VALENTE, Marcela Iochem. Mas afinal, o que é linfe?. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112477>. Acesso em: 25/12/2024 11:17
A presente comunicação tem como objetivo contribuir para a formação continuada de professores de línguas adicionais através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos – LinFE. Para tal, partindo de textos seminais e de reconhecidas referências contemporâneas da área, tais como Hutchinson e Waters (1987), Dudley-Evans e Saint John (1998), Paltridge e Starfield (2013), Celani (200), Valente e Ribeiro (2022 / 2023), buscaremos compreender o que é o trabalho com Línguas para Fins Específicos. Percebemos que apesar do crescimento exponencial na demanda prática por LinFE, profissionais das mais diversas línguas acabam por não se sentirem preparados para atuar nessa frente, por conta da lacuna existente no processo de formação de professores. Pouca, ousaríamos dizer que praticamente nenhuma, formação específica para o trabalho com LinFE é oferecida nos cursos de letras, no processo formal de formação dos professores de línguas. Assim, a partir de reflexões sobre a abordagem LinFE, sobre a importância do processo de análise de necessidades nesse contexto, sobre o papel do professor que decide trabalhar no universo LinFE e sobre questões práticas do trabalho com LinFE, esta comunicação pretende contribuir com o processo de formação continuada de professores de línguas, que acaba por acontecer, majoritariamente, através de congressos, encontros, cursos de especialização e iniciativas próprias. É por razões como essas que a discussão aqui proposta se mostra extremamente pertinente e enriquecedora para professores de línguas.