Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS ADEQUAÇÕES CURRICULARES COMO ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as estratégias de adequação curricular da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) como fator de inclusão para os estudantes com deficiência. Os fundamentos teóricos delineiam algumas categorias, em especial, a adequação curricular, um conjunto de adaptações feitas no currículo escolar para atender às necessidades específicas de alunos com diferentes estilos de aprendizado, habilidades e características individuais. Essas adaptações visam garantir que todos os alunos tenham acesso ao currículo e possam participar plenamente do processo educacional, independentemente de suas diferenças. Considera-se como problemática a seguinte indagação: como a adequação curricular pode promover a inclusão dos estudantes com deficiência na rede pública de ensino do Distrito Federal? A metodologia constituiu-se de um estudo qualitativo com pesquisa bibliográfica e documental, à luz de Mantoan (2003), Saviani (2011; 2021), bem como as legislações da SEEDF que tratam da adequação curricular na educação básica. Os resultados da investigação mostraram que as adequações curriculares podem incluir modificações nos materiais didáticos, na metodologia de ensino, na avaliação do aluno, no tempo e no ambiente de aprendizado. Por fim, conclui-se que as adequações curriculares devem ser planejadas de forma a promover o desenvolvimento acadêmico e social do aluno, sem comprometer o rigor do currículo ou as expectativas de aprendizagem. Elas devem ser baseadas em uma avaliação individualizada das necessidades do aluno e serem revisadas e ajustadas conforme necessário para garantir seu sucesso educacional. O objetivo final das adequações curriculares é promover a inclusão e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu máximo potencial na escola, conforme preconizado pelo Currículo das Escolas Públicas do DF, fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural.

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