Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CRIANÇA COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A atuação do professor é marcada por desafios vivenciados no cotidiano escolar, por isso, é necessário desenvolver habilidades que promovam ensino de qualidade a todos os alunos. Porém, no contexto da educação infantil, observamos alguns problemas que comprometem o aprendizado de crianças com deficiência. Especificamente se tratando da criança com surdez, o processo de inclusão na primeira etapa da educação infantil torna-se um desafio. A leitura sobre essa temática na literatura possibilitou a identificação de problemas que dificultam a aprendizagem de uma criança surda, tais como: o despreparo da instituição de ensino, ausência do intérprete de libras em sala de aula e o despreparo da professora titular. Nesse sentido, no artigo procuramos compreender as dificuldades dos professores em desenvolver práticas pedagógicas inclusivas para alunos com surdez na Educação Infantil; bem como fazer uma análise sobre a prática do professor no decorrer do processo de ensino-aprendizagem e dos desafios que o aluno com surdez enfrenta. O artigo fundamenta-se em Mantoan (2007), Silva e Menezes (2020), Santos (2017), Pinto (2022), Silva (2020). A pesquisa tem por metodologia a revisão de literatura e pesquisa de campo por meio da observação não participante e entrevista, e a análise de dados pautou-se em Bardin (1977). A partir das observações feitas em uma sala de aula de educação infantil, constatamos que uma aluna com surdez não era incluída nas atividades cotidianas; e que a professora não possui formação adequada para lidar com alunos com deficiência. Além disso, analisamos não só os desafios, mas também propomos possibilidades que podemos encontrar através de práticas inclusivas, garantido uma educação de qualidade e respeitando a singularidade de cada um. Dessa forma, concluímos que é necessário haver a reflexão sobre as práticas do professor como condição fundamental para a educação inclusiva.

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