Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112656
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5374
    "inscrito_id" => 13912
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho abordará reflexões sobre o desenvolvimento infantil, com ênfase em uma perspectiva histórico-cultural. Nesse prisma, a criança se desenvolve através da interação com o meio social e cultural, baseada em concepções dialéticas. O objetivo é refletir sobre as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o desenvolvimento de crianças na escola. A metodologia foi baseada em uma revisão integrativa de literatura e um relato de experiência. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: internalização, mediação e ZDP. Os resultados apontaram alguns conceitos da Psicologia Histórico-Cultural que contribuem para a prática na educação infantil, como a internalização. Essa perspectiva entende que ao internalizar cultura, o conhecimento promove transformação da consciência da criança, que ocorre da dimensão interpsiquica para intrapsíquica, dialeticamente. Outro conceito basilar é a mediação, que evidencia o papel do professor como facilitador do conhecimento. Na relação com as crianças, o educador vai investigar o conhecimento cotidiano, que ela constrói no dia-a-dia para que, a partir desse, possa favorecer estratégias de construção e mediação do conhecimento cientifico. Neste processo, o professor-mediador vai intervir na ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal), que a relação entre o que a criança já sabe fazer sozinha e o que ela pode fazer com auxílio de outro mais experiente. Na experiência vivenciada, identificamos a importância de reconhecermos o desenvolvimento potencial da criança, como estratégia para promover a aprendizagem. Por fim, consideramos a relevância da articulação teoria e prática, com vistas de promover um desenvolvimento global e uma educação transformadora para nossas crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13912_TB5374_23052024183045.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISA BRAGA FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "ISA BRAGA"
    "autor_email" => "isabragaf01@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112656
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5374
    "inscrito_id" => 13912
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho abordará reflexões sobre o desenvolvimento infantil, com ênfase em uma perspectiva histórico-cultural. Nesse prisma, a criança se desenvolve através da interação com o meio social e cultural, baseada em concepções dialéticas. O objetivo é refletir sobre as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o desenvolvimento de crianças na escola. A metodologia foi baseada em uma revisão integrativa de literatura e um relato de experiência. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: internalização, mediação e ZDP. Os resultados apontaram alguns conceitos da Psicologia Histórico-Cultural que contribuem para a prática na educação infantil, como a internalização. Essa perspectiva entende que ao internalizar cultura, o conhecimento promove transformação da consciência da criança, que ocorre da dimensão interpsiquica para intrapsíquica, dialeticamente. Outro conceito basilar é a mediação, que evidencia o papel do professor como facilitador do conhecimento. Na relação com as crianças, o educador vai investigar o conhecimento cotidiano, que ela constrói no dia-a-dia para que, a partir desse, possa favorecer estratégias de construção e mediação do conhecimento cientifico. Neste processo, o professor-mediador vai intervir na ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal), que a relação entre o que a criança já sabe fazer sozinha e o que ela pode fazer com auxílio de outro mais experiente. Na experiência vivenciada, identificamos a importância de reconhecermos o desenvolvimento potencial da criança, como estratégia para promover a aprendizagem. Por fim, consideramos a relevância da articulação teoria e prática, com vistas de promover um desenvolvimento global e uma educação transformadora para nossas crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13912_TB5374_23052024183045.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISA BRAGA FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "ISA BRAGA"
    "autor_email" => "isabragaf01@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho abordará reflexões sobre o desenvolvimento infantil, com ênfase em uma perspectiva histórico-cultural. Nesse prisma, a criança se desenvolve através da interação com o meio social e cultural, baseada em concepções dialéticas. O objetivo é refletir sobre as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o desenvolvimento de crianças na escola. A metodologia foi baseada em uma revisão integrativa de literatura e um relato de experiência. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: internalização, mediação e ZDP. Os resultados apontaram alguns conceitos da Psicologia Histórico-Cultural que contribuem para a prática na educação infantil, como a internalização. Essa perspectiva entende que ao internalizar cultura, o conhecimento promove transformação da consciência da criança, que ocorre da dimensão interpsiquica para intrapsíquica, dialeticamente. Outro conceito basilar é a mediação, que evidencia o papel do professor como facilitador do conhecimento. Na relação com as crianças, o educador vai investigar o conhecimento cotidiano, que ela constrói no dia-a-dia para que, a partir desse, possa favorecer estratégias de construção e mediação do conhecimento cientifico. Neste processo, o professor-mediador vai intervir na ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal), que a relação entre o que a criança já sabe fazer sozinha e o que ela pode fazer com auxílio de outro mais experiente. Na experiência vivenciada, identificamos a importância de reconhecermos o desenvolvimento potencial da criança, como estratégia para promover a aprendizagem. Por fim, consideramos a relevância da articulação teoria e prática, com vistas de promover um desenvolvimento global e uma educação transformadora para nossas crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.