Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EU, PROFESSORA DA SALA DE RECURSO, PERCEPÇÕES DOCENTES E A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112491
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5143
    "inscrito_id" => 12340
    "titulo" => "EU, PROFESSORA DA SALA DE RECURSO, PERCEPÇÕES DOCENTES E A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "Este trabalho é o recorte de uma pesquisa 4desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental - anos iniciais. O objetivo deste foi analisar a percepção dos professores sobre a importância da sala de recursos multifuncional Tipo I- Atendimento Educacional Especializado - AEE, no processo de inclusão do aluno com deficiência-Espectro Autista-TEA, no ensino regular. A pesquisa contou com a participação de 05 profissionais da educação, os quais exercem diferentes funções na escola. No estudo foram seguidos os pressupostos da pesquisa qualitativa, com ênfase nas práticas da pesquisa participante, utilizando a observação e o questionário com perguntas semiestruturadas, para coleta de dados. O referencial teórico contempla informações da Educação Especial, apontando o Transtorno do Espetro Autista como um dos maiores desafios nesse processo. Apresenta a sala de recursos como apoio no processo inclusivo e a importância da presença do professor especializado, para esse atendimento. Os resultados demonstraram a importância da sala de recursos no processo inclusivo. No entanto, enfatiza-se que o trabalho realizado nesse contexto não deve, em hipótese alguma, ser equiparado ao reforço escolar ou à mera repetição dos conteúdos ministrados na sala de aula regular. Este ambiente deve ser concebido como um terreno de desafios, no qual os alunos com deficiência têm acesso às condições fundamentais para estimular seu processo de aprendizagem, visando ultrapassar suas próprias limitações e alcançar uma inclusão genuína."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12340_TB5143_01062024152651.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BETHÂNIA DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Maria Bethânia"
    "autor_email" => "mbeclima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112491
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5143
    "inscrito_id" => 12340
    "titulo" => "EU, PROFESSORA DA SALA DE RECURSO, PERCEPÇÕES DOCENTES E A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "Este trabalho é o recorte de uma pesquisa 4desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental - anos iniciais. O objetivo deste foi analisar a percepção dos professores sobre a importância da sala de recursos multifuncional Tipo I- Atendimento Educacional Especializado - AEE, no processo de inclusão do aluno com deficiência-Espectro Autista-TEA, no ensino regular. A pesquisa contou com a participação de 05 profissionais da educação, os quais exercem diferentes funções na escola. No estudo foram seguidos os pressupostos da pesquisa qualitativa, com ênfase nas práticas da pesquisa participante, utilizando a observação e o questionário com perguntas semiestruturadas, para coleta de dados. O referencial teórico contempla informações da Educação Especial, apontando o Transtorno do Espetro Autista como um dos maiores desafios nesse processo. Apresenta a sala de recursos como apoio no processo inclusivo e a importância da presença do professor especializado, para esse atendimento. Os resultados demonstraram a importância da sala de recursos no processo inclusivo. No entanto, enfatiza-se que o trabalho realizado nesse contexto não deve, em hipótese alguma, ser equiparado ao reforço escolar ou à mera repetição dos conteúdos ministrados na sala de aula regular. Este ambiente deve ser concebido como um terreno de desafios, no qual os alunos com deficiência têm acesso às condições fundamentais para estimular seu processo de aprendizagem, visando ultrapassar suas próprias limitações e alcançar uma inclusão genuína."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12340_TB5143_01062024152651.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BETHÂNIA DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Maria Bethânia"
    "autor_email" => "mbeclima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é o recorte de uma pesquisa 4desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental - anos iniciais. O objetivo deste foi analisar a percepção dos professores sobre a importância da sala de recursos multifuncional Tipo I- Atendimento Educacional Especializado - AEE, no processo de inclusão do aluno com deficiência-Espectro Autista-TEA, no ensino regular. A pesquisa contou com a participação de 05 profissionais da educação, os quais exercem diferentes funções na escola. No estudo foram seguidos os pressupostos da pesquisa qualitativa, com ênfase nas práticas da pesquisa participante, utilizando a observação e o questionário com perguntas semiestruturadas, para coleta de dados. O referencial teórico contempla informações da Educação Especial, apontando o Transtorno do Espetro Autista como um dos maiores desafios nesse processo. Apresenta a sala de recursos como apoio no processo inclusivo e a importância da presença do professor especializado, para esse atendimento. Os resultados demonstraram a importância da sala de recursos no processo inclusivo. No entanto, enfatiza-se que o trabalho realizado nesse contexto não deve, em hipótese alguma, ser equiparado ao reforço escolar ou à mera repetição dos conteúdos ministrados na sala de aula regular. Este ambiente deve ser concebido como um terreno de desafios, no qual os alunos com deficiência têm acesso às condições fundamentais para estimular seu processo de aprendizagem, visando ultrapassar suas próprias limitações e alcançar uma inclusão genuína.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.