Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM CHAPADINHA-MA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113194
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6181
    "inscrito_id" => 15725
    "titulo" => "ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM CHAPADINHA-MA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "Durante a Pandemia do Covid-19 as escolas adotaram medidas para o ensino remoto emergencial. No entanto, a falta de acesso à internet ou aos equipamentos que possibilitem a conexão para as aulas e/ou atividades, caracterizaram um dos principais desafios no processo ensino-aprendizagem. O trabalho presente teve como objetivo analisar os principais desafios relatados pelos estudantes de uma escola pública, durante o processo de adaptação a esse tipo de ensino, discutindo e refletindo sobre as expectativas do funcionamento das aulas não presenciais em uma escola pública no município de Chapadinha-MA. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa como mecanismo da descrição e interpretação do fenômeno pesquisado. Os dados foram coletados por um formulário do Google Formulário onde os alunos de 4 turmas do Primeiro Ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino do município relataram expectativas e impressões sobre o ensino remoto. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. A aprendizagem no ensino remoto representou desafios que foram relatados pelos estudantes durante o ensino remoto emergencial, onde a problemática da desigualdade social é evidenciada, ocasionando o alargamento da exclusão digital. Foi possível diagnosticar as principais dificuldades dos sujeitos da pesquisa e perceber a amplitude dos motivos que os leva a não participação efetiva das aulas ministradas de forma online. As Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas precisam ser utilizadas levando em consideração a realidade do aluno, de forma a se tornar uma ferramenta para diminuição de desigualdades, mas também precisam estar sob o domínio do educador preparado para utilizá-las. Para isso, professores e alunos precisam ter acesso garantido à uma conexão de internet, hardware e software que os possibilitem se conectar com qualidade e eficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15725_TB6181_30072024191532.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS MATIAS TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAIS"
    "autor_email" => "laismatias446@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113194
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6181
    "inscrito_id" => 15725
    "titulo" => "ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM CHAPADINHA-MA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "Durante a Pandemia do Covid-19 as escolas adotaram medidas para o ensino remoto emergencial. No entanto, a falta de acesso à internet ou aos equipamentos que possibilitem a conexão para as aulas e/ou atividades, caracterizaram um dos principais desafios no processo ensino-aprendizagem. O trabalho presente teve como objetivo analisar os principais desafios relatados pelos estudantes de uma escola pública, durante o processo de adaptação a esse tipo de ensino, discutindo e refletindo sobre as expectativas do funcionamento das aulas não presenciais em uma escola pública no município de Chapadinha-MA. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa como mecanismo da descrição e interpretação do fenômeno pesquisado. Os dados foram coletados por um formulário do Google Formulário onde os alunos de 4 turmas do Primeiro Ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino do município relataram expectativas e impressões sobre o ensino remoto. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. A aprendizagem no ensino remoto representou desafios que foram relatados pelos estudantes durante o ensino remoto emergencial, onde a problemática da desigualdade social é evidenciada, ocasionando o alargamento da exclusão digital. Foi possível diagnosticar as principais dificuldades dos sujeitos da pesquisa e perceber a amplitude dos motivos que os leva a não participação efetiva das aulas ministradas de forma online. As Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas precisam ser utilizadas levando em consideração a realidade do aluno, de forma a se tornar uma ferramenta para diminuição de desigualdades, mas também precisam estar sob o domínio do educador preparado para utilizá-las. Para isso, professores e alunos precisam ter acesso garantido à uma conexão de internet, hardware e software que os possibilitem se conectar com qualidade e eficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15725_TB6181_30072024191532.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS MATIAS TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAIS"
    "autor_email" => "laismatias446@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Durante a Pandemia do Covid-19 as escolas adotaram medidas para o ensino remoto emergencial. No entanto, a falta de acesso à internet ou aos equipamentos que possibilitem a conexão para as aulas e/ou atividades, caracterizaram um dos principais desafios no processo ensino-aprendizagem. O trabalho presente teve como objetivo analisar os principais desafios relatados pelos estudantes de uma escola pública, durante o processo de adaptação a esse tipo de ensino, discutindo e refletindo sobre as expectativas do funcionamento das aulas não presenciais em uma escola pública no município de Chapadinha-MA. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa como mecanismo da descrição e interpretação do fenômeno pesquisado. Os dados foram coletados por um formulário do Google Formulário onde os alunos de 4 turmas do Primeiro Ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino do município relataram expectativas e impressões sobre o ensino remoto. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. A aprendizagem no ensino remoto representou desafios que foram relatados pelos estudantes durante o ensino remoto emergencial, onde a problemática da desigualdade social é evidenciada, ocasionando o alargamento da exclusão digital. Foi possível diagnosticar as principais dificuldades dos sujeitos da pesquisa e perceber a amplitude dos motivos que os leva a não participação efetiva das aulas ministradas de forma online. As Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas precisam ser utilizadas levando em consideração a realidade do aluno, de forma a se tornar uma ferramenta para diminuição de desigualdades, mas também precisam estar sob o domínio do educador preparado para utilizá-las. Para isso, professores e alunos precisam ter acesso garantido à uma conexão de internet, hardware e software que os possibilitem se conectar com qualidade e eficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.