Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111950
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4385
    "inscrito_id" => 13762
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS"
    "resumo" => "A narrativa educacional contemporânea reflete uma evolução na relação entre professores e alunos, buscando uma abordagem mais empática e humana para além da tradicional autoridade. A gestão escolar desempenha um papel crucial nesse contexto, pois influencia diretamente a qualidade de vida dos estudantes e a eficácia do processo educativo. Este trabalho visa explorar como a gestão escolar enfrenta os desafios socioemocionais dos jovens, particularmente no ensino médio. A pesquisa se embasa em teorias que destacam a importância da gestão escolar na promoção de um ambiente educativo que vá além do ensino logocêntrico, considerando as emoções e os problemas sociais e psicológicos dos alunos. Autores como Reichert (2015) e Lück (2008) ressaltam a necessidade de uma gestão escolar que compreenda e atenda às demandas socioemocionais dos estudantes, buscando uma formação mais completa e humana. A pesquisa enfatiza a relevância social e acadêmica do tema, destacando a necessidade de medidas eficazes para lidar com os problemas socioemocionais dos alunos, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. O aumento da mecânica e virtualização das relações sociais torna esse enfrentamento ainda mais urgente, exigindo uma gestão escolar capaz de proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo. O estudo é para identificar os problemas socioemocionais mais prevalentes entre os estudantes do ensino médio, analisar as ações da gestão escolar. Autores como Pino (2000) e Lück (2009) ressaltam a necessidade de uma abordagem holística que considere não apenas o aspecto acadêmico, mas também o emocional e social dos estudantes. A metodologia proposta envolve um estudo bibliográfico, buscando contribuir para o avanço científico e para a melhoria da qualidade de vida e educação dos jovens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13762_TB4385_23102024152805.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA LIDIA ROCHA GONCALVES PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA"
    "autor_email" => "marta.martarocha@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111950
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4385
    "inscrito_id" => 13762
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS"
    "resumo" => "A narrativa educacional contemporânea reflete uma evolução na relação entre professores e alunos, buscando uma abordagem mais empática e humana para além da tradicional autoridade. A gestão escolar desempenha um papel crucial nesse contexto, pois influencia diretamente a qualidade de vida dos estudantes e a eficácia do processo educativo. Este trabalho visa explorar como a gestão escolar enfrenta os desafios socioemocionais dos jovens, particularmente no ensino médio. A pesquisa se embasa em teorias que destacam a importância da gestão escolar na promoção de um ambiente educativo que vá além do ensino logocêntrico, considerando as emoções e os problemas sociais e psicológicos dos alunos. Autores como Reichert (2015) e Lück (2008) ressaltam a necessidade de uma gestão escolar que compreenda e atenda às demandas socioemocionais dos estudantes, buscando uma formação mais completa e humana. A pesquisa enfatiza a relevância social e acadêmica do tema, destacando a necessidade de medidas eficazes para lidar com os problemas socioemocionais dos alunos, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. O aumento da mecânica e virtualização das relações sociais torna esse enfrentamento ainda mais urgente, exigindo uma gestão escolar capaz de proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo. O estudo é para identificar os problemas socioemocionais mais prevalentes entre os estudantes do ensino médio, analisar as ações da gestão escolar. Autores como Pino (2000) e Lück (2009) ressaltam a necessidade de uma abordagem holística que considere não apenas o aspecto acadêmico, mas também o emocional e social dos estudantes. A metodologia proposta envolve um estudo bibliográfico, buscando contribuir para o avanço científico e para a melhoria da qualidade de vida e educação dos jovens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13762_TB4385_23102024152805.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA LIDIA ROCHA GONCALVES PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA"
    "autor_email" => "marta.martarocha@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A narrativa educacional contemporânea reflete uma evolução na relação entre professores e alunos, buscando uma abordagem mais empática e humana para além da tradicional autoridade. A gestão escolar desempenha um papel crucial nesse contexto, pois influencia diretamente a qualidade de vida dos estudantes e a eficácia do processo educativo. Este trabalho visa explorar como a gestão escolar enfrenta os desafios socioemocionais dos jovens, particularmente no ensino médio. A pesquisa se embasa em teorias que destacam a importância da gestão escolar na promoção de um ambiente educativo que vá além do ensino logocêntrico, considerando as emoções e os problemas sociais e psicológicos dos alunos. Autores como Reichert (2015) e Lück (2008) ressaltam a necessidade de uma gestão escolar que compreenda e atenda às demandas socioemocionais dos estudantes, buscando uma formação mais completa e humana. A pesquisa enfatiza a relevância social e acadêmica do tema, destacando a necessidade de medidas eficazes para lidar com os problemas socioemocionais dos alunos, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. O aumento da mecânica e virtualização das relações sociais torna esse enfrentamento ainda mais urgente, exigindo uma gestão escolar capaz de proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo. O estudo é para identificar os problemas socioemocionais mais prevalentes entre os estudantes do ensino médio, analisar as ações da gestão escolar. Autores como Pino (2000) e Lück (2009) ressaltam a necessidade de uma abordagem holística que considere não apenas o aspecto acadêmico, mas também o emocional e social dos estudantes. A metodologia proposta envolve um estudo bibliográfico, buscando contribuir para o avanço científico e para a melhoria da qualidade de vida e educação dos jovens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.