Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112464
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5103
    "inscrito_id" => 14690
    "titulo" => "A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino de ciências para crianças do ensino fundamental, anos iniciais, é essencial para despertar a curiosidade científica e promover o pensamento crítico desde cedo. No entanto, essa tarefa enfrenta diversos desafios, como a falta de laboratórios e instrumentos adequados, além das precárias condições na formação de professores, que muitas vezes não possuem uma base sólida em ciências. Este trabalho relata a experiência de um professor com formação inicial em Química e posterior graduação em Pedagogia, que está lecionando pela primeira vez no ensino fundamental, anos iniciais. Com vasta experiência no ensino de ciências no ensino médio, este professor sempre valorizou a prática como uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Agora, diante do desafio de ensinar no ensino fundamental, ele utiliza sua experiência para criar um ambiente de aprendizado prático e envolvente. Este relato reflete as discussões e estratégias adotadas para adaptar seus conhecimentos científicos a uma linguagem acessível e significativa para os alunos mais jovens, abordando a transposição didática como fundamento no ensino de ciências. A experiência é narrada a partir de uma escola municipal de Paço do Lumiar, no Estado do Maranhão, a primeira escola integral de ensino fundamental da rede. A prática culminou na participação do professor e de sua turma de quinto na primeira feira de ciências da rede de ensino da cidade, onde apresentaram experimentos focados na sustentabilidade, trabalhando com robótica, eletricidade, densidade e programação. Esta abordagem prática não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também incentivou os alunos a explorar e experimentar, promovendo um aprendizado ativo e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14690_TB5103_23102024004328.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "Otávio Augusto"
    "autor_email" => "otavioaugustodemoraes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112464
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5103
    "inscrito_id" => 14690
    "titulo" => "A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino de ciências para crianças do ensino fundamental, anos iniciais, é essencial para despertar a curiosidade científica e promover o pensamento crítico desde cedo. No entanto, essa tarefa enfrenta diversos desafios, como a falta de laboratórios e instrumentos adequados, além das precárias condições na formação de professores, que muitas vezes não possuem uma base sólida em ciências. Este trabalho relata a experiência de um professor com formação inicial em Química e posterior graduação em Pedagogia, que está lecionando pela primeira vez no ensino fundamental, anos iniciais. Com vasta experiência no ensino de ciências no ensino médio, este professor sempre valorizou a prática como uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Agora, diante do desafio de ensinar no ensino fundamental, ele utiliza sua experiência para criar um ambiente de aprendizado prático e envolvente. Este relato reflete as discussões e estratégias adotadas para adaptar seus conhecimentos científicos a uma linguagem acessível e significativa para os alunos mais jovens, abordando a transposição didática como fundamento no ensino de ciências. A experiência é narrada a partir de uma escola municipal de Paço do Lumiar, no Estado do Maranhão, a primeira escola integral de ensino fundamental da rede. A prática culminou na participação do professor e de sua turma de quinto na primeira feira de ciências da rede de ensino da cidade, onde apresentaram experimentos focados na sustentabilidade, trabalhando com robótica, eletricidade, densidade e programação. Esta abordagem prática não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também incentivou os alunos a explorar e experimentar, promovendo um aprendizado ativo e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14690_TB5103_23102024004328.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "Otávio Augusto"
    "autor_email" => "otavioaugustodemoraes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de ciências para crianças do ensino fundamental, anos iniciais, é essencial para despertar a curiosidade científica e promover o pensamento crítico desde cedo. No entanto, essa tarefa enfrenta diversos desafios, como a falta de laboratórios e instrumentos adequados, além das precárias condições na formação de professores, que muitas vezes não possuem uma base sólida em ciências. Este trabalho relata a experiência de um professor com formação inicial em Química e posterior graduação em Pedagogia, que está lecionando pela primeira vez no ensino fundamental, anos iniciais. Com vasta experiência no ensino de ciências no ensino médio, este professor sempre valorizou a prática como uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Agora, diante do desafio de ensinar no ensino fundamental, ele utiliza sua experiência para criar um ambiente de aprendizado prático e envolvente. Este relato reflete as discussões e estratégias adotadas para adaptar seus conhecimentos científicos a uma linguagem acessível e significativa para os alunos mais jovens, abordando a transposição didática como fundamento no ensino de ciências. A experiência é narrada a partir de uma escola municipal de Paço do Lumiar, no Estado do Maranhão, a primeira escola integral de ensino fundamental da rede. A prática culminou na participação do professor e de sua turma de quinto na primeira feira de ciências da rede de ensino da cidade, onde apresentaram experimentos focados na sustentabilidade, trabalhando com robótica, eletricidade, densidade e programação. Esta abordagem prática não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também incentivou os alunos a explorar e experimentar, promovendo um aprendizado ativo e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.