR DAS ARBOVIROSES NA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Objetivou-se analisar os Saberes Docentes que são mobilizados, por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, ao abordarem assuntos relacionados à dengue, considerando a importância das práticas de Educação em Saúde na Escola para a prevenção das arboviroses, especialmente aquelas que são transmitidas pelo Aedes aegypti. Para tanto, a pesquisa considerou conhecimentos sobre as arboviroses (LOPES; LINHARES; NAZAWA, 2014, DONALISIO; FREITAS; VON ZUBEN, 2017), sobre a abordagem da Educação em Saúde (SCHALL; STRUCHINER, 1999; VENTURI; MOHR, 2021) e sobre a mobilização dos Saberes Docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000; TARDIF, 2008). Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual contou com a análise de conteúdo das entrevistas de 40 professoras atuantes nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de oito instituições (quatro públicas e quatro privadas) participantes da pesquisa em Belo Horizonte. Os resultados sugerem que as vivências pessoais, especialmente relacionadas ao adoecimento das participantes e de pessoas próximas, são decisivos para a abordagem da dengue em sala de aula. As professoras destacam a relevância dos folhetos informativos da Prefeitura de Belo Horizonte para a execução de trabalhos mais direcionados à prevenção da dengue. As docentes das escolas públicas mencionam o desenvolvimento de projetos escolares estruturados, com grande mobilização da comunidade escolar, para o combate à dengue. Neste sentido, reconhece-se que os saberes pessoais e os saberes provenientes de ferramentas de trabalho são essencialmente relevantes para a prevenção das arboviroses. Logo, espera-se que, após a importante epidemia de arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, sofrida por Belo Horizonte em 2024, o poder público proponha estratégias de Educação em Saúde condizentes ao panorama sanitário do município, considerando ações escolares, direcionadas à abordagem das arboviroses na Educação Básica, como fundamentais à prevenção da dengue, da zika e da Chikungunya em meio urbano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1684_TB6482_19102024142342.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MENDONÇA LOPES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Letícia Ribeiro"
    "autor_email" => "leticiamendonca@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113416
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6482
    "inscrito_id" => 1684
    "titulo" => "SABERES DOCENTES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: O LUGAR DAS ARBOVIROSES NA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Objetivou-se analisar os Saberes Docentes que são mobilizados, por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, ao abordarem assuntos relacionados à dengue, considerando a importância das práticas de Educação em Saúde na Escola para a prevenção das arboviroses, especialmente aquelas que são transmitidas pelo Aedes aegypti. Para tanto, a pesquisa considerou conhecimentos sobre as arboviroses (LOPES; LINHARES; NAZAWA, 2014, DONALISIO; FREITAS; VON ZUBEN, 2017), sobre a abordagem da Educação em Saúde (SCHALL; STRUCHINER, 1999; VENTURI; MOHR, 2021) e sobre a mobilização dos Saberes Docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000; TARDIF, 2008). Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual contou com a análise de conteúdo das entrevistas de 40 professoras atuantes nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de oito instituições (quatro públicas e quatro privadas) participantes da pesquisa em Belo Horizonte. Os resultados sugerem que as vivências pessoais, especialmente relacionadas ao adoecimento das participantes e de pessoas próximas, são decisivos para a abordagem da dengue em sala de aula. As professoras destacam a relevância dos folhetos informativos da Prefeitura de Belo Horizonte para a execução de trabalhos mais direcionados à prevenção da dengue. As docentes das escolas públicas mencionam o desenvolvimento de projetos escolares estruturados, com grande mobilização da comunidade escolar, para o combate à dengue. Neste sentido, reconhece-se que os saberes pessoais e os saberes provenientes de ferramentas de trabalho são essencialmente relevantes para a prevenção das arboviroses. Logo, espera-se que, após a importante epidemia de arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, sofrida por Belo Horizonte em 2024, o poder público proponha estratégias de Educação em Saúde condizentes ao panorama sanitário do município, considerando ações escolares, direcionadas à abordagem das arboviroses na Educação Básica, como fundamentais à prevenção da dengue, da zika e da Chikungunya em meio urbano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1684_TB6482_19102024142342.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MENDONÇA LOPES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Letícia Ribeiro"
    "autor_email" => "leticiamendonca@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Objetivou-se analisar os Saberes Docentes que são mobilizados, por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, ao abordarem assuntos relacionados à dengue, considerando a importância das práticas de Educação em Saúde na Escola para a prevenção das arboviroses, especialmente aquelas que são transmitidas pelo Aedes aegypti. Para tanto, a pesquisa considerou conhecimentos sobre as arboviroses (LOPES; LINHARES; NAZAWA, 2014, DONALISIO; FREITAS; VON ZUBEN, 2017), sobre a abordagem da Educação em Saúde (SCHALL; STRUCHINER, 1999; VENTURI; MOHR, 2021) e sobre a mobilização dos Saberes Docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000; TARDIF, 2008). Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual contou com a análise de conteúdo das entrevistas de 40 professoras atuantes nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de oito instituições (quatro públicas e quatro privadas) participantes da pesquisa em Belo Horizonte. Os resultados sugerem que as vivências pessoais, especialmente relacionadas ao adoecimento das participantes e de pessoas próximas, são decisivos para a abordagem da dengue em sala de aula. As professoras destacam a relevância dos folhetos informativos da Prefeitura de Belo Horizonte para a execução de trabalhos mais direcionados à prevenção da dengue. As docentes das escolas públicas mencionam o desenvolvimento de projetos escolares estruturados, com grande mobilização da comunidade escolar, para o combate à dengue. Neste sentido, reconhece-se que os saberes pessoais e os saberes provenientes de ferramentas de trabalho são essencialmente relevantes para a prevenção das arboviroses. Logo, espera-se que, após a importante epidemia de arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, sofrida por Belo Horizonte em 2024, o poder público proponha estratégias de Educação em Saúde condizentes ao panorama sanitário do município, considerando ações escolares, direcionadas à abordagem das arboviroses na Educação Básica, como fundamentais à prevenção da dengue, da zika e da Chikungunya em meio urbano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.