SANTOS, Crislayne Dos et al.. Construindo talentos para as olimpíadas de química. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110477>. Acesso em: 25/12/2024 10:11
O projeto "Construindo Talentos para as Olimpíadas de Química" foi concebido com o propósito de motivar e engajar os estudantes do ensino médio ou fundamental a participarem ativamente das Olimpíadas do Conhecimento relacionado a Química. O objetivo desse trabalho é despertar nos estudantes do ensino fundamental e médio, o interesse pelo estudo da Química, preparando-os para competições regionais, nacionais e internacionais e identificar jovens talentos que possam ser estimulados a seguirem futuras carreiras técnico-científicas, bem como além de possibilitar a capacitação de preparo para os Exames Nacionais de Ensino Médio (ENEM). Durante a concepção do projeto, houve uma meticulosa fase de planejamento, onde foram delineados os tópicos e abordagens a serem explorados ao longo dos programas das diversas Olímpiadas OALQ, OBQ e ONC. A equipe composta por estudantes do Técnico em Química do Ifal-Campus Penedo empenhou-se na pesquisa e seleção criteriosa de conteúdos, visando proporcionar aos alunos uma imersão significativa nos fascínios da Química, utilizando experimentos e jogos. A experiência obtida por meio das Olimpíadas de Química não apenas despertou o interesse científico, mas também trouxe impactos positivos no ambiente escolar, estimulando a proatividade, a dedicação aos estudos e o comprometimento com metas educacionais. A conquista da medalha de ouro e bronze na OALQ não apenas enaltece o empenho individual, mas também reforça a importância do apoio institucional e do ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Assim, a participação e desempenho dos alunos do IFAL - Campus Penedo nas Olimpíadas de Química não só revelaram o potencial dos estudantes na área específica, mas também evidenciaram a correlação entre o estímulo à participação em atividades desafiadoras e o crescimento acadêmico e pessoal, reforçando a ideia de que iniciativas extracurriculares bem orientadas podem contribuir significativamente para a permanência e êxito dos alunos no ambiente educacional.