Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCANDO E NATURALIZANDO: UM ATELIÊ DDE EXPERIÊNCIAS COM A NATUREZA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113414
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6474
    "inscrito_id" => 453
    "titulo" => "BRINCANDO E NATURALIZANDO: UM ATELIÊ DDE EXPERIÊNCIAS COM A NATUREZA."
    "resumo" => "O trabalho "Brincando e naturalizando: um ateliê de experiências com a natureza" ressalta a importância das atividades lúdicas que envolvem o contato das crianças com a natureza na primeira infância. Desenvolvido em um centro de educação infantil em Fortaleza, com crianças e três anos, o projeto é embasado na compreensão das demandas expressas pelas crianças em relação ao brincar no ambiente natural da escola. A metodologia qualitativa foi adotada, pois mais que resultados valorizamos o processos durante o percursso, enfatizando a observação e o registro das interações das crianças com o ambiente. Diversas atividades foram planejadas, como caça ao tesouro natural, quadros da natureza, construção de abrigos, pulseiras da natureza, pintura com tintas naturais, cultivo de plantas e brincadeiras ao ar livre. Os resultados evidenciam os benefícios dessas experiências, como o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, além de promoverem a conscientização ambiental e a valorização da natureza. As crianças desenvolveram consciência de cuidado e preservação da natureza, realizando ações simples como regar flores, sentindo-se asim responsáveis pelo meio ambiente. Observou-se também o estímulo à criatividade e à imaginação das crianças ao transformarem elementos naturais em arte e brinquedos. Essas vivências contribuem para um crescimento integral, fortalecendo as relações interpessoais e o senso de responsabilidade ambiental desde a infância. Conclui-se que as atividades lúdicas que envolvem o brincar com a natureza são fundamentais para um desenvolvimento pleno e saudável das crianças, sugerindo sua incorporação significativa ao currículo escolar. Destaca-se a contribuição das atividades para o desemparedamento infantil, expandindo as experiências além da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID453_TB6474_22102024085841.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GISLAINEY COELHO MOTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "gigisofia18@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113414
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6474
    "inscrito_id" => 453
    "titulo" => "BRINCANDO E NATURALIZANDO: UM ATELIÊ DDE EXPERIÊNCIAS COM A NATUREZA."
    "resumo" => "O trabalho "Brincando e naturalizando: um ateliê de experiências com a natureza" ressalta a importância das atividades lúdicas que envolvem o contato das crianças com a natureza na primeira infância. Desenvolvido em um centro de educação infantil em Fortaleza, com crianças e três anos, o projeto é embasado na compreensão das demandas expressas pelas crianças em relação ao brincar no ambiente natural da escola. A metodologia qualitativa foi adotada, pois mais que resultados valorizamos o processos durante o percursso, enfatizando a observação e o registro das interações das crianças com o ambiente. Diversas atividades foram planejadas, como caça ao tesouro natural, quadros da natureza, construção de abrigos, pulseiras da natureza, pintura com tintas naturais, cultivo de plantas e brincadeiras ao ar livre. Os resultados evidenciam os benefícios dessas experiências, como o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, além de promoverem a conscientização ambiental e a valorização da natureza. As crianças desenvolveram consciência de cuidado e preservação da natureza, realizando ações simples como regar flores, sentindo-se asim responsáveis pelo meio ambiente. Observou-se também o estímulo à criatividade e à imaginação das crianças ao transformarem elementos naturais em arte e brinquedos. Essas vivências contribuem para um crescimento integral, fortalecendo as relações interpessoais e o senso de responsabilidade ambiental desde a infância. Conclui-se que as atividades lúdicas que envolvem o brincar com a natureza são fundamentais para um desenvolvimento pleno e saudável das crianças, sugerindo sua incorporação significativa ao currículo escolar. Destaca-se a contribuição das atividades para o desemparedamento infantil, expandindo as experiências além da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID453_TB6474_22102024085841.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GISLAINEY COELHO MOTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "gigisofia18@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho "Brincando e naturalizando: um ateliê de experiências com a natureza" ressalta a importância das atividades lúdicas que envolvem o contato das crianças com a natureza na primeira infância. Desenvolvido em um centro de educação infantil em Fortaleza, com crianças e três anos, o projeto é embasado na compreensão das demandas expressas pelas crianças em relação ao brincar no ambiente natural da escola. A metodologia qualitativa foi adotada, pois mais que resultados valorizamos o processos durante o percursso, enfatizando a observação e o registro das interações das crianças com o ambiente. Diversas atividades foram planejadas, como caça ao tesouro natural, quadros da natureza, construção de abrigos, pulseiras da natureza, pintura com tintas naturais, cultivo de plantas e brincadeiras ao ar livre. Os resultados evidenciam os benefícios dessas experiências, como o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, além de promoverem a conscientização ambiental e a valorização da natureza. As crianças desenvolveram consciência de cuidado e preservação da natureza, realizando ações simples como regar flores, sentindo-se asim responsáveis pelo meio ambiente. Observou-se também o estímulo à criatividade e à imaginação das crianças ao transformarem elementos naturais em arte e brinquedos. Essas vivências contribuem para um crescimento integral, fortalecendo as relações interpessoais e o senso de responsabilidade ambiental desde a infância. Conclui-se que as atividades lúdicas que envolvem o brincar com a natureza são fundamentais para um desenvolvimento pleno e saudável das crianças, sugerindo sua incorporação significativa ao currículo escolar. Destaca-se a contribuição das atividades para o desemparedamento infantil, expandindo as experiências além da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.