Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHARAQUÍMICA: UM ESTUDO DA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA PARA UMA TURMA DO IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112826
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5615
    "inscrito_id" => 10368
    "titulo" => "CHARAQUÍMICA: UM ESTUDO DA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA PARA UMA TURMA DO IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA"
    "resumo" => "Os jogos têm sido uma parte integrante da vida humana, e no contexto educacional, eles desempenham um papel importante como ferramentas de ensino. Este trabalho explora como o jogo CharaQuímica se tornou uma ferramenta eficaz para uma turma do 2º ano integrado do curso técnico em eletrônica do IFBA Campus Vitória da Conquista. Através de uma análise qualitativa e quantitativa. Durante a aplicação do CharaQuímica, surgiram alguns desafios, como a compreensão das regras, dificuldades na realização de cálculos e a necessidade constante de mediação para esclarecer dúvidas. No entanto, os resultados mostraram que o jogo proporcionou uma motivação significativa aos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos de termoquímica. Essa motivação é crucial, pois transforma o aprendizado em uma experiência mais envolvente e menos intimidante. Apesar das limitações identificadas, como a necessidade de mediação constante e as dificuldades inerentes aos cálculos envolvidos, o jogo CharaQuímica demonstrou ser promissor como uma ferramenta de revisão e consolidação de conhecimentos. A experiência indicou que, para futuras aplicações, é essencial um maior embasamento teórico e o aprimoramento das estratégias de ensino utilizadas. Tais melhorias poderiam potencializar os benefícios do jogo no processo educacional, aumentando sua eficácia. A incorporação de jogos como o CharaQuímica no ambiente educacional pode contribuir significativamente para o engajamento dos alunos e para a melhoria da compreensão dos conteúdos curriculares, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Este estudo destaca a importância de integrar metodologias lúdicas no ensino, sublinhando seu potencial para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz, e sugere caminhos para aprimorar ainda mais essa abordagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10368_TB5615_27102024174302.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUEVELYN LIRA LUIZ"
    "autor_nome_curto" => "Suevelyn Luiz"
    "autor_email" => "martinezsuevelyn@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112826
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5615
    "inscrito_id" => 10368
    "titulo" => "CHARAQUÍMICA: UM ESTUDO DA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA PARA UMA TURMA DO IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA"
    "resumo" => "Os jogos têm sido uma parte integrante da vida humana, e no contexto educacional, eles desempenham um papel importante como ferramentas de ensino. Este trabalho explora como o jogo CharaQuímica se tornou uma ferramenta eficaz para uma turma do 2º ano integrado do curso técnico em eletrônica do IFBA Campus Vitória da Conquista. Através de uma análise qualitativa e quantitativa. Durante a aplicação do CharaQuímica, surgiram alguns desafios, como a compreensão das regras, dificuldades na realização de cálculos e a necessidade constante de mediação para esclarecer dúvidas. No entanto, os resultados mostraram que o jogo proporcionou uma motivação significativa aos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos de termoquímica. Essa motivação é crucial, pois transforma o aprendizado em uma experiência mais envolvente e menos intimidante. Apesar das limitações identificadas, como a necessidade de mediação constante e as dificuldades inerentes aos cálculos envolvidos, o jogo CharaQuímica demonstrou ser promissor como uma ferramenta de revisão e consolidação de conhecimentos. A experiência indicou que, para futuras aplicações, é essencial um maior embasamento teórico e o aprimoramento das estratégias de ensino utilizadas. Tais melhorias poderiam potencializar os benefícios do jogo no processo educacional, aumentando sua eficácia. A incorporação de jogos como o CharaQuímica no ambiente educacional pode contribuir significativamente para o engajamento dos alunos e para a melhoria da compreensão dos conteúdos curriculares, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Este estudo destaca a importância de integrar metodologias lúdicas no ensino, sublinhando seu potencial para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz, e sugere caminhos para aprimorar ainda mais essa abordagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10368_TB5615_27102024174302.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUEVELYN LIRA LUIZ"
    "autor_nome_curto" => "Suevelyn Luiz"
    "autor_email" => "martinezsuevelyn@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os jogos têm sido uma parte integrante da vida humana, e no contexto educacional, eles desempenham um papel importante como ferramentas de ensino. Este trabalho explora como o jogo CharaQuímica se tornou uma ferramenta eficaz para uma turma do 2º ano integrado do curso técnico em eletrônica do IFBA Campus Vitória da Conquista. Através de uma análise qualitativa e quantitativa. Durante a aplicação do CharaQuímica, surgiram alguns desafios, como a compreensão das regras, dificuldades na realização de cálculos e a necessidade constante de mediação para esclarecer dúvidas. No entanto, os resultados mostraram que o jogo proporcionou uma motivação significativa aos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos de termoquímica. Essa motivação é crucial, pois transforma o aprendizado em uma experiência mais envolvente e menos intimidante. Apesar das limitações identificadas, como a necessidade de mediação constante e as dificuldades inerentes aos cálculos envolvidos, o jogo CharaQuímica demonstrou ser promissor como uma ferramenta de revisão e consolidação de conhecimentos. A experiência indicou que, para futuras aplicações, é essencial um maior embasamento teórico e o aprimoramento das estratégias de ensino utilizadas. Tais melhorias poderiam potencializar os benefícios do jogo no processo educacional, aumentando sua eficácia. A incorporação de jogos como o CharaQuímica no ambiente educacional pode contribuir significativamente para o engajamento dos alunos e para a melhoria da compreensão dos conteúdos curriculares, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Este estudo destaca a importância de integrar metodologias lúdicas no ensino, sublinhando seu potencial para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz, e sugere caminhos para aprimorar ainda mais essa abordagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.