Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CANTO DE (R)EXISTÊNCIA DE ELIANE POTIGUARA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112376
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4975
    "inscrito_id" => 3843
    "titulo" => "O CANTO DE (R)EXISTÊNCIA DE ELIANE POTIGUARA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho, de natureza qualitativa, propõe uma sequência didática baseada na obra Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara. Trata-se de uma investigação e proposição didática com foco na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, das turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado. O tema central da proposta é a contribuição da literatura indígena para a formação humana integral dos estudantes, principalmente, no que diz respeito à discussão sobre as comunidades indígenas, identidade, resistência e luta dos povos indígenas. Do ponto de vista metodológico, o estudo se apoia na Pedagogia Histórico-Crítica e nas bases epistemológicas da EPT, tais como Saviani (2008/2013), Gasparin (2007), Frigotto (2009, 2005), Ramos (2010), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), dentre outros. O problema de pesquisa investiga como uma sequência didática fundamentada na literatura indígena pode promover a formação humana integral dos estudantes no contexto da EPT. Vale destacar, que a proposta didática aqui desenvolvida surge da necessidade de atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96) e a Lei nº 11.645/2018 que tratam da obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena na Educação Básica. Os resultados apontam para uma proposta didática potente, cujo desenvolvimento e aplicação podem fortalecer e fomentar práticas educativas para as relações étnico-raciais, contribuindo para a formação humana integral dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3843_TB4975_27102024124151.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SOARES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "msoares.mov@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112376
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4975
    "inscrito_id" => 3843
    "titulo" => "O CANTO DE (R)EXISTÊNCIA DE ELIANE POTIGUARA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho, de natureza qualitativa, propõe uma sequência didática baseada na obra Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara. Trata-se de uma investigação e proposição didática com foco na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, das turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado. O tema central da proposta é a contribuição da literatura indígena para a formação humana integral dos estudantes, principalmente, no que diz respeito à discussão sobre as comunidades indígenas, identidade, resistência e luta dos povos indígenas. Do ponto de vista metodológico, o estudo se apoia na Pedagogia Histórico-Crítica e nas bases epistemológicas da EPT, tais como Saviani (2008/2013), Gasparin (2007), Frigotto (2009, 2005), Ramos (2010), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), dentre outros. O problema de pesquisa investiga como uma sequência didática fundamentada na literatura indígena pode promover a formação humana integral dos estudantes no contexto da EPT. Vale destacar, que a proposta didática aqui desenvolvida surge da necessidade de atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96) e a Lei nº 11.645/2018 que tratam da obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena na Educação Básica. Os resultados apontam para uma proposta didática potente, cujo desenvolvimento e aplicação podem fortalecer e fomentar práticas educativas para as relações étnico-raciais, contribuindo para a formação humana integral dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3843_TB4975_27102024124151.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SOARES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "msoares.mov@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho, de natureza qualitativa, propõe uma sequência didática baseada na obra Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara. Trata-se de uma investigação e proposição didática com foco na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, das turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado. O tema central da proposta é a contribuição da literatura indígena para a formação humana integral dos estudantes, principalmente, no que diz respeito à discussão sobre as comunidades indígenas, identidade, resistência e luta dos povos indígenas. Do ponto de vista metodológico, o estudo se apoia na Pedagogia Histórico-Crítica e nas bases epistemológicas da EPT, tais como Saviani (2008/2013), Gasparin (2007), Frigotto (2009, 2005), Ramos (2010), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), dentre outros. O problema de pesquisa investiga como uma sequência didática fundamentada na literatura indígena pode promover a formação humana integral dos estudantes no contexto da EPT. Vale destacar, que a proposta didática aqui desenvolvida surge da necessidade de atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96) e a Lei nº 11.645/2018 que tratam da obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena na Educação Básica. Os resultados apontam para uma proposta didática potente, cujo desenvolvimento e aplicação podem fortalecer e fomentar práticas educativas para as relações étnico-raciais, contribuindo para a formação humana integral dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.