Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DA INSERÇÃO DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112131
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4637
    "inscrito_id" => 14005
    "titulo" => "O IMPACTO DA INSERÇÃO DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O avanço da tecnologia trouxe mudanças importantes para a educação, incluindo o ensino de computação. Essa disciplina passou por transformações significativas, buscando garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, conectando-se às demandas de cada geração e adaptando-se à tecnologia de cada época. A crescente cultura digital tem influenciado a forma como as pessoas aprendem, compartilham informações e se comunicam. No contexto escolar, os alunos têm acesso aos meios digitais, o que tem levado a uma mudança na forma de interação na sala de aula. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da inserção do ensino da computação na prática docente, destacando os benefícios e desafios associados a essa abordagem pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada pelo procedimento técnico metodológico da revisão bibliográfica explorando abordagens pedagógicas que integram o ensino de computação, fundamentadas em autores como Seymour Papert e Mitchel Resnick (2008), que são referências na área de aprendizagem computacional e educação digital como Levy (1999). Além disso, considerou-se a necessidade de adaptação dos métodos tradicionais de ensino aos recursos digitais, levando em conta as transformações socioculturais decorrentes da Revolução Tecnológica. Os resultados indicam que a inserção do ensino de computação na prática docente traz benefícios significativos. Os alunos desenvolvem habilidades cognitivas, como pensamento lógico e criatividade, e a utilização de recursos pedagógicos digitais promove uma aprendizagem mais participativa. No entanto, surgem desafios relacionados à ética, privacidade de dados e equidade de oportunidades, que precisam ser abordados. Em suma, o ensino de computação na educação impacta positivamente, alinhando a aprendizagem aos desafios do mundo digital, desde que seja aplicado de forma adequada, integrando habilidades computacionais à formação integral dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14005_TB4637_01102024154648.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO MOLINA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO MOLINA"
    "autor_email" => "gustavo.molina17@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112131
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4637
    "inscrito_id" => 14005
    "titulo" => "O IMPACTO DA INSERÇÃO DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O avanço da tecnologia trouxe mudanças importantes para a educação, incluindo o ensino de computação. Essa disciplina passou por transformações significativas, buscando garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, conectando-se às demandas de cada geração e adaptando-se à tecnologia de cada época. A crescente cultura digital tem influenciado a forma como as pessoas aprendem, compartilham informações e se comunicam. No contexto escolar, os alunos têm acesso aos meios digitais, o que tem levado a uma mudança na forma de interação na sala de aula. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da inserção do ensino da computação na prática docente, destacando os benefícios e desafios associados a essa abordagem pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada pelo procedimento técnico metodológico da revisão bibliográfica explorando abordagens pedagógicas que integram o ensino de computação, fundamentadas em autores como Seymour Papert e Mitchel Resnick (2008), que são referências na área de aprendizagem computacional e educação digital como Levy (1999). Além disso, considerou-se a necessidade de adaptação dos métodos tradicionais de ensino aos recursos digitais, levando em conta as transformações socioculturais decorrentes da Revolução Tecnológica. Os resultados indicam que a inserção do ensino de computação na prática docente traz benefícios significativos. Os alunos desenvolvem habilidades cognitivas, como pensamento lógico e criatividade, e a utilização de recursos pedagógicos digitais promove uma aprendizagem mais participativa. No entanto, surgem desafios relacionados à ética, privacidade de dados e equidade de oportunidades, que precisam ser abordados. Em suma, o ensino de computação na educação impacta positivamente, alinhando a aprendizagem aos desafios do mundo digital, desde que seja aplicado de forma adequada, integrando habilidades computacionais à formação integral dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14005_TB4637_01102024154648.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO MOLINA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO MOLINA"
    "autor_email" => "gustavo.molina17@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O avanço da tecnologia trouxe mudanças importantes para a educação, incluindo o ensino de computação. Essa disciplina passou por transformações significativas, buscando garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, conectando-se às demandas de cada geração e adaptando-se à tecnologia de cada época. A crescente cultura digital tem influenciado a forma como as pessoas aprendem, compartilham informações e se comunicam. No contexto escolar, os alunos têm acesso aos meios digitais, o que tem levado a uma mudança na forma de interação na sala de aula. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da inserção do ensino da computação na prática docente, destacando os benefícios e desafios associados a essa abordagem pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada pelo procedimento técnico metodológico da revisão bibliográfica explorando abordagens pedagógicas que integram o ensino de computação, fundamentadas em autores como Seymour Papert e Mitchel Resnick (2008), que são referências na área de aprendizagem computacional e educação digital como Levy (1999). Além disso, considerou-se a necessidade de adaptação dos métodos tradicionais de ensino aos recursos digitais, levando em conta as transformações socioculturais decorrentes da Revolução Tecnológica. Os resultados indicam que a inserção do ensino de computação na prática docente traz benefícios significativos. Os alunos desenvolvem habilidades cognitivas, como pensamento lógico e criatividade, e a utilização de recursos pedagógicos digitais promove uma aprendizagem mais participativa. No entanto, surgem desafios relacionados à ética, privacidade de dados e equidade de oportunidades, que precisam ser abordados. Em suma, o ensino de computação na educação impacta positivamente, alinhando a aprendizagem aos desafios do mundo digital, desde que seja aplicado de forma adequada, integrando habilidades computacionais à formação integral dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.