Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO DO OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTETÁVEL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DE UMA ESCOLA DE BARREIRINHAS, MARANHÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112700
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5435
    "inscrito_id" => 4439
    "titulo" => "O USO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO DO OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTETÁVEL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DE UMA ESCOLA DE BARREIRINHAS, MARANHÃO"
    "resumo" => "No ensino da sustentabilidade, os jogos são uma ferramenta efetiva de ensino. Estudantes submetidos a modelos de aprendizado baseados em jogos podem obter melhores resultados em dimensões como aquisição de conhecimento, compreensão de conteúdo, percepção e cognição, mudanças comportamentais, motivacionais e fisiológicas. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem dos estudantes do ensino médio técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação do Maranhão Campus Barreirinhas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável após a utilização de um jogo educativo. A pesquisa foi desenvolvida com 35 estudantes do terceiro ano e foi dividida em 3 etapas: verificação do conhecimento prévio dos estudantes sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aplicação do jogo e verificação do aprendizado. Foi confeccionado um tabuleiro, dois baralhos de apoio, um contendo afirmativas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e outro com indicações sobre atividade que deve ser realizada no tabuleiro e dados e pinos representam os jogadores. Inicialmente foram aplicados questionários contendo oito questões sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, visando avaliar o conhecimento prévio. Posteriormente os estudantes foram divididos em pequenos grupos de 5 alunos que colocaram em prática o jogo. Após a aplicação do jogo foi realizado um novo questionário comparando o percentual de acertos nos momentos antes e após a aplicação do jogo. Foi verificado que uma porcentagem relativamente pequena de alunos já tinha ouvido falar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (22,3%) e uma porcentagem ainda menor soube descrever alguns dos objetivos. Após o jogo houve um aumento significativo no percentual de acertos principalmente nas questões sobre quantidade de objetivos (77,4% acertos), quais são os objetivos (67% citaram pelo menos cinco), qual sua importância. Assim, o jogo foi considerado um bom instrumento para promover educação sobre sustentabilidade de forma participativa e lúdica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4439_TB5435_11062024130415.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉSIA SOUSA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KÉSIA"
    "autor_email" => "kesiasousa@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112700
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5435
    "inscrito_id" => 4439
    "titulo" => "O USO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO DO OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTETÁVEL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DE UMA ESCOLA DE BARREIRINHAS, MARANHÃO"
    "resumo" => "No ensino da sustentabilidade, os jogos são uma ferramenta efetiva de ensino. Estudantes submetidos a modelos de aprendizado baseados em jogos podem obter melhores resultados em dimensões como aquisição de conhecimento, compreensão de conteúdo, percepção e cognição, mudanças comportamentais, motivacionais e fisiológicas. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem dos estudantes do ensino médio técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação do Maranhão Campus Barreirinhas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável após a utilização de um jogo educativo. A pesquisa foi desenvolvida com 35 estudantes do terceiro ano e foi dividida em 3 etapas: verificação do conhecimento prévio dos estudantes sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aplicação do jogo e verificação do aprendizado. Foi confeccionado um tabuleiro, dois baralhos de apoio, um contendo afirmativas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e outro com indicações sobre atividade que deve ser realizada no tabuleiro e dados e pinos representam os jogadores. Inicialmente foram aplicados questionários contendo oito questões sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, visando avaliar o conhecimento prévio. Posteriormente os estudantes foram divididos em pequenos grupos de 5 alunos que colocaram em prática o jogo. Após a aplicação do jogo foi realizado um novo questionário comparando o percentual de acertos nos momentos antes e após a aplicação do jogo. Foi verificado que uma porcentagem relativamente pequena de alunos já tinha ouvido falar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (22,3%) e uma porcentagem ainda menor soube descrever alguns dos objetivos. Após o jogo houve um aumento significativo no percentual de acertos principalmente nas questões sobre quantidade de objetivos (77,4% acertos), quais são os objetivos (67% citaram pelo menos cinco), qual sua importância. Assim, o jogo foi considerado um bom instrumento para promover educação sobre sustentabilidade de forma participativa e lúdica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4439_TB5435_11062024130415.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉSIA SOUSA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KÉSIA"
    "autor_email" => "kesiasousa@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No ensino da sustentabilidade, os jogos são uma ferramenta efetiva de ensino. Estudantes submetidos a modelos de aprendizado baseados em jogos podem obter melhores resultados em dimensões como aquisição de conhecimento, compreensão de conteúdo, percepção e cognição, mudanças comportamentais, motivacionais e fisiológicas. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem dos estudantes do ensino médio técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação do Maranhão Campus Barreirinhas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável após a utilização de um jogo educativo. A pesquisa foi desenvolvida com 35 estudantes do terceiro ano e foi dividida em 3 etapas: verificação do conhecimento prévio dos estudantes sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aplicação do jogo e verificação do aprendizado. Foi confeccionado um tabuleiro, dois baralhos de apoio, um contendo afirmativas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e outro com indicações sobre atividade que deve ser realizada no tabuleiro e dados e pinos representam os jogadores. Inicialmente foram aplicados questionários contendo oito questões sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, visando avaliar o conhecimento prévio. Posteriormente os estudantes foram divididos em pequenos grupos de 5 alunos que colocaram em prática o jogo. Após a aplicação do jogo foi realizado um novo questionário comparando o percentual de acertos nos momentos antes e após a aplicação do jogo. Foi verificado que uma porcentagem relativamente pequena de alunos já tinha ouvido falar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (22,3%) e uma porcentagem ainda menor soube descrever alguns dos objetivos. Após o jogo houve um aumento significativo no percentual de acertos principalmente nas questões sobre quantidade de objetivos (77,4% acertos), quais são os objetivos (67% citaram pelo menos cinco), qual sua importância. Assim, o jogo foi considerado um bom instrumento para promover educação sobre sustentabilidade de forma participativa e lúdica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.