Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO CRIATIVO E FORMATIVO DE LICENCIANDOS NA ELABORAÇÃO DO JOGO “TABULEIRO MATEMÁTICO” NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112562
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5243
    "inscrito_id" => 11995
    "titulo" => "PROCESSO CRIATIVO E FORMATIVO DE LICENCIANDOS NA ELABORAÇÃO DO JOGO “TABULEIRO MATEMÁTICO” NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA"
    "resumo" => "A presente pesquisa objetiva analisar a elaboração e desenvolvimento de um jogo intitulado: “Tabuleiro Matemático” e destacar contribuições formativas desse processo. A pesquisa é de viés qualitativo, na modalidade narrativa, por apresentar e destacar aspectos da experiência docente. O jogo foi criado e desenvolvido por licenciandos de diferentes áreas que atuam como professores estagiários do Clube de Ciências, para estudantes do 7° ano. Como textos de campo, utilizamos registros fotográficos e os diários de campo da experiência vivida por quatro estagiários. Neste contexto, tal atividade compôs uma das etapas elaboradas para a primeira aula, destacando em seus fundamentos o contato inicial entre professores e alunos. Para o desenvolvimento do jogo, inicialmente remetemos aos aspectos que delineiam a matemática e o raciocínio lógico; posteriormente, a interação e o engajamento dos estudantes, por meio de perguntas registradas em fichas sorteadas e informações sobre os participantes, respectivamente. Além disso, como itens de suporte, utilizamos dois kits com tampas de garrafa PET numeradas de um a doze, dispersas nas extremidades do tabuleiro, representando cada equipe, dois dados, o tabuleiro, e as fichas contendo questionamento. O desenvolvimento da dinâmica centrou-se nos seguintes aspectos: os dados eram lançados simultaneamente, a soma dos números de sua face determinava a peça a ser retirada do oponente, podendo ser exatamente a correspondente ao número sorteado ou por meio de operações matemáticas com números representados. A cada rodada, uma ficha contendo questões de cunho pessoal era retirada e respondida por um integrante, visando momentos de descontração e favorecendo a familiarização mútua entre os estudantes. Dessa forma, além de desenvolver a proposta, destacamos aspectos que permeiam a formação docente mediante a criação de recursos para o processo de ensino-aprendizagem efetiva, bem como a participação ativa do estudante, o estímulo e a valorização das relações interpessoais na turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11995_TB5243_23052024163454.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILMA MARIA RODRIGUES ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "VILMA"
    "autor_email" => "vilma.araujo@icen.ufpa.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112562
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5243
    "inscrito_id" => 11995
    "titulo" => "PROCESSO CRIATIVO E FORMATIVO DE LICENCIANDOS NA ELABORAÇÃO DO JOGO “TABULEIRO MATEMÁTICO” NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA"
    "resumo" => "A presente pesquisa objetiva analisar a elaboração e desenvolvimento de um jogo intitulado: “Tabuleiro Matemático” e destacar contribuições formativas desse processo. A pesquisa é de viés qualitativo, na modalidade narrativa, por apresentar e destacar aspectos da experiência docente. O jogo foi criado e desenvolvido por licenciandos de diferentes áreas que atuam como professores estagiários do Clube de Ciências, para estudantes do 7° ano. Como textos de campo, utilizamos registros fotográficos e os diários de campo da experiência vivida por quatro estagiários. Neste contexto, tal atividade compôs uma das etapas elaboradas para a primeira aula, destacando em seus fundamentos o contato inicial entre professores e alunos. Para o desenvolvimento do jogo, inicialmente remetemos aos aspectos que delineiam a matemática e o raciocínio lógico; posteriormente, a interação e o engajamento dos estudantes, por meio de perguntas registradas em fichas sorteadas e informações sobre os participantes, respectivamente. Além disso, como itens de suporte, utilizamos dois kits com tampas de garrafa PET numeradas de um a doze, dispersas nas extremidades do tabuleiro, representando cada equipe, dois dados, o tabuleiro, e as fichas contendo questionamento. O desenvolvimento da dinâmica centrou-se nos seguintes aspectos: os dados eram lançados simultaneamente, a soma dos números de sua face determinava a peça a ser retirada do oponente, podendo ser exatamente a correspondente ao número sorteado ou por meio de operações matemáticas com números representados. A cada rodada, uma ficha contendo questões de cunho pessoal era retirada e respondida por um integrante, visando momentos de descontração e favorecendo a familiarização mútua entre os estudantes. Dessa forma, além de desenvolver a proposta, destacamos aspectos que permeiam a formação docente mediante a criação de recursos para o processo de ensino-aprendizagem efetiva, bem como a participação ativa do estudante, o estímulo e a valorização das relações interpessoais na turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11995_TB5243_23052024163454.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILMA MARIA RODRIGUES ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "VILMA"
    "autor_email" => "vilma.araujo@icen.ufpa.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a elaboração e desenvolvimento de um jogo intitulado: “Tabuleiro Matemático” e destacar contribuições formativas desse processo. A pesquisa é de viés qualitativo, na modalidade narrativa, por apresentar e destacar aspectos da experiência docente. O jogo foi criado e desenvolvido por licenciandos de diferentes áreas que atuam como professores estagiários do Clube de Ciências, para estudantes do 7° ano. Como textos de campo, utilizamos registros fotográficos e os diários de campo da experiência vivida por quatro estagiários. Neste contexto, tal atividade compôs uma das etapas elaboradas para a primeira aula, destacando em seus fundamentos o contato inicial entre professores e alunos. Para o desenvolvimento do jogo, inicialmente remetemos aos aspectos que delineiam a matemática e o raciocínio lógico; posteriormente, a interação e o engajamento dos estudantes, por meio de perguntas registradas em fichas sorteadas e informações sobre os participantes, respectivamente. Além disso, como itens de suporte, utilizamos dois kits com tampas de garrafa PET numeradas de um a doze, dispersas nas extremidades do tabuleiro, representando cada equipe, dois dados, o tabuleiro, e as fichas contendo questionamento. O desenvolvimento da dinâmica centrou-se nos seguintes aspectos: os dados eram lançados simultaneamente, a soma dos números de sua face determinava a peça a ser retirada do oponente, podendo ser exatamente a correspondente ao número sorteado ou por meio de operações matemáticas com números representados. A cada rodada, uma ficha contendo questões de cunho pessoal era retirada e respondida por um integrante, visando momentos de descontração e favorecendo a familiarização mútua entre os estudantes. Dessa forma, além de desenvolver a proposta, destacamos aspectos que permeiam a formação docente mediante a criação de recursos para o processo de ensino-aprendizagem efetiva, bem como a participação ativa do estudante, o estímulo e a valorização das relações interpessoais na turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.