Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE: TECENDO UMA ANÁLISE DE CONTEÚDOS AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A relação da sociedade com o meio ambiente começou desde o surgimento do ser humano, essa interação ocorreu de forma diversificada no decorrer do avanço da sociedade e, consequentemente, da sua tecnologia. Assim, essa relação ecológica pode ocorrer de forma positiva ou negativa, em que, muitas vezes, os impactos ambientais decorrentes das atividades humanas tomam proporções drásticas e até mesmo irreversíveis, prejudicando diversos ecossistemas importantes para o planeta. Dessa maneira, educar ambientalmente a população é um passo para um futuro mais próspero, saudável e harmônico. Diante disso, o professor pode utilizar de diferentes estratégias didáticas e recursos para fazer com o que a sua aula seja mais reflexiva, impactante e transformadora, principalmente quando retrata a interação do ser humano com a natureza, elencando as principais consequências das ações antrópicas no planeta. Um recurso bastante utilizado na sala de aula é o livro didático, que apresenta textos, indicações de filmes, gravuras, gráficos e atividades, sendo uma ferramenta importante para o processo de ensino, mas que pode ser um recurso totalmente limitado em conteúdos para a promoção da aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo tecer uma análise sobre 6 livros didáticos de ciências, do 9º ano a respeito dos conteúdos ambientais apresentados e a sua relevância na aprendizagem, limitações e reflexão estudantil. Dessa forma, foram selecionados 3 livros didáticos das editoras Moderna e ática, para uma pesquisa bibliográfica, utilizando palavras chaves como: sustentabilidade, meio ambiente, biodiversidade, resíduos sólidos, saneamento, desmatamento, poluição e queimadas. Os materiais apresentaram mapas representativos, indicações de atividades pertinentes, textos contextualizados, gravuras e assuntos relevantes para a formação educacional dos estudantes. Portanto, os pesquisadores concluem que os livros didáticos nunca são completos, por mais que eles atendam as perspectivas para determinada série, sendo necessário usar diferentes recursos que fomentem o aprendizado para além de livros didáticos.

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