Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE EM AÇÃO: A EXPLOSÃO DE CRIATIVIDADE ESTUDANTIL TRANSFORMANDO ESPAÇOS NO CENTRO DE EXCELÊNCIA DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112228
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4776
    "inscrito_id" => 14411
    "titulo" => "ARTE EM AÇÃO: A EXPLOSÃO DE CRIATIVIDADE ESTUDANTIL TRANSFORMANDO ESPAÇOS NO CENTRO DE EXCELÊNCIA DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE."
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma análise reflexiva sobre a relação dos estudantes do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, com manifestações artísticas urbanas como o “rap”, o “trap” e o “jam”. Sob esse aspecto, explorando como os alunos se expressam através dessas artes, será possível observar contextos sociais urbanos de maneira mais complexa, já que tal manifestação artística tem como alicerce a observação das realidades às quais os atores sociais estão envolvidos. Desse modo, partindo do pressuposto que o sujeito contemporâneo é constituído de suas experiências dentro do contexto urbano e cultural, buscamos explorar no ambiente escolar como os alunos utilizam essas expressões artísticas para expressar suas identidades e suas aspirações. Uma vez que, a partir dessas manifestações culturais, eles redefinem o que os ambientes urbanos e escolares representam e como esses espaços são experienciados por esses jovens. Dessa forma, esse trabalho tem sua fundamentação metodológica baseada em entrevistas com os estudantes, bem como a observação e análise dos materiais artísticos que os alunos produzem e consomem, buscando compreender, sob esse viés, o impacto dessas práticas na formação de suas identidades e na dinâmica escolar. Por fim, esse trabalho promove aos estudantes envolvidos um aporte teórico que os possibilita desenvolver uma visão mais crítica e sensível sobre o ambiente ao qual estão inseridos. Este trabalho é realizado por alunos do Grupo de Pesquisa DomTec do C. E. Dom Luciano em parceria com estudantes de Ciências Sociais da UFS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14411_TB4776_22052024170826.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLE GONÇALVES DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "Marcelle Luz"
    "autor_email" => "marcelleg788@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112228
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4776
    "inscrito_id" => 14411
    "titulo" => "ARTE EM AÇÃO: A EXPLOSÃO DE CRIATIVIDADE ESTUDANTIL TRANSFORMANDO ESPAÇOS NO CENTRO DE EXCELÊNCIA DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE."
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma análise reflexiva sobre a relação dos estudantes do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, com manifestações artísticas urbanas como o “rap”, o “trap” e o “jam”. Sob esse aspecto, explorando como os alunos se expressam através dessas artes, será possível observar contextos sociais urbanos de maneira mais complexa, já que tal manifestação artística tem como alicerce a observação das realidades às quais os atores sociais estão envolvidos. Desse modo, partindo do pressuposto que o sujeito contemporâneo é constituído de suas experiências dentro do contexto urbano e cultural, buscamos explorar no ambiente escolar como os alunos utilizam essas expressões artísticas para expressar suas identidades e suas aspirações. Uma vez que, a partir dessas manifestações culturais, eles redefinem o que os ambientes urbanos e escolares representam e como esses espaços são experienciados por esses jovens. Dessa forma, esse trabalho tem sua fundamentação metodológica baseada em entrevistas com os estudantes, bem como a observação e análise dos materiais artísticos que os alunos produzem e consomem, buscando compreender, sob esse viés, o impacto dessas práticas na formação de suas identidades e na dinâmica escolar. Por fim, esse trabalho promove aos estudantes envolvidos um aporte teórico que os possibilita desenvolver uma visão mais crítica e sensível sobre o ambiente ao qual estão inseridos. Este trabalho é realizado por alunos do Grupo de Pesquisa DomTec do C. E. Dom Luciano em parceria com estudantes de Ciências Sociais da UFS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14411_TB4776_22052024170826.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLE GONÇALVES DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "Marcelle Luz"
    "autor_email" => "marcelleg788@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise reflexiva sobre a relação dos estudantes do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, com manifestações artísticas urbanas como o “rap”, o “trap” e o “jam”. Sob esse aspecto, explorando como os alunos se expressam através dessas artes, será possível observar contextos sociais urbanos de maneira mais complexa, já que tal manifestação artística tem como alicerce a observação das realidades às quais os atores sociais estão envolvidos. Desse modo, partindo do pressuposto que o sujeito contemporâneo é constituído de suas experiências dentro do contexto urbano e cultural, buscamos explorar no ambiente escolar como os alunos utilizam essas expressões artísticas para expressar suas identidades e suas aspirações. Uma vez que, a partir dessas manifestações culturais, eles redefinem o que os ambientes urbanos e escolares representam e como esses espaços são experienciados por esses jovens. Dessa forma, esse trabalho tem sua fundamentação metodológica baseada em entrevistas com os estudantes, bem como a observação e análise dos materiais artísticos que os alunos produzem e consomem, buscando compreender, sob esse viés, o impacto dessas práticas na formação de suas identidades e na dinâmica escolar. Por fim, esse trabalho promove aos estudantes envolvidos um aporte teórico que os possibilita desenvolver uma visão mais crítica e sensível sobre o ambiente ao qual estão inseridos. Este trabalho é realizado por alunos do Grupo de Pesquisa DomTec do C. E. Dom Luciano em parceria com estudantes de Ciências Sociais da UFS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.