Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIÓLOGICAS DA UFPB

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Durante a formação inicial, alunos da graduação deparam-se com uma matriz curricular extensa de disciplinas obrigatórias, optativas e estágios a serem cursadas em cada semestre, para a obtenção do diploma. No entanto, muitos graduandos acabam focando apenas em passar pelos componentes curriculares, devido à ausência de oportunidade para colocar em prática os conhecimentos teóricos alcançados durante a graduação. Diante disso, o Programa da Residência Pedagógica - PRP, ligado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES contribui com parte da formação do futuro docente, tendo como finalidade, inseri-lo na sala de aula da educação básica. Contribuindo assim, não só para o aperfeiçoamento do exercício teórico-prático, onde o licenciando poderá colocar em prática toda sua bagagem de conhecimentos teóricos, obtidos ao longo do curso, construindo assim a sua autonomia e identidade. O PRP também permite ao aluno da graduação explorar o seu perfil de professor pesquisador, auxiliando no desenvolvimento e reflexão das diferentes metodologias de ensino que possam contribuir para uma aprendizagem significativa do aluno da educação básica. A Universidade Federal da Paraíba UFPB em conjunto com o PRG oportuniza a vivência do graduando em um ambiente que pode destacar impasses existentes devido à diversidade no âmbito escolar, direcionando o futuro professor pesquisador para exercer o papel de transformador dessa realidade. Contudo, o licenciando residente tem a autonomia para utilizar e compartilhar diferentes ferramentas de ensino, mesclando as metodologias que mais se adequam com a necessidade de cada sala de aula, usando recursos como: aulas práticas e dinâmicas, aulas por meio de ferramentas virtuais e produção e utilização de modelos didáticos.

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