Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BULLING NA ESCOLA: PROPOSITIVAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DA SAÚDE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111431
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3602
    "inscrito_id" => 10895
    "titulo" => "O BULLING NA ESCOLA: PROPOSITIVAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DA SAÚDE"
    "resumo" => "A escola, lócus de inclusão e convivência de diversidades, é fundamental na construção da cidadania. Sua função social relaciona-se ao desafio de assegurar a todos a oportunidade de aprendizagens significativas, desenvolvimento de potencialidades individuais e preparo básico para a vida em um mundo melhor. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi investigar as propositivas pedagógicas de professores de Educação Física para trabalhar a temática Bulling nas escolas. O caminho metodológico se ancorou em uma abordagem qualitativa, com delineamento para uma pesquisa-ação como método. Os sujeitos foram professores de Educação Física e o lócus investigativo um município no sertão central do Ceará. Para a coleta de dados foi utilizada a plataforma Google Classroom que aportou um curso de formação de professores para o Ensino da Saúde na escola e dentre as atividades uma era referente às proposições pedagógicas para a temática do Bulling. Para analisar os dados, foi realizada uma leitura das respostas da atividade com base em um olhar de subjetiva e interpretação ancorada em Minayo (2013), com uma análise temática. Os resultados apontaram que os professores de Educação Física tiveram propositivas diversas para trabalhar a temática e levaram em consideração atividades que estivessem mais relacionadas com os jovens, como a utilização de filmes sobre o tema, a realização de seminários e mesas de diálogo também surgiram como propositivas. Outra ideação sugerida foi a realização de projetos que promovam uma maior integração entre família, escola e alunos e trabalhar o tema nas próprias aulas da disciplina. Apreendemos que discutir sobre o tema do Bulling nas escolas é responsabilidade de todos e deve ser trabalhado para promover uma reflexão sobre a saúde na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10895_TB3602_27102024215150.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIDYS DA CONCEIÇÃO LIMA DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "THAIDYS"
    "autor_email" => "thaidyslimamonte@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111431
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3602
    "inscrito_id" => 10895
    "titulo" => "O BULLING NA ESCOLA: PROPOSITIVAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DA SAÚDE"
    "resumo" => "A escola, lócus de inclusão e convivência de diversidades, é fundamental na construção da cidadania. Sua função social relaciona-se ao desafio de assegurar a todos a oportunidade de aprendizagens significativas, desenvolvimento de potencialidades individuais e preparo básico para a vida em um mundo melhor. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi investigar as propositivas pedagógicas de professores de Educação Física para trabalhar a temática Bulling nas escolas. O caminho metodológico se ancorou em uma abordagem qualitativa, com delineamento para uma pesquisa-ação como método. Os sujeitos foram professores de Educação Física e o lócus investigativo um município no sertão central do Ceará. Para a coleta de dados foi utilizada a plataforma Google Classroom que aportou um curso de formação de professores para o Ensino da Saúde na escola e dentre as atividades uma era referente às proposições pedagógicas para a temática do Bulling. Para analisar os dados, foi realizada uma leitura das respostas da atividade com base em um olhar de subjetiva e interpretação ancorada em Minayo (2013), com uma análise temática. Os resultados apontaram que os professores de Educação Física tiveram propositivas diversas para trabalhar a temática e levaram em consideração atividades que estivessem mais relacionadas com os jovens, como a utilização de filmes sobre o tema, a realização de seminários e mesas de diálogo também surgiram como propositivas. Outra ideação sugerida foi a realização de projetos que promovam uma maior integração entre família, escola e alunos e trabalhar o tema nas próprias aulas da disciplina. Apreendemos que discutir sobre o tema do Bulling nas escolas é responsabilidade de todos e deve ser trabalhado para promover uma reflexão sobre a saúde na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10895_TB3602_27102024215150.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIDYS DA CONCEIÇÃO LIMA DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "THAIDYS"
    "autor_email" => "thaidyslimamonte@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A escola, lócus de inclusão e convivência de diversidades, é fundamental na construção da cidadania. Sua função social relaciona-se ao desafio de assegurar a todos a oportunidade de aprendizagens significativas, desenvolvimento de potencialidades individuais e preparo básico para a vida em um mundo melhor. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi investigar as propositivas pedagógicas de professores de Educação Física para trabalhar a temática Bulling nas escolas. O caminho metodológico se ancorou em uma abordagem qualitativa, com delineamento para uma pesquisa-ação como método. Os sujeitos foram professores de Educação Física e o lócus investigativo um município no sertão central do Ceará. Para a coleta de dados foi utilizada a plataforma Google Classroom que aportou um curso de formação de professores para o Ensino da Saúde na escola e dentre as atividades uma era referente às proposições pedagógicas para a temática do Bulling. Para analisar os dados, foi realizada uma leitura das respostas da atividade com base em um olhar de subjetiva e interpretação ancorada em Minayo (2013), com uma análise temática. Os resultados apontaram que os professores de Educação Física tiveram propositivas diversas para trabalhar a temática e levaram em consideração atividades que estivessem mais relacionadas com os jovens, como a utilização de filmes sobre o tema, a realização de seminários e mesas de diálogo também surgiram como propositivas. Outra ideação sugerida foi a realização de projetos que promovam uma maior integração entre família, escola e alunos e trabalhar o tema nas próprias aulas da disciplina. Apreendemos que discutir sobre o tema do Bulling nas escolas é responsabilidade de todos e deve ser trabalhado para promover uma reflexão sobre a saúde na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.