Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112584
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5274
    "inscrito_id" => 10872
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objeto as contribuições da Engenharia Didática como proposta metodológica no ensino da Matemática para as séries iniciais do ensino fundamental e justifica-se a partir de observações feitas sobre as dificuldades de aprendizagens que as crianças enfrentam no estudo desse componente curricular, partindo do ponto da importância a ele atribuída. Apresenta como objetivo geral: compreender o ensino da Matemática como competência essencial no cotidiano do ser humano; e específicos: contextualizar a história da Engenharia Didática como metodologia de ensino e analisar a Engenharia Didática como proposta metodológica para melhoria do ensino de Matemática para alunos de 1º ao 5º ano. O estudo se caracteriza como qualitativo, já que serão analisadas obras já existentes a respeito do tema, como artigos, livros entre outros. Como procedimentos técnicos, foram utilizados: pesquisas bibliográficas, fundamentadas em Machado (2002), Brousseau (2006), Piaget (1973) e outros. Em conclusão, destaca-se que o ensino matemático precisa ser visto a partir do pensamento crítico, tendo o aluno como protagonista a quem precisa ser oportunizado fazer análises e reflexões acerca de seu processo de construção do conhecimento, no qual o professor atua como mediador. Para tanto, faz-se necessário que os professores conheçam diferentes metodologias de ensino para, assim, poderem colaborarem para o desenvolvimento de resultados de aprendizagens satisfatórios com seus alunos. Palavras-chave: Matemática; Engenharia didática; Professor; Aluno"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10872_TB5274_20102024164231.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE TEIXEIRA DA COSTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "elyteixeira946@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112584
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5274
    "inscrito_id" => 10872
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objeto as contribuições da Engenharia Didática como proposta metodológica no ensino da Matemática para as séries iniciais do ensino fundamental e justifica-se a partir de observações feitas sobre as dificuldades de aprendizagens que as crianças enfrentam no estudo desse componente curricular, partindo do ponto da importância a ele atribuída. Apresenta como objetivo geral: compreender o ensino da Matemática como competência essencial no cotidiano do ser humano; e específicos: contextualizar a história da Engenharia Didática como metodologia de ensino e analisar a Engenharia Didática como proposta metodológica para melhoria do ensino de Matemática para alunos de 1º ao 5º ano. O estudo se caracteriza como qualitativo, já que serão analisadas obras já existentes a respeito do tema, como artigos, livros entre outros. Como procedimentos técnicos, foram utilizados: pesquisas bibliográficas, fundamentadas em Machado (2002), Brousseau (2006), Piaget (1973) e outros. Em conclusão, destaca-se que o ensino matemático precisa ser visto a partir do pensamento crítico, tendo o aluno como protagonista a quem precisa ser oportunizado fazer análises e reflexões acerca de seu processo de construção do conhecimento, no qual o professor atua como mediador. Para tanto, faz-se necessário que os professores conheçam diferentes metodologias de ensino para, assim, poderem colaborarem para o desenvolvimento de resultados de aprendizagens satisfatórios com seus alunos. Palavras-chave: Matemática; Engenharia didática; Professor; Aluno"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10872_TB5274_20102024164231.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE TEIXEIRA DA COSTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "elyteixeira946@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo tem como objeto as contribuições da Engenharia Didática como proposta metodológica no ensino da Matemática para as séries iniciais do ensino fundamental e justifica-se a partir de observações feitas sobre as dificuldades de aprendizagens que as crianças enfrentam no estudo desse componente curricular, partindo do ponto da importância a ele atribuída. Apresenta como objetivo geral: compreender o ensino da Matemática como competência essencial no cotidiano do ser humano; e específicos: contextualizar a história da Engenharia Didática como metodologia de ensino e analisar a Engenharia Didática como proposta metodológica para melhoria do ensino de Matemática para alunos de 1º ao 5º ano. O estudo se caracteriza como qualitativo, já que serão analisadas obras já existentes a respeito do tema, como artigos, livros entre outros. Como procedimentos técnicos, foram utilizados: pesquisas bibliográficas, fundamentadas em Machado (2002), Brousseau (2006), Piaget (1973) e outros. Em conclusão, destaca-se que o ensino matemático precisa ser visto a partir do pensamento crítico, tendo o aluno como protagonista a quem precisa ser oportunizado fazer análises e reflexões acerca de seu processo de construção do conhecimento, no qual o professor atua como mediador. Para tanto, faz-se necessário que os professores conheçam diferentes metodologias de ensino para, assim, poderem colaborarem para o desenvolvimento de resultados de aprendizagens satisfatórios com seus alunos. Palavras-chave: Matemática; Engenharia didática; Professor; Aluno

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.