Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111096
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3130
    "inscrito_id" => 4269
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "A formação continuada é uma trajetória de diversas possibilidades, que permite ao professor atualização e desenvolvimento contínuo de sua formação profissional, favorecendo a reflexão para um novo olhar sobre o seu papel na promoção do conhecimento significativo, atuando não apenas como mero transmissor de conteúdos, ressignificando sua prática docente no processo de aprendizagem. O presente trabalho tem o propósito de pesquisar sobre o alinhamento entre os conhecimentos teóricos relativos ao ensino de Língua Portuguesa na atualidade e a prática pedagógica e formação do docente no Ensino Fundamental em Tempo Integral anos Finais no Estado do Ceará. O referencial teório fundamentou-se em de Língua Portuguesa e na formação docente e no estudo teoria e as práticas de linguagem em leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística em sala de aula. Adotamos uma abordagem qualitativa a partir de pesquisa e coletas de dados e entrevistas e análise do discurso com professores em processo formativo. Os resultados mostram que ao oportunizar práticas de planejamento, oficinas de linguagem, metogologias ativas e ações de orientação aos docentes para uso de materiais didáticos apresentados pelo Ensino Integral, de forma inovadora e interativa, passa a contribuir com o desenvolvimento e aquisição de habilidades necessárias a cada série ou etapa de aprendizagem, possibitando a reflexão sobre a prática docente, o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores, impactando na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Observou-se que a perspectiva de alcançar o propósito do aperfeiçoamento da prática pedagógica e contínuo desenvolvimento dos estudantes, é que surgem as formações Paic Integral como um caminho que possibita a aproximação entre teoria e prática, por meio de atividades didático -pedagógicas mediadas por gêneros textuais diversos envolvendo os estudantes em situações de aprendizagem desafiadoras, motivadoras e significativas para exploração da oralidade, reflexão crítica, análise linguística, compreensão ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4269_TB3130_27102024172817.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEILA MARIA CARVALHO MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "NEILA MAGALHÃES"
    "autor_email" => "neilammagalhaes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111096
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3130
    "inscrito_id" => 4269
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "A formação continuada é uma trajetória de diversas possibilidades, que permite ao professor atualização e desenvolvimento contínuo de sua formação profissional, favorecendo a reflexão para um novo olhar sobre o seu papel na promoção do conhecimento significativo, atuando não apenas como mero transmissor de conteúdos, ressignificando sua prática docente no processo de aprendizagem. O presente trabalho tem o propósito de pesquisar sobre o alinhamento entre os conhecimentos teóricos relativos ao ensino de Língua Portuguesa na atualidade e a prática pedagógica e formação do docente no Ensino Fundamental em Tempo Integral anos Finais no Estado do Ceará. O referencial teório fundamentou-se em de Língua Portuguesa e na formação docente e no estudo teoria e as práticas de linguagem em leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística em sala de aula. Adotamos uma abordagem qualitativa a partir de pesquisa e coletas de dados e entrevistas e análise do discurso com professores em processo formativo. Os resultados mostram que ao oportunizar práticas de planejamento, oficinas de linguagem, metogologias ativas e ações de orientação aos docentes para uso de materiais didáticos apresentados pelo Ensino Integral, de forma inovadora e interativa, passa a contribuir com o desenvolvimento e aquisição de habilidades necessárias a cada série ou etapa de aprendizagem, possibitando a reflexão sobre a prática docente, o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores, impactando na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Observou-se que a perspectiva de alcançar o propósito do aperfeiçoamento da prática pedagógica e contínuo desenvolvimento dos estudantes, é que surgem as formações Paic Integral como um caminho que possibita a aproximação entre teoria e prática, por meio de atividades didático -pedagógicas mediadas por gêneros textuais diversos envolvendo os estudantes em situações de aprendizagem desafiadoras, motivadoras e significativas para exploração da oralidade, reflexão crítica, análise linguística, compreensão ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4269_TB3130_27102024172817.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEILA MARIA CARVALHO MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "NEILA MAGALHÃES"
    "autor_email" => "neilammagalhaes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação continuada é uma trajetória de diversas possibilidades, que permite ao professor atualização e desenvolvimento contínuo de sua formação profissional, favorecendo a reflexão para um novo olhar sobre o seu papel na promoção do conhecimento significativo, atuando não apenas como mero transmissor de conteúdos, ressignificando sua prática docente no processo de aprendizagem. O presente trabalho tem o propósito de pesquisar sobre o alinhamento entre os conhecimentos teóricos relativos ao ensino de Língua Portuguesa na atualidade e a prática pedagógica e formação do docente no Ensino Fundamental em Tempo Integral anos Finais no Estado do Ceará. O referencial teório fundamentou-se em de Língua Portuguesa e na formação docente e no estudo teoria e as práticas de linguagem em leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística em sala de aula. Adotamos uma abordagem qualitativa a partir de pesquisa e coletas de dados e entrevistas e análise do discurso com professores em processo formativo. Os resultados mostram que ao oportunizar práticas de planejamento, oficinas de linguagem, metogologias ativas e ações de orientação aos docentes para uso de materiais didáticos apresentados pelo Ensino Integral, de forma inovadora e interativa, passa a contribuir com o desenvolvimento e aquisição de habilidades necessárias a cada série ou etapa de aprendizagem, possibitando a reflexão sobre a prática docente, o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores, impactando na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Observou-se que a perspectiva de alcançar o propósito do aperfeiçoamento da prática pedagógica e contínuo desenvolvimento dos estudantes, é que surgem as formações Paic Integral como um caminho que possibita a aproximação entre teoria e prática, por meio de atividades didático -pedagógicas mediadas por gêneros textuais diversos envolvendo os estudantes em situações de aprendizagem desafiadoras, motivadoras e significativas para exploração da oralidade, reflexão crítica, análise linguística, compreensão .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.