Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA EM LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIATIVA EM TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112340
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4928
    "inscrito_id" => 15103
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA EM LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIATIVA EM TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO Esta pesquisa aborda a temática da avaliação da fluência em leitura no ciclo de alfabetização e suas contribuições para o planejamento de situações didáticas voltadas para a formação de leitores fluentes e autônomos. O trabalho examinará com um olhar investigativo situações de avaliação referente ao objeto estudado que no caso, trata-se do da avaliação da fluência leitora no 2º ano do ciclo de Alfabetização. Destacaremos as práticas avaliativas desenvolvidas e propostas pela rede municipal em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa e o uso que os professores fazem dos resultados das referidas avalições. A fluência é uma competência central no processo de alfabetização, quanto mais fluente for a criança em sua leitura, muito mais ela conseguirá compreender textos e se relacionar com o mundo letrado. O domínio da leitura tem estreita relação com a possibilidade de plena participação na vida social, sobre tudo nos tempos atuais, pois é por meio dela que o sujeito se comunica, tem acesso a informação, expressa e defende ponto de vistas, conhece e constrói visões de mundo, constrói e reconstrói conhecimentos. Avaliação de fluência leitora é uma ferramenta essencial para a construção dessa competência. A avaliação adequada é capaz de gerar informações sobre o que os estudantes sabem ou não sabem fazer nesta etapa da escolarização. O objetivo dessa pesquisa é verificar a avaliação da fluência como uma ferramenta essencial para diagnosticar a capacidade do estudante de ler, bem como, traçar os perfis de leitor e a partir dos resultados, potencializar o planejamento pedagógico para dimensionar o ensino de leitura. Metodologicamente o referido trabalho é uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, sendo realizado um estudo de caso em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de Rio Largo/AL. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados o questionário, análise de registro de avaliações diagnósticas em fluência leitora, entrevista semiestruturada e observação de práticas de leitura em sala de aula de turmas do 2º ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa foi ancorada nos estudos realizados por Lajolo (2005), Soares (2017), Zilberman (2003), Kleiman (2004), Solé (1999), Morais (2012) dentre outros que discutem a temática relacionada. Como resultado espera-se descobrir que as avaliações em fluência leitora – diagnóstica, formativa e somativa oferecem informações, ajudam os professores a criar diferentes estratégias e incrementar as situações didáticas no ensino de fluência em leitura dos educandos do 2º ano Ensino Fundamental, em processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15103_TB4928_22052024232808.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVÂNIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA"
    "autor_email" => "silvaniamaria.al@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112340
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4928
    "inscrito_id" => 15103
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA EM LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIATIVA EM TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO Esta pesquisa aborda a temática da avaliação da fluência em leitura no ciclo de alfabetização e suas contribuições para o planejamento de situações didáticas voltadas para a formação de leitores fluentes e autônomos. O trabalho examinará com um olhar investigativo situações de avaliação referente ao objeto estudado que no caso, trata-se do da avaliação da fluência leitora no 2º ano do ciclo de Alfabetização. Destacaremos as práticas avaliativas desenvolvidas e propostas pela rede municipal em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa e o uso que os professores fazem dos resultados das referidas avalições. A fluência é uma competência central no processo de alfabetização, quanto mais fluente for a criança em sua leitura, muito mais ela conseguirá compreender textos e se relacionar com o mundo letrado. O domínio da leitura tem estreita relação com a possibilidade de plena participação na vida social, sobre tudo nos tempos atuais, pois é por meio dela que o sujeito se comunica, tem acesso a informação, expressa e defende ponto de vistas, conhece e constrói visões de mundo, constrói e reconstrói conhecimentos. Avaliação de fluência leitora é uma ferramenta essencial para a construção dessa competência. A avaliação adequada é capaz de gerar informações sobre o que os estudantes sabem ou não sabem fazer nesta etapa da escolarização. O objetivo dessa pesquisa é verificar a avaliação da fluência como uma ferramenta essencial para diagnosticar a capacidade do estudante de ler, bem como, traçar os perfis de leitor e a partir dos resultados, potencializar o planejamento pedagógico para dimensionar o ensino de leitura. Metodologicamente o referido trabalho é uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, sendo realizado um estudo de caso em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de Rio Largo/AL. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados o questionário, análise de registro de avaliações diagnósticas em fluência leitora, entrevista semiestruturada e observação de práticas de leitura em sala de aula de turmas do 2º ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa foi ancorada nos estudos realizados por Lajolo (2005), Soares (2017), Zilberman (2003), Kleiman (2004), Solé (1999), Morais (2012) dentre outros que discutem a temática relacionada. Como resultado espera-se descobrir que as avaliações em fluência leitora – diagnóstica, formativa e somativa oferecem informações, ajudam os professores a criar diferentes estratégias e incrementar as situações didáticas no ensino de fluência em leitura dos educandos do 2º ano Ensino Fundamental, em processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15103_TB4928_22052024232808.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVÂNIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA"
    "autor_email" => "silvaniamaria.al@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO Esta pesquisa aborda a temática da avaliação da fluência em leitura no ciclo de alfabetização e suas contribuições para o planejamento de situações didáticas voltadas para a formação de leitores fluentes e autônomos. O trabalho examinará com um olhar investigativo situações de avaliação referente ao objeto estudado que no caso, trata-se do da avaliação da fluência leitora no 2º ano do ciclo de Alfabetização. Destacaremos as práticas avaliativas desenvolvidas e propostas pela rede municipal em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa e o uso que os professores fazem dos resultados das referidas avalições. A fluência é uma competência central no processo de alfabetização, quanto mais fluente for a criança em sua leitura, muito mais ela conseguirá compreender textos e se relacionar com o mundo letrado. O domínio da leitura tem estreita relação com a possibilidade de plena participação na vida social, sobre tudo nos tempos atuais, pois é por meio dela que o sujeito se comunica, tem acesso a informação, expressa e defende ponto de vistas, conhece e constrói visões de mundo, constrói e reconstrói conhecimentos. Avaliação de fluência leitora é uma ferramenta essencial para a construção dessa competência. A avaliação adequada é capaz de gerar informações sobre o que os estudantes sabem ou não sabem fazer nesta etapa da escolarização. O objetivo dessa pesquisa é verificar a avaliação da fluência como uma ferramenta essencial para diagnosticar a capacidade do estudante de ler, bem como, traçar os perfis de leitor e a partir dos resultados, potencializar o planejamento pedagógico para dimensionar o ensino de leitura. Metodologicamente o referido trabalho é uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, sendo realizado um estudo de caso em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de Rio Largo/AL. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados o questionário, análise de registro de avaliações diagnósticas em fluência leitora, entrevista semiestruturada e observação de práticas de leitura em sala de aula de turmas do 2º ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa foi ancorada nos estudos realizados por Lajolo (2005), Soares (2017), Zilberman (2003), Kleiman (2004), Solé (1999), Morais (2012) dentre outros que discutem a temática relacionada. Como resultado espera-se descobrir que as avaliações em fluência leitora – diagnóstica, formativa e somativa oferecem informações, ajudam os professores a criar diferentes estratégias e incrementar as situações didáticas no ensino de fluência em leitura dos educandos do 2º ano Ensino Fundamental, em processo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.