Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NECESSIDADES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS (DI)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109725
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1193
    "inscrito_id" => 539
    "titulo" => "AS NECESSIDADES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS (DI)"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as experiências pessoais, buscando descrever a percepção em torno da educação inclusiva em escolas através de vivências adquiridas em estágios supervisionados em sala de aula, por meio do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, além disso, buscou-se pontuar estratégias para a inclusão de todos os alunos inseridos nesse contexto. A pesquisa sobre as necessidades de estratégias de ensino e atividades adaptadas para alunos com Deficiências Intelectuais (DI) é crucial por várias razões. Primeiramente, é um imperativo ético e moral garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou limitações, tenham acesso a educação de qualidade que atenda às suas necessidades individuais, também é fundamental garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Os educandos com DI frequentemente enfrentam desafios específicos de aprendizagem que requerem abordagens pedagógicas diferenciadas e adaptadas para alcançar seu pleno potencial e desenvolvimento. Além disso, a inclusão desses alunos em ambientes educacionais regulares é uma prioridade em diversos sistemas educacionais ao redor do mundo. No entanto, para que a inclusão seja efetiva, é essencial que os educadores estejam equipados com as estratégias e recursos adequados para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento dos discentes de forma significativa. Por fim, a pesquisa nesse campo contribui para o avanço da educação inclusiva como um todo. Ao entender melhor as necessidades específicas dos alunos com DI e as abordagens mais eficazes para atendê-los, os educadores abrangem seus saberes para que possam desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas e equitativas, beneficiando não apenas os alunos com DI, mas toda a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID539_TB1193_03072024154745.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELSO FELIPE DE OLIVEIRA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Celso Nogueira"
    "autor_email" => "celso.nogueira@iced.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109725
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1193
    "inscrito_id" => 539
    "titulo" => "AS NECESSIDADES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS (DI)"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as experiências pessoais, buscando descrever a percepção em torno da educação inclusiva em escolas através de vivências adquiridas em estágios supervisionados em sala de aula, por meio do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, além disso, buscou-se pontuar estratégias para a inclusão de todos os alunos inseridos nesse contexto. A pesquisa sobre as necessidades de estratégias de ensino e atividades adaptadas para alunos com Deficiências Intelectuais (DI) é crucial por várias razões. Primeiramente, é um imperativo ético e moral garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou limitações, tenham acesso a educação de qualidade que atenda às suas necessidades individuais, também é fundamental garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Os educandos com DI frequentemente enfrentam desafios específicos de aprendizagem que requerem abordagens pedagógicas diferenciadas e adaptadas para alcançar seu pleno potencial e desenvolvimento. Além disso, a inclusão desses alunos em ambientes educacionais regulares é uma prioridade em diversos sistemas educacionais ao redor do mundo. No entanto, para que a inclusão seja efetiva, é essencial que os educadores estejam equipados com as estratégias e recursos adequados para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento dos discentes de forma significativa. Por fim, a pesquisa nesse campo contribui para o avanço da educação inclusiva como um todo. Ao entender melhor as necessidades específicas dos alunos com DI e as abordagens mais eficazes para atendê-los, os educadores abrangem seus saberes para que possam desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas e equitativas, beneficiando não apenas os alunos com DI, mas toda a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID539_TB1193_03072024154745.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELSO FELIPE DE OLIVEIRA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Celso Nogueira"
    "autor_email" => "celso.nogueira@iced.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as experiências pessoais, buscando descrever a percepção em torno da educação inclusiva em escolas através de vivências adquiridas em estágios supervisionados em sala de aula, por meio do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, além disso, buscou-se pontuar estratégias para a inclusão de todos os alunos inseridos nesse contexto. A pesquisa sobre as necessidades de estratégias de ensino e atividades adaptadas para alunos com Deficiências Intelectuais (DI) é crucial por várias razões. Primeiramente, é um imperativo ético e moral garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou limitações, tenham acesso a educação de qualidade que atenda às suas necessidades individuais, também é fundamental garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Os educandos com DI frequentemente enfrentam desafios específicos de aprendizagem que requerem abordagens pedagógicas diferenciadas e adaptadas para alcançar seu pleno potencial e desenvolvimento. Além disso, a inclusão desses alunos em ambientes educacionais regulares é uma prioridade em diversos sistemas educacionais ao redor do mundo. No entanto, para que a inclusão seja efetiva, é essencial que os educadores estejam equipados com as estratégias e recursos adequados para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento dos discentes de forma significativa. Por fim, a pesquisa nesse campo contribui para o avanço da educação inclusiva como um todo. Ao entender melhor as necessidades específicas dos alunos com DI e as abordagens mais eficazes para atendê-los, os educadores abrangem seus saberes para que possam desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas e equitativas, beneficiando não apenas os alunos com DI, mas toda a comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.