AMORIM, Suzana Medeiros Batista. Atuação docente na educação de jovens e adultos. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112147>. Acesso em: 25/12/2024 21:42
Este trabalho foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Educação de Jovens e Adultos, do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras – RJ. Refletir a atuação docente na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer abordagem diferenciada e sensível às características únicas desse público. Ao valorizar a diversidade de experiências dos estudantes e propor metodologias participativas e flexíveis, os professores podem proporcionar ambiente de aprendizagem inclusivo e significativo. Esse processo não apenas facilita a aquisição de conhecimentos acadêmicos, mas também contribui para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios cotidianos com maior confiança e competência. A combinação de práticas docentes bem fundamentadas e as experiências de vida dos professores são pilares fundamentais para a reconstrução do conhecimento no ambiente escolar. Elas permitem que o processo de ensino-aprendizagem seja mais dinâmico, relevante e eficaz, preparando os discentes não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a vida. Refletir sobre a atuação docente na EJA, possibilita análise que abrange os princípios pedagógicos fundamentais e as práticas educativas que contribuem para um ambiente de aprendizagem eficaz e inclusivo na EJA. O objetivo do estudo foi discutir práticas pedagógicas, que estão diretamente relacionadas à compreensão da docência no cotidiano da EJA. A prática pedagógica desta modalidade de ensino deve ser diferenciada e requer de o professor transformar conhecimento em um conjunto de saberes. Para tanto, a formação continuada do professor surge como uma necessidade. O procedimento metodológico para realização do estudo foi uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Os autores que subsidiaram o trabalho foram Paulo Freire, Perrenoud, Rocha e Souza, entre outros. Com o estudo conclui-se que ao professor que atua na EJA impõe-se a reflexão constante sobre sua prática em sala de aula.