Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS PARA ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (PCDV) SOBRE MONUMENTO NATURAL DOS MORROS DO PÃO DE AÇÚCAR E DA URCA (MONA PÃO DE AÇÚCAR), RJ, BRASIL.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), situado no Rio de Janeiro/Brasil tem importância regional, nacional e internacional, sendo este último com o seu cadastro na UNESCO como Paisagem Cultural Mundial - Paisagens Cariocas entre o Mar e a Montanha. Esse trabalho, parte da pesquisa de doutorado, do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), surge das observações das dificuldades de acesso de pessoas com deficiência visual (PcDV’s) aos monumentos naturais, uma vez que a autora é professora o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada para PcDV’s, situada no entorno do MoNa Pão de Açúcar. O principal questionamento foi se os indivíduos compreendem o MoNa a partir de suas próprias experiências neste espaço, que compreensões as PcDV´s do IBC poderiam ter com acessibilidade parcial e peculiar visão de mundo? Por isso, o presente trabalho objetivou analisar e discutir as percepções das PcDV´s do IBC a partir de suas compreensões do espaço e através de recurso pedagógicos adaptados. Para isso, foram elaborados materiais especializados que contaram com a participação, durante o processo de elaboração e produção, das PcDV’s envolvidas na pesquisa. Algumas técnicas de produção de mapas e maquetes táteis foram utilizadas e adequadas às necessidades dos participantes, agregando também suas escolhas e sugestões. Estes recursos foram utilizados durante a pesquisa nas etapas de visitação aos espaços. Os resultados preliminares confirmam que os recursos pedagógicos contribuem para a acessibilidade dos locais e podem ser adotados por esses espaços abertos. Pretende-se assim, que estes sirvam como proposta de aprimoramento da acessibilidade existente.

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