Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS DIDÁTICOS DO/NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO LEG-UEFS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112685
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5418
    "inscrito_id" => 14455
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS DO/NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO LEG-UEFS"
    "resumo" => "O texto é fruto da atividade extensionista realizada no Laboratório de Ensino de Geografia (LEG), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), financiado pela Pró-Reitoria de Extensão - PROEX/UEFS. A atividade extensionista, tem por objetivo elaborar, produzir e disponibilizar - de forma gratuita - diferentes materiais didáticos para o ensino de Geografia. As ações almejam disponibilizar bons recursos didáticos aos docentes da educação básica, os quais, por diversos motivos, dentre eles a falta de tempo e o excesso de carga horária destinada à sala de aula, possuem dificuldade para se dedicar ao planejamento e produção de novos materiais, recorrendo, na maioria das vezes, ao livro didático. O uso de diferentes metodologias e recursos didáticos podem proporcionar um ensino-aprendizagem mais significativo e crítico-reflexivo, superando a memorização do ensino tradicional de Geografia. Assim, para efetivar a ação extensionista, os materiais produzidos são disponibilizados no site do laboratório (http://www.leg.uefs.b), no menu ‘aportes práticos’, ofertando aos docentes de todo o país recursos compilados ou inéditos, agrupados por conteúdos, a exemplo de sugestões de filmes, imagens, charges, músicas, questões de ENEM e vestibular, notícias de jornal, dentre outros. No referencial teórico-metodológico utilizou-se as contribuições de Cavalcanti (2002), Scaramussa (2019), Pontuschka (2007) e Straforini (2018) para a discussão a respeito do ensino de geografia significativo e suas práticas de ensino. Ademais, utiliza-se Moreira e Ribeiro (2016) e Fiscarelli (2007) a fim de caracterizar as metodologias ativas e recursos didáticos. Especificamente, realizar-se-á uma discussão sobre a produção de textos adaptados, recursos didáticos que serão inéditos no site e para a comunidade escolar, mas que já foram utilizados por estagiários e residentes nas escolas, com excelentes resultados. Trata-se de material que vem sendo forjado no âmbito do LEG-UEFS, a partir da metodologia aplicada por sua coordenação, na formação de professores do curso de Geografia da UEFS, com vistas à sua autonomia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14455_TB5418_18102024195409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA KAROLINE  OLIVEIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Sônia Karoline"
    "autor_email" => "soniakarolineoc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112685
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5418
    "inscrito_id" => 14455
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS DO/NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO LEG-UEFS"
    "resumo" => "O texto é fruto da atividade extensionista realizada no Laboratório de Ensino de Geografia (LEG), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), financiado pela Pró-Reitoria de Extensão - PROEX/UEFS. A atividade extensionista, tem por objetivo elaborar, produzir e disponibilizar - de forma gratuita - diferentes materiais didáticos para o ensino de Geografia. As ações almejam disponibilizar bons recursos didáticos aos docentes da educação básica, os quais, por diversos motivos, dentre eles a falta de tempo e o excesso de carga horária destinada à sala de aula, possuem dificuldade para se dedicar ao planejamento e produção de novos materiais, recorrendo, na maioria das vezes, ao livro didático. O uso de diferentes metodologias e recursos didáticos podem proporcionar um ensino-aprendizagem mais significativo e crítico-reflexivo, superando a memorização do ensino tradicional de Geografia. Assim, para efetivar a ação extensionista, os materiais produzidos são disponibilizados no site do laboratório (http://www.leg.uefs.b), no menu ‘aportes práticos’, ofertando aos docentes de todo o país recursos compilados ou inéditos, agrupados por conteúdos, a exemplo de sugestões de filmes, imagens, charges, músicas, questões de ENEM e vestibular, notícias de jornal, dentre outros. No referencial teórico-metodológico utilizou-se as contribuições de Cavalcanti (2002), Scaramussa (2019), Pontuschka (2007) e Straforini (2018) para a discussão a respeito do ensino de geografia significativo e suas práticas de ensino. Ademais, utiliza-se Moreira e Ribeiro (2016) e Fiscarelli (2007) a fim de caracterizar as metodologias ativas e recursos didáticos. Especificamente, realizar-se-á uma discussão sobre a produção de textos adaptados, recursos didáticos que serão inéditos no site e para a comunidade escolar, mas que já foram utilizados por estagiários e residentes nas escolas, com excelentes resultados. Trata-se de material que vem sendo forjado no âmbito do LEG-UEFS, a partir da metodologia aplicada por sua coordenação, na formação de professores do curso de Geografia da UEFS, com vistas à sua autonomia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14455_TB5418_18102024195409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA KAROLINE  OLIVEIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Sônia Karoline"
    "autor_email" => "soniakarolineoc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O texto é fruto da atividade extensionista realizada no Laboratório de Ensino de Geografia (LEG), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), financiado pela Pró-Reitoria de Extensão - PROEX/UEFS. A atividade extensionista, tem por objetivo elaborar, produzir e disponibilizar - de forma gratuita - diferentes materiais didáticos para o ensino de Geografia. As ações almejam disponibilizar bons recursos didáticos aos docentes da educação básica, os quais, por diversos motivos, dentre eles a falta de tempo e o excesso de carga horária destinada à sala de aula, possuem dificuldade para se dedicar ao planejamento e produção de novos materiais, recorrendo, na maioria das vezes, ao livro didático. O uso de diferentes metodologias e recursos didáticos podem proporcionar um ensino-aprendizagem mais significativo e crítico-reflexivo, superando a memorização do ensino tradicional de Geografia. Assim, para efetivar a ação extensionista, os materiais produzidos são disponibilizados no site do laboratório (http://www.leg.uefs.b), no menu ‘aportes práticos’, ofertando aos docentes de todo o país recursos compilados ou inéditos, agrupados por conteúdos, a exemplo de sugestões de filmes, imagens, charges, músicas, questões de ENEM e vestibular, notícias de jornal, dentre outros. No referencial teórico-metodológico utilizou-se as contribuições de Cavalcanti (2002), Scaramussa (2019), Pontuschka (2007) e Straforini (2018) para a discussão a respeito do ensino de geografia significativo e suas práticas de ensino. Ademais, utiliza-se Moreira e Ribeiro (2016) e Fiscarelli (2007) a fim de caracterizar as metodologias ativas e recursos didáticos. Especificamente, realizar-se-á uma discussão sobre a produção de textos adaptados, recursos didáticos que serão inéditos no site e para a comunidade escolar, mas que já foram utilizados por estagiários e residentes nas escolas, com excelentes resultados. Trata-se de material que vem sendo forjado no âmbito do LEG-UEFS, a partir da metodologia aplicada por sua coordenação, na formação de professores do curso de Geografia da UEFS, com vistas à sua autonomia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.