Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALUNO-AUTOR: UMA REFLEXÃO SOBRE A AUTORIA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Fundamentando-se em Bakhtin (1992), Possenti (2002, 2007), Tfouni (2008), foi realizada uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, para sistematização e análise das principais temáticas e marcas de autoria presentes em 38 relatos pessoais produzidos, em 2022, por alunos no 2° ano do Ensino Médio do IFRN - Campus Parelhas. Neste trabalho, desenvolvemos uma análise descritiva e explicativa de marcas de autoria em um dos relatos pessoais mais representativos do corpus, para uma reflexão teórico-metodológica sobre a autoria em textos escritos por jovens na escola. Sob a temática da religiosidade, as principais marcas de autoria constatadas se referem ao modo como dá voz a outros enunciadores e mantém distância em relação ao seu próprio texto. Essas marcas representam habilidades discursivas que contribuem para o protagonismo juvenil em uma elaboração escrita com autenticidade. A prática escrita, focada em usos sociais da linguagem, viabiliza condições de produção nas quais os alunos são sujeitos que comentam, sugerem, criticam e transformam a realidade ao seu redor, refletindo sobre o meio social em que vivem e sobre si mesmos.

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