Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENFRENTAMENTO AO BULLYING ENTRE ESTUDANTES NA ESCOLA BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111947
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4380
    "inscrito_id" => 14103
    "titulo" => "ENFRENTAMENTO AO BULLYING ENTRE ESTUDANTES NA ESCOLA BÁSICA"
    "resumo" => "O bullying entre estudantes é um dos comportamentos agressivos ainda muito presente na escola e traz consequências danosas para quem é vítima desse tipo de violência. Nesse sentido, é fundamental refletirmos sobre práticas de enfrentamento e superação do bullying na construção de saberes necessários para tecer uma forte rede de proteção para crianças e adolescentes no contexto escolar. Desta maneira, como resultado de um trabalho de conclusão de curso da primeira autora, foi realizado um estudo qualitativo por meio de uma revisão bibliográfica dos artigos científicos publicados no portal CAPES no período de 2019 a 2022. O objetivo desse estudo foi analisar a produção científica brasileira a respeito das práticas de intervenção, enfrentamento e superação do bullying entre estudantes na educação básica brasileira. O mesmo resultou, após aplicado os critérios de exclusão, em 16 artigos sobre enfrentamento ao bullying nas escolas básicas brasileiras. A partir desse estudo, concluiu-se que a sala de aula é considerada um contexto acolhedor e criativo para a sensibilização dos estudantes sobre bullying. Todavia a violência entre pares tenha fortes raízes sociais e, consequentemente exige uma análise mais complexa, verificou-se que as iniciativas encontradas denotam que a escola é um espaço possível de transformação e que o protagonismo dos estudantes parece ser um caminho para o enfrentamento desta violência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14103_TB4380_04102024172308.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECILIA  CASSOL DALMOLIN"
    "autor_nome_curto" => "CECILIA"
    "autor_email" => "ceciliacassoldalmolin@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111947
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4380
    "inscrito_id" => 14103
    "titulo" => "ENFRENTAMENTO AO BULLYING ENTRE ESTUDANTES NA ESCOLA BÁSICA"
    "resumo" => "O bullying entre estudantes é um dos comportamentos agressivos ainda muito presente na escola e traz consequências danosas para quem é vítima desse tipo de violência. Nesse sentido, é fundamental refletirmos sobre práticas de enfrentamento e superação do bullying na construção de saberes necessários para tecer uma forte rede de proteção para crianças e adolescentes no contexto escolar. Desta maneira, como resultado de um trabalho de conclusão de curso da primeira autora, foi realizado um estudo qualitativo por meio de uma revisão bibliográfica dos artigos científicos publicados no portal CAPES no período de 2019 a 2022. O objetivo desse estudo foi analisar a produção científica brasileira a respeito das práticas de intervenção, enfrentamento e superação do bullying entre estudantes na educação básica brasileira. O mesmo resultou, após aplicado os critérios de exclusão, em 16 artigos sobre enfrentamento ao bullying nas escolas básicas brasileiras. A partir desse estudo, concluiu-se que a sala de aula é considerada um contexto acolhedor e criativo para a sensibilização dos estudantes sobre bullying. Todavia a violência entre pares tenha fortes raízes sociais e, consequentemente exige uma análise mais complexa, verificou-se que as iniciativas encontradas denotam que a escola é um espaço possível de transformação e que o protagonismo dos estudantes parece ser um caminho para o enfrentamento desta violência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14103_TB4380_04102024172308.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECILIA  CASSOL DALMOLIN"
    "autor_nome_curto" => "CECILIA"
    "autor_email" => "ceciliacassoldalmolin@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O bullying entre estudantes é um dos comportamentos agressivos ainda muito presente na escola e traz consequências danosas para quem é vítima desse tipo de violência. Nesse sentido, é fundamental refletirmos sobre práticas de enfrentamento e superação do bullying na construção de saberes necessários para tecer uma forte rede de proteção para crianças e adolescentes no contexto escolar. Desta maneira, como resultado de um trabalho de conclusão de curso da primeira autora, foi realizado um estudo qualitativo por meio de uma revisão bibliográfica dos artigos científicos publicados no portal CAPES no período de 2019 a 2022. O objetivo desse estudo foi analisar a produção científica brasileira a respeito das práticas de intervenção, enfrentamento e superação do bullying entre estudantes na educação básica brasileira. O mesmo resultou, após aplicado os critérios de exclusão, em 16 artigos sobre enfrentamento ao bullying nas escolas básicas brasileiras. A partir desse estudo, concluiu-se que a sala de aula é considerada um contexto acolhedor e criativo para a sensibilização dos estudantes sobre bullying. Todavia a violência entre pares tenha fortes raízes sociais e, consequentemente exige uma análise mais complexa, verificou-se que as iniciativas encontradas denotam que a escola é um espaço possível de transformação e que o protagonismo dos estudantes parece ser um caminho para o enfrentamento desta violência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.