Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ EM RELAÇÃO AO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO PARA O AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111356
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3493
    "inscrito_id" => 8328
    "titulo" => "CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ EM RELAÇÃO AO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO PARA O AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "A Educação Física aborda os aspectos físicos e da cultura corporal do movimento, dentre eles, o Futebol de Salão (Futsal), no qual é colocado com frequência nas aulas de Educação Física escolar. O futsal surge dentro das modalidades coletivas. Dito isso, surge o seguinte questionamento: Os conhecimentos adquiridos durante a disciplina Esportes Coletivos/Futsal são suficientes para a atuação dos profissionais de Educação Física dentro das escolas? O presente trabalho teve como objetivo verificar o grau de aprendizagem que os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tiveram dentro da disciplina Esportes Coletivos/Futsal. Para tanto, fizemos uso de uma pesquisa de campo de enfoque qualitativo-descritivo. Participaram do estudo vinte e quatro alunos(as) da disciplina de Esportes Coletivos 1, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará no ano de 2023. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado através da ferramenta Google Forms. Os dados foram analisados utilizando a técnica da análise temática de Minayo. Os resultados obtidos por meio desse estudo foram considerados abaixo do esperado. Os dados apontam que 27,3% dos entrevistados não possuem os conhecimentos necessários para ter segurança no ensino do Futebol de salão nas aulas de Educação Física Escolar, evidenciando a necessidade dos graduandos buscarem cursos de formação específica na área, para saberes além dos conteúdos ministrados durante a formação acadêmica. Recomenda-se a produção de mais estudos que analisem os conhecimentos de professores de Educação Física em modalidades específicas de Esportes Coletivos, a fim de promover melhorias na formação docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8328_TB3493_27102024175623.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE MARTINS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felipemartinsb.ef@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111356
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3493
    "inscrito_id" => 8328
    "titulo" => "CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ EM RELAÇÃO AO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO PARA O AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "A Educação Física aborda os aspectos físicos e da cultura corporal do movimento, dentre eles, o Futebol de Salão (Futsal), no qual é colocado com frequência nas aulas de Educação Física escolar. O futsal surge dentro das modalidades coletivas. Dito isso, surge o seguinte questionamento: Os conhecimentos adquiridos durante a disciplina Esportes Coletivos/Futsal são suficientes para a atuação dos profissionais de Educação Física dentro das escolas? O presente trabalho teve como objetivo verificar o grau de aprendizagem que os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tiveram dentro da disciplina Esportes Coletivos/Futsal. Para tanto, fizemos uso de uma pesquisa de campo de enfoque qualitativo-descritivo. Participaram do estudo vinte e quatro alunos(as) da disciplina de Esportes Coletivos 1, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará no ano de 2023. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado através da ferramenta Google Forms. Os dados foram analisados utilizando a técnica da análise temática de Minayo. Os resultados obtidos por meio desse estudo foram considerados abaixo do esperado. Os dados apontam que 27,3% dos entrevistados não possuem os conhecimentos necessários para ter segurança no ensino do Futebol de salão nas aulas de Educação Física Escolar, evidenciando a necessidade dos graduandos buscarem cursos de formação específica na área, para saberes além dos conteúdos ministrados durante a formação acadêmica. Recomenda-se a produção de mais estudos que analisem os conhecimentos de professores de Educação Física em modalidades específicas de Esportes Coletivos, a fim de promover melhorias na formação docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8328_TB3493_27102024175623.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE MARTINS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felipemartinsb.ef@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação Física aborda os aspectos físicos e da cultura corporal do movimento, dentre eles, o Futebol de Salão (Futsal), no qual é colocado com frequência nas aulas de Educação Física escolar. O futsal surge dentro das modalidades coletivas. Dito isso, surge o seguinte questionamento: Os conhecimentos adquiridos durante a disciplina Esportes Coletivos/Futsal são suficientes para a atuação dos profissionais de Educação Física dentro das escolas? O presente trabalho teve como objetivo verificar o grau de aprendizagem que os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tiveram dentro da disciplina Esportes Coletivos/Futsal. Para tanto, fizemos uso de uma pesquisa de campo de enfoque qualitativo-descritivo. Participaram do estudo vinte e quatro alunos(as) da disciplina de Esportes Coletivos 1, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará no ano de 2023. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado através da ferramenta Google Forms. Os dados foram analisados utilizando a técnica da análise temática de Minayo. Os resultados obtidos por meio desse estudo foram considerados abaixo do esperado. Os dados apontam que 27,3% dos entrevistados não possuem os conhecimentos necessários para ter segurança no ensino do Futebol de salão nas aulas de Educação Física Escolar, evidenciando a necessidade dos graduandos buscarem cursos de formação específica na área, para saberes além dos conteúdos ministrados durante a formação acadêmica. Recomenda-se a produção de mais estudos que analisem os conhecimentos de professores de Educação Física em modalidades específicas de Esportes Coletivos, a fim de promover melhorias na formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.