Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE CRISE AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110413
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2192
    "inscrito_id" => 8372
    "titulo" => "PENSANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE CRISE AMBIENTAL"
    "resumo" => "Dentre os inúmeros problemas ambientais contemporâneos, a degradação dos mananciais de água, a devastação da vegetação nativa, o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera e o aquecimento global têm se destacado, configurando-se como os grandes propulsores da crise ambiental atual. Entendendo que eles se relacionam e geram outras questões ambientais, interferindo direta e indiretamente na saúde ambiental e humana, trazemos um recorte de uma pesquisa de Educação Ambiental (EA) Crítica, apoiada na perspectiva emancipatória freiriana e nas propostas de Guimarães e Layrargues, realizada com docentes do 1o segmento do Ensino Fundamental (1o ao 5o anos) de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, no contexto de formação continuada e permanente de professores. A mesma discutiu a degradação dos mananciais de água, relacionando-a com estes problemas citados e, principalmente, com a proliferação das cianobactérias e as respectivas consequências nos ecossistemas e na população humana. Neste recorte, trazemos os resultados oriundos de uma atividade com caráter lúdico de ‘resposta imediata’, que objetivou sistematizar as percepções e concepções prévias latentes dos sujeitos através de uma associação rápida de uma palavra à temática abordada com posteriores momentos de reflexão individual e coletiva, auxiliando a criar subsunçores sobre os conteúdos/temas abordados para sua posterior apresentação e discussão. Os resultados revelaram que as participantes do estudo, apesar de perceberem e evidenciarem vários problemas ambientais de sua região, tinham pouco conhecimento referente aos processos de degradação abordados, principalmente quanto ao aquecimento global e às cianobactérias, não conseguindo fazer relações entre eles. Destacamos que as docentes participaram ativamente da atividade, mostrando interesse em desenvolvê-la em suas aulas. Ante aos resultados, consideramos imprescindível que as instituições de pesquisa se aproximem das escolas da Educação Básica, levando e discutindo temas ambientais e a EA com seus integrantes em um contexto lúdico e interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8372_TB2192_15042024153207.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIENAE GENÉSIA CORRÊA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIENAE"
    "autor_email" => "elienaep@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110413
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2192
    "inscrito_id" => 8372
    "titulo" => "PENSANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE CRISE AMBIENTAL"
    "resumo" => "Dentre os inúmeros problemas ambientais contemporâneos, a degradação dos mananciais de água, a devastação da vegetação nativa, o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera e o aquecimento global têm se destacado, configurando-se como os grandes propulsores da crise ambiental atual. Entendendo que eles se relacionam e geram outras questões ambientais, interferindo direta e indiretamente na saúde ambiental e humana, trazemos um recorte de uma pesquisa de Educação Ambiental (EA) Crítica, apoiada na perspectiva emancipatória freiriana e nas propostas de Guimarães e Layrargues, realizada com docentes do 1o segmento do Ensino Fundamental (1o ao 5o anos) de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, no contexto de formação continuada e permanente de professores. A mesma discutiu a degradação dos mananciais de água, relacionando-a com estes problemas citados e, principalmente, com a proliferação das cianobactérias e as respectivas consequências nos ecossistemas e na população humana. Neste recorte, trazemos os resultados oriundos de uma atividade com caráter lúdico de ‘resposta imediata’, que objetivou sistematizar as percepções e concepções prévias latentes dos sujeitos através de uma associação rápida de uma palavra à temática abordada com posteriores momentos de reflexão individual e coletiva, auxiliando a criar subsunçores sobre os conteúdos/temas abordados para sua posterior apresentação e discussão. Os resultados revelaram que as participantes do estudo, apesar de perceberem e evidenciarem vários problemas ambientais de sua região, tinham pouco conhecimento referente aos processos de degradação abordados, principalmente quanto ao aquecimento global e às cianobactérias, não conseguindo fazer relações entre eles. Destacamos que as docentes participaram ativamente da atividade, mostrando interesse em desenvolvê-la em suas aulas. Ante aos resultados, consideramos imprescindível que as instituições de pesquisa se aproximem das escolas da Educação Básica, levando e discutindo temas ambientais e a EA com seus integrantes em um contexto lúdico e interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8372_TB2192_15042024153207.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIENAE GENÉSIA CORRÊA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIENAE"
    "autor_email" => "elienaep@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Dentre os inúmeros problemas ambientais contemporâneos, a degradação dos mananciais de água, a devastação da vegetação nativa, o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera e o aquecimento global têm se destacado, configurando-se como os grandes propulsores da crise ambiental atual. Entendendo que eles se relacionam e geram outras questões ambientais, interferindo direta e indiretamente na saúde ambiental e humana, trazemos um recorte de uma pesquisa de Educação Ambiental (EA) Crítica, apoiada na perspectiva emancipatória freiriana e nas propostas de Guimarães e Layrargues, realizada com docentes do 1o segmento do Ensino Fundamental (1o ao 5o anos) de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, no contexto de formação continuada e permanente de professores. A mesma discutiu a degradação dos mananciais de água, relacionando-a com estes problemas citados e, principalmente, com a proliferação das cianobactérias e as respectivas consequências nos ecossistemas e na população humana. Neste recorte, trazemos os resultados oriundos de uma atividade com caráter lúdico de ‘resposta imediata’, que objetivou sistematizar as percepções e concepções prévias latentes dos sujeitos através de uma associação rápida de uma palavra à temática abordada com posteriores momentos de reflexão individual e coletiva, auxiliando a criar subsunçores sobre os conteúdos/temas abordados para sua posterior apresentação e discussão. Os resultados revelaram que as participantes do estudo, apesar de perceberem e evidenciarem vários problemas ambientais de sua região, tinham pouco conhecimento referente aos processos de degradação abordados, principalmente quanto ao aquecimento global e às cianobactérias, não conseguindo fazer relações entre eles. Destacamos que as docentes participaram ativamente da atividade, mostrando interesse em desenvolvê-la em suas aulas. Ante aos resultados, consideramos imprescindível que as instituições de pesquisa se aproximem das escolas da Educação Básica, levando e discutindo temas ambientais e a EA com seus integrantes em um contexto lúdico e interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.