Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODOS VERBAIS EM JOGO: METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110636
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2481
    "inscrito_id" => 10892
    "titulo" => "MODOS VERBAIS EM JOGO: METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum que tais metodologias sejam sugeridas e indicadas em documentos norteadores da Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação do conteúdo sobre modos verbais em uma turma do 6° Ano por meio de três jogos didático-pedagógicos, sendo eles: "O mestre mandou", "Se eu fosse" e "Quem conta um conto aumenta um ponto". A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), a investigação tem como subsídios teóricos os estudos acerca das metodologias ativas em sala de aula (Almeida, Oliveira e Reis, 2023; Ribeiro e Silva, 2021; Moraes e Soares, 2021), a elaboração de jogos pedagógicos (Gee, 2003; Salen & Zimmerman, 2004) e o trabalho com o texto em sala de aula (Geraldi, 2011; Demo, 2015). Metodologicamente, buscamos fundamentar nossa pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica acerca das palavras-chave “jogos didáticos” e “língua portuguesa” nos portais de busca do Google Acadêmico e da CAPES. Seguidamente, cruzamos os dados encontrados com a aplicação prévia de jogos didático-pedagógicos realizados durante as aulas de estágio supervisionado de língua portuguesa em uma turma do 6° Ano. Em conclusão, observamos que a utilização de jogos em sala de aula como uma metodologia ativa para o aprendizado proporciona uma prática prazerosa e engajada dos alunos e estimula seu raciocínio criativo e sua sociabilidade em grupo para a resolução de problemas contextualizados a partir dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que conversam com suas vivências cotidianas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6748b917b50ea_28112024154023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => "2024-11-28 15:40:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "BRENO ANDRADE"
    "autor_email" => "brenosilvaandrade@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110636
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2481
    "inscrito_id" => 10892
    "titulo" => "MODOS VERBAIS EM JOGO: METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum que tais metodologias sejam sugeridas e indicadas em documentos norteadores da Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação do conteúdo sobre modos verbais em uma turma do 6° Ano por meio de três jogos didático-pedagógicos, sendo eles: "O mestre mandou", "Se eu fosse" e "Quem conta um conto aumenta um ponto". A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), a investigação tem como subsídios teóricos os estudos acerca das metodologias ativas em sala de aula (Almeida, Oliveira e Reis, 2023; Ribeiro e Silva, 2021; Moraes e Soares, 2021), a elaboração de jogos pedagógicos (Gee, 2003; Salen & Zimmerman, 2004) e o trabalho com o texto em sala de aula (Geraldi, 2011; Demo, 2015). Metodologicamente, buscamos fundamentar nossa pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica acerca das palavras-chave “jogos didáticos” e “língua portuguesa” nos portais de busca do Google Acadêmico e da CAPES. Seguidamente, cruzamos os dados encontrados com a aplicação prévia de jogos didático-pedagógicos realizados durante as aulas de estágio supervisionado de língua portuguesa em uma turma do 6° Ano. Em conclusão, observamos que a utilização de jogos em sala de aula como uma metodologia ativa para o aprendizado proporciona uma prática prazerosa e engajada dos alunos e estimula seu raciocínio criativo e sua sociabilidade em grupo para a resolução de problemas contextualizados a partir dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que conversam com suas vivências cotidianas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6748b917b50ea_28112024154023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => "2024-11-28 15:40:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "BRENO ANDRADE"
    "autor_email" => "brenosilvaandrade@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum que tais metodologias sejam sugeridas e indicadas em documentos norteadores da Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação do conteúdo sobre modos verbais em uma turma do 6° Ano por meio de três jogos didático-pedagógicos, sendo eles: "O mestre mandou", "Se eu fosse" e "Quem conta um conto aumenta um ponto". A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), a investigação tem como subsídios teóricos os estudos acerca das metodologias ativas em sala de aula (Almeida, Oliveira e Reis, 2023; Ribeiro e Silva, 2021; Moraes e Soares, 2021), a elaboração de jogos pedagógicos (Gee, 2003; Salen & Zimmerman, 2004) e o trabalho com o texto em sala de aula (Geraldi, 2011; Demo, 2015). Metodologicamente, buscamos fundamentar nossa pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica acerca das palavras-chave “jogos didáticos” e “língua portuguesa” nos portais de busca do Google Acadêmico e da CAPES. Seguidamente, cruzamos os dados encontrados com a aplicação prévia de jogos didático-pedagógicos realizados durante as aulas de estágio supervisionado de língua portuguesa em uma turma do 6° Ano. Em conclusão, observamos que a utilização de jogos em sala de aula como uma metodologia ativa para o aprendizado proporciona uma prática prazerosa e engajada dos alunos e estimula seu raciocínio criativo e sua sociabilidade em grupo para a resolução de problemas contextualizados a partir dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que conversam com suas vivências cotidianas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.