RESUMO Esta pesquisa aborda a temática da avaliação da fluência em leitura no ciclo de alfabetização e suas contribuições para o planejamento de situações didáticas voltadas para a formação de leitores fluentes e autônomos. O trabalho examinará com um olhar investigativo situações de avaliação referente ao objeto estudado que no caso, trata-se do da avaliação da fluência leitora no 2º ano do ciclo de Alfabetização. Destacaremos as práticas avaliativas desenvolvidas e propostas pela rede municipal em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa e o uso que os professores fazem dos resultados das referidas avalições. A fluência é uma competência central no processo de alfabetização, quanto mais fluente for a criança em sua leitura, muito mais ela conseguirá compreender textos e se relacionar com o mundo letrado. O domínio da leitura tem estreita relação com a possibilidade de plena participação na vida social, sobre tudo nos tempos atuais, pois é por meio dela que o sujeito se comunica, tem acesso a informação, expressa e defende ponto de vistas, conhece e constrói visões de mundo, constrói e reconstrói conhecimentos. Avaliação de fluência leitora é uma ferramenta essencial para a construção dessa competência. A avaliação adequada é capaz de gerar informações sobre o que os estudantes sabem ou não sabem fazer nesta etapa da escolarização. O objetivo dessa pesquisa é verificar a avaliação da fluência como uma ferramenta essencial para diagnosticar a capacidade do estudante de ler, bem como, traçar os perfis de leitor e a partir dos resultados, potencializar o planejamento pedagógico para dimensionar o ensino de leitura. Metodologicamente o referido trabalho é uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, sendo realizado um estudo de caso em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de Rio Largo/AL. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados o questionário, análise de registro de avaliações diagnósticas em fluência leitora, entrevista semiestruturada e observação de práticas de leitura em sala de aula de turmas do 2º ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa foi ancorada nos estudos realizados por Lajolo (2005), Soares (2017), Zilberman (2003), Kleiman (2004), Solé (1999), Morais (2012) dentre outros que discutem a temática relacionada. Como resultado espera-se descobrir que as avaliações em fluência leitora – diagnóstica, formativa e somativa oferecem informações, ajudam os professores a criar diferentes estratégias e incrementar as situações didáticas no ensino de fluência em leitura dos educandos do 2º ano Ensino Fundamental, em processo de alfabetização.