Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: O USO DO CHATGPT COMO PARCEIRO DO PROFESSOR NO ENSINO/APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114347
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7794
    "inscrito_id" => 18319
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: O USO DO CHATGPT COMO PARCEIRO DO PROFESSOR NO ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Estamos diante de uma nova evolução tecnológica que deixou de ser ficção e tornou-se uma realidade levantando muitas discussões, inclusive éticas, e ela se chama Inteligência Artificial (IA). Neste trabalho vamos analisar a IA ChatGPT, como ela é vista atualmente e como ela se relaciona com a educação. Para este intuito traçamos como objetivos discutir o uso do ChatGPT na educação como ferramenta didática que amplia as possibilidades de ensino/aprendizagem e dialogar sobre a possibilidade deste, como metodologia emergente, ser um parceiro do professor como um co-autor no seu trabalho, analisando como alguns pesquisadores veem esta ideia. Para alcançar os resultados que objetivamos, este trabalho compõe-se de uma pesquisa exploratória, com caráter essencialmente qualitativo e parte de uma revisão bibliográfica que engloba livros e artigos sobre educação, como também entra no quadro de análise desta discussão algumas das pesquisas que já foram construídas sobre o uso do ChatGPT no processo de ensino/aprendizagem, sendo suas fontes artigos retiradas de bases de dados confiáveis como Scielo e outras bases de dados científicos hospedados na internet. Verificamos que apesar de impactante, a escola deve se apropriar dos conhecimentos emergentes sobre esta nova tecnologia e os benefícios que ela pode promover. Com ética e cuidado é necessário investigar profundamente o que se deve fazer para que esta seja uma fonte de desenvolvimento da humanidade. Este assunto se encontra no início de sua discussão, uma vez que o ChatGPT foi criado a apenas dois anos, tocante a isso o mesmo deve ser amplamente divulgado exigindo, inclusive, que seja enriquecido por aplicações empíricas da ferramenta no contexto educacional para que possamos de fato estudar o seu real alcance."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID18319_TB7794_30072024185335.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA RODRIGUES DE SOUSA GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianarsousa@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114347
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7794
    "inscrito_id" => 18319
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: O USO DO CHATGPT COMO PARCEIRO DO PROFESSOR NO ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Estamos diante de uma nova evolução tecnológica que deixou de ser ficção e tornou-se uma realidade levantando muitas discussões, inclusive éticas, e ela se chama Inteligência Artificial (IA). Neste trabalho vamos analisar a IA ChatGPT, como ela é vista atualmente e como ela se relaciona com a educação. Para este intuito traçamos como objetivos discutir o uso do ChatGPT na educação como ferramenta didática que amplia as possibilidades de ensino/aprendizagem e dialogar sobre a possibilidade deste, como metodologia emergente, ser um parceiro do professor como um co-autor no seu trabalho, analisando como alguns pesquisadores veem esta ideia. Para alcançar os resultados que objetivamos, este trabalho compõe-se de uma pesquisa exploratória, com caráter essencialmente qualitativo e parte de uma revisão bibliográfica que engloba livros e artigos sobre educação, como também entra no quadro de análise desta discussão algumas das pesquisas que já foram construídas sobre o uso do ChatGPT no processo de ensino/aprendizagem, sendo suas fontes artigos retiradas de bases de dados confiáveis como Scielo e outras bases de dados científicos hospedados na internet. Verificamos que apesar de impactante, a escola deve se apropriar dos conhecimentos emergentes sobre esta nova tecnologia e os benefícios que ela pode promover. Com ética e cuidado é necessário investigar profundamente o que se deve fazer para que esta seja uma fonte de desenvolvimento da humanidade. Este assunto se encontra no início de sua discussão, uma vez que o ChatGPT foi criado a apenas dois anos, tocante a isso o mesmo deve ser amplamente divulgado exigindo, inclusive, que seja enriquecido por aplicações empíricas da ferramenta no contexto educacional para que possamos de fato estudar o seu real alcance."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID18319_TB7794_30072024185335.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA RODRIGUES DE SOUSA GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianarsousa@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Estamos diante de uma nova evolução tecnológica que deixou de ser ficção e tornou-se uma realidade levantando muitas discussões, inclusive éticas, e ela se chama Inteligência Artificial (IA). Neste trabalho vamos analisar a IA ChatGPT, como ela é vista atualmente e como ela se relaciona com a educação. Para este intuito traçamos como objetivos discutir o uso do ChatGPT na educação como ferramenta didática que amplia as possibilidades de ensino/aprendizagem e dialogar sobre a possibilidade deste, como metodologia emergente, ser um parceiro do professor como um co-autor no seu trabalho, analisando como alguns pesquisadores veem esta ideia. Para alcançar os resultados que objetivamos, este trabalho compõe-se de uma pesquisa exploratória, com caráter essencialmente qualitativo e parte de uma revisão bibliográfica que engloba livros e artigos sobre educação, como também entra no quadro de análise desta discussão algumas das pesquisas que já foram construídas sobre o uso do ChatGPT no processo de ensino/aprendizagem, sendo suas fontes artigos retiradas de bases de dados confiáveis como Scielo e outras bases de dados científicos hospedados na internet. Verificamos que apesar de impactante, a escola deve se apropriar dos conhecimentos emergentes sobre esta nova tecnologia e os benefícios que ela pode promover. Com ética e cuidado é necessário investigar profundamente o que se deve fazer para que esta seja uma fonte de desenvolvimento da humanidade. Este assunto se encontra no início de sua discussão, uma vez que o ChatGPT foi criado a apenas dois anos, tocante a isso o mesmo deve ser amplamente divulgado exigindo, inclusive, que seja enriquecido por aplicações empíricas da ferramenta no contexto educacional para que possamos de fato estudar o seu real alcance.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.