Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDANDO OS SISTEMAS DE REPRODUÇÃO HUMANA DE FORMA LÚDICA: SAÚDE E AUTOCONHECIMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113847
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7095
    "inscrito_id" => 17876
    "titulo" => "ESTUDANDO OS SISTEMAS DE REPRODUÇÃO HUMANA DE FORMA LÚDICA: SAÚDE E AUTOCONHECIMENTO"
    "resumo" => "A maneira como se apresenta um conteúdo pode interferir na qualidade do aprendizado de um aluno. Dessa forma, o melhor para estimular e atraí-lo é utilizar metodologias lúdicas e interessantes, permitindo um ambiente próprio para essa compreensão. O tema reprodução humana foi escolhido para reforçar a importância do autoconhecimento para a saúde dos estudantes, além de possibilitar debates sobre o assunto. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Pintinho de Ouro, em Hidrolândia-CE, com alunos do 8° ano do turno matutino. A atividade foi dividida em quatro momentos, durante duas aulas de 50 minutos, cada. No primeiro momento, com o intuito de avaliar o conhecimento prévio dos alunos, foi entregue um questionário com algumas perguntas básicas, para ser respondido pelos mesmos. No segundo momento, ministrou-se uma aula com a utilização de slides sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino. No terceiro momento, a turma foi dividida em duas equipes para a aplicação de um jogo de tabuleiro com modelo esquemático do sistema reprodutor feminino e cards com questões referentes ao tema abordado. Para jogar, a equipe, ao responder uma pergunta corretamente, lançava um dado e avançava com o espermatozoide em direção ao ovário/óvulo. Houve um momento para a avaliação da atividade, com espaço para críticas e sugestões. Por último, finalizou-se a aula com a entrega de uma atividade para nomear cada parte dos sistemas reprodutores. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram animados e participativos, demonstrando um bom domínio do tema abordado. Com isso, pode-se perceber a importância da ludicidade na apreensão de conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17876_TB7095_24062024171040.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATIELLE ROCHA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Naty Rócha"
    "autor_email" => "naty.stibllec@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113847
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7095
    "inscrito_id" => 17876
    "titulo" => "ESTUDANDO OS SISTEMAS DE REPRODUÇÃO HUMANA DE FORMA LÚDICA: SAÚDE E AUTOCONHECIMENTO"
    "resumo" => "A maneira como se apresenta um conteúdo pode interferir na qualidade do aprendizado de um aluno. Dessa forma, o melhor para estimular e atraí-lo é utilizar metodologias lúdicas e interessantes, permitindo um ambiente próprio para essa compreensão. O tema reprodução humana foi escolhido para reforçar a importância do autoconhecimento para a saúde dos estudantes, além de possibilitar debates sobre o assunto. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Pintinho de Ouro, em Hidrolândia-CE, com alunos do 8° ano do turno matutino. A atividade foi dividida em quatro momentos, durante duas aulas de 50 minutos, cada. No primeiro momento, com o intuito de avaliar o conhecimento prévio dos alunos, foi entregue um questionário com algumas perguntas básicas, para ser respondido pelos mesmos. No segundo momento, ministrou-se uma aula com a utilização de slides sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino. No terceiro momento, a turma foi dividida em duas equipes para a aplicação de um jogo de tabuleiro com modelo esquemático do sistema reprodutor feminino e cards com questões referentes ao tema abordado. Para jogar, a equipe, ao responder uma pergunta corretamente, lançava um dado e avançava com o espermatozoide em direção ao ovário/óvulo. Houve um momento para a avaliação da atividade, com espaço para críticas e sugestões. Por último, finalizou-se a aula com a entrega de uma atividade para nomear cada parte dos sistemas reprodutores. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram animados e participativos, demonstrando um bom domínio do tema abordado. Com isso, pode-se perceber a importância da ludicidade na apreensão de conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17876_TB7095_24062024171040.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATIELLE ROCHA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Naty Rócha"
    "autor_email" => "naty.stibllec@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A maneira como se apresenta um conteúdo pode interferir na qualidade do aprendizado de um aluno. Dessa forma, o melhor para estimular e atraí-lo é utilizar metodologias lúdicas e interessantes, permitindo um ambiente próprio para essa compreensão. O tema reprodução humana foi escolhido para reforçar a importância do autoconhecimento para a saúde dos estudantes, além de possibilitar debates sobre o assunto. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Pintinho de Ouro, em Hidrolândia-CE, com alunos do 8° ano do turno matutino. A atividade foi dividida em quatro momentos, durante duas aulas de 50 minutos, cada. No primeiro momento, com o intuito de avaliar o conhecimento prévio dos alunos, foi entregue um questionário com algumas perguntas básicas, para ser respondido pelos mesmos. No segundo momento, ministrou-se uma aula com a utilização de slides sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino. No terceiro momento, a turma foi dividida em duas equipes para a aplicação de um jogo de tabuleiro com modelo esquemático do sistema reprodutor feminino e cards com questões referentes ao tema abordado. Para jogar, a equipe, ao responder uma pergunta corretamente, lançava um dado e avançava com o espermatozoide em direção ao ovário/óvulo. Houve um momento para a avaliação da atividade, com espaço para críticas e sugestões. Por último, finalizou-se a aula com a entrega de uma atividade para nomear cada parte dos sistemas reprodutores. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se mostraram animados e participativos, demonstrando um bom domínio do tema abordado. Com isso, pode-se perceber a importância da ludicidade na apreensão de conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.