Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA PROMOÇÃO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA EM CONTEXTO RURAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111754
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4100
    "inscrito_id" => 12271
    "titulo" => "DESAFIOS DA PROMOÇÃO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA EM CONTEXTO RURAL"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um desafiador campo educacional que atende a um público diversificado em estágios posteriores da vida. No Brasil, a EJA historicamente enfrentou altos e baixos, revelando a falta de atenção estatal e social para com essa população. O preconceito e a culpabilização dos adultos por seu analfabetismo são comuns, ignorando as questões estruturais e socioeconômicas subjacentes. Este estudo é um recorte de um Trabalho Final de Curso (TFC) no âmbito de uma Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo IFRO no ano de 2023 e buscou investigar as práticas de estímulo à EJA em uma escola rural localizada na cidade de Itapororoca (PB), destacando a complexidade de promover a leitura em contextos diversos. A intersecção entre a promoção da leitura e a heterogeneidade dos alunos ressalta a necessidade de uma abordagem pedagógica adaptativa e inclusiva. O problema identificado inclui a falta de motivação dos alunos e suas dificuldades de leitura, refletindo desafios mais amplos na EJA. Autores como Negreiros (2015), Silva e Campos (2020), e Azevedo (2022) são utilizados para fundamentar a análise histórica da EJA no Brasil. A metodologia combina observações em sala de aula e entrevistas com a docente, as quais possibilitaram ter uma visão mais abrangente do cenário educacional em questão. Resultados preliminares destacam a diversidade entre os alunos e a necessidade de estratégias proativas para abordar suas diferentes habilidades e motivações. Recomenda-se a implementação de atividades diferenciadas e o envolvimento da comunidade para estender o estímulo à leitura além da sala de aula. Este estudo destaca a importância de uma abordagem flexível e colaborativa na promoção da leitura na EJA em contextos rurais, visando desenvolver habilidades de leitura duradouras e significativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12271_TB4100_08102024152929.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA MENDONCA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENA MENDONÇA"
    "autor_email" => "mendoncamilena1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111754
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4100
    "inscrito_id" => 12271
    "titulo" => "DESAFIOS DA PROMOÇÃO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA EM CONTEXTO RURAL"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um desafiador campo educacional que atende a um público diversificado em estágios posteriores da vida. No Brasil, a EJA historicamente enfrentou altos e baixos, revelando a falta de atenção estatal e social para com essa população. O preconceito e a culpabilização dos adultos por seu analfabetismo são comuns, ignorando as questões estruturais e socioeconômicas subjacentes. Este estudo é um recorte de um Trabalho Final de Curso (TFC) no âmbito de uma Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo IFRO no ano de 2023 e buscou investigar as práticas de estímulo à EJA em uma escola rural localizada na cidade de Itapororoca (PB), destacando a complexidade de promover a leitura em contextos diversos. A intersecção entre a promoção da leitura e a heterogeneidade dos alunos ressalta a necessidade de uma abordagem pedagógica adaptativa e inclusiva. O problema identificado inclui a falta de motivação dos alunos e suas dificuldades de leitura, refletindo desafios mais amplos na EJA. Autores como Negreiros (2015), Silva e Campos (2020), e Azevedo (2022) são utilizados para fundamentar a análise histórica da EJA no Brasil. A metodologia combina observações em sala de aula e entrevistas com a docente, as quais possibilitaram ter uma visão mais abrangente do cenário educacional em questão. Resultados preliminares destacam a diversidade entre os alunos e a necessidade de estratégias proativas para abordar suas diferentes habilidades e motivações. Recomenda-se a implementação de atividades diferenciadas e o envolvimento da comunidade para estender o estímulo à leitura além da sala de aula. Este estudo destaca a importância de uma abordagem flexível e colaborativa na promoção da leitura na EJA em contextos rurais, visando desenvolver habilidades de leitura duradouras e significativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12271_TB4100_08102024152929.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA MENDONCA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENA MENDONÇA"
    "autor_email" => "mendoncamilena1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um desafiador campo educacional que atende a um público diversificado em estágios posteriores da vida. No Brasil, a EJA historicamente enfrentou altos e baixos, revelando a falta de atenção estatal e social para com essa população. O preconceito e a culpabilização dos adultos por seu analfabetismo são comuns, ignorando as questões estruturais e socioeconômicas subjacentes. Este estudo é um recorte de um Trabalho Final de Curso (TFC) no âmbito de uma Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo IFRO no ano de 2023 e buscou investigar as práticas de estímulo à EJA em uma escola rural localizada na cidade de Itapororoca (PB), destacando a complexidade de promover a leitura em contextos diversos. A intersecção entre a promoção da leitura e a heterogeneidade dos alunos ressalta a necessidade de uma abordagem pedagógica adaptativa e inclusiva. O problema identificado inclui a falta de motivação dos alunos e suas dificuldades de leitura, refletindo desafios mais amplos na EJA. Autores como Negreiros (2015), Silva e Campos (2020), e Azevedo (2022) são utilizados para fundamentar a análise histórica da EJA no Brasil. A metodologia combina observações em sala de aula e entrevistas com a docente, as quais possibilitaram ter uma visão mais abrangente do cenário educacional em questão. Resultados preliminares destacam a diversidade entre os alunos e a necessidade de estratégias proativas para abordar suas diferentes habilidades e motivações. Recomenda-se a implementação de atividades diferenciadas e o envolvimento da comunidade para estender o estímulo à leitura além da sala de aula. Este estudo destaca a importância de uma abordagem flexível e colaborativa na promoção da leitura na EJA em contextos rurais, visando desenvolver habilidades de leitura duradouras e significativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.