Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS BEM PEQUENAS: O USO DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E A PARCERIA COM AS FAMÍLIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109597
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1012
    "inscrito_id" => 1886
    "titulo" => "O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS BEM PEQUENAS: O USO DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E A PARCERIA COM AS FAMÍLIAS"
    "resumo" => "Neste artigo é exposto um relato de experiência surgido durante a adaptação de crianças bem pequenas na esfera da educação infantil. Entendendo que o processo é individual, dependendo do espaço familiar de origem e da resposta aos métodos pedagógicos utilizados na instituição. O intuito principal é abordar a relação com a família e refletir sobre a relevância da documentação pedagógica ao longo do período de adaptação de um agrupamento de crianças de dois anos em um Centro de Educação Infantil (CEI) em Fortaleza. Além disso, os objetivos específicos englobam a reflexão acerca da utilização da documentação pedagógica como método para monitorar as relações e os conhecimentos desenvolvidos nesse contexto mencionado; e apresentar as vivências registradas durante o processo de adaptação das crianças. Refere-se a uma pesquisa de campo, com enfoque qualitativo. Os dados foram coletados por meio de observação participante, tendo a documentação pedagógica sido adotada como uma ferramenta de apoio para registrar as informações obtidas durante a observação. Através deste estudo, foi evidenciada a importância da colaboração das famílias e da documentação pedagógica no processo de adaptação das crianças na instituição de educação infantil, sendo fundamental para monitorar as relações e conhecimentos que se desenvolveram ao longo desse período."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1886_TB1012_27102024200759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSLANE ANDRADE NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAYS ANDRADE"
    "autor_email" => "thayslane.andrade@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109597
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1012
    "inscrito_id" => 1886
    "titulo" => "O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS BEM PEQUENAS: O USO DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E A PARCERIA COM AS FAMÍLIAS"
    "resumo" => "Neste artigo é exposto um relato de experiência surgido durante a adaptação de crianças bem pequenas na esfera da educação infantil. Entendendo que o processo é individual, dependendo do espaço familiar de origem e da resposta aos métodos pedagógicos utilizados na instituição. O intuito principal é abordar a relação com a família e refletir sobre a relevância da documentação pedagógica ao longo do período de adaptação de um agrupamento de crianças de dois anos em um Centro de Educação Infantil (CEI) em Fortaleza. Além disso, os objetivos específicos englobam a reflexão acerca da utilização da documentação pedagógica como método para monitorar as relações e os conhecimentos desenvolvidos nesse contexto mencionado; e apresentar as vivências registradas durante o processo de adaptação das crianças. Refere-se a uma pesquisa de campo, com enfoque qualitativo. Os dados foram coletados por meio de observação participante, tendo a documentação pedagógica sido adotada como uma ferramenta de apoio para registrar as informações obtidas durante a observação. Através deste estudo, foi evidenciada a importância da colaboração das famílias e da documentação pedagógica no processo de adaptação das crianças na instituição de educação infantil, sendo fundamental para monitorar as relações e conhecimentos que se desenvolveram ao longo desse período."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1886_TB1012_27102024200759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSLANE ANDRADE NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAYS ANDRADE"
    "autor_email" => "thayslane.andrade@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste artigo é exposto um relato de experiência surgido durante a adaptação de crianças bem pequenas na esfera da educação infantil. Entendendo que o processo é individual, dependendo do espaço familiar de origem e da resposta aos métodos pedagógicos utilizados na instituição. O intuito principal é abordar a relação com a família e refletir sobre a relevância da documentação pedagógica ao longo do período de adaptação de um agrupamento de crianças de dois anos em um Centro de Educação Infantil (CEI) em Fortaleza. Além disso, os objetivos específicos englobam a reflexão acerca da utilização da documentação pedagógica como método para monitorar as relações e os conhecimentos desenvolvidos nesse contexto mencionado; e apresentar as vivências registradas durante o processo de adaptação das crianças. Refere-se a uma pesquisa de campo, com enfoque qualitativo. Os dados foram coletados por meio de observação participante, tendo a documentação pedagógica sido adotada como uma ferramenta de apoio para registrar as informações obtidas durante a observação. Através deste estudo, foi evidenciada a importância da colaboração das famílias e da documentação pedagógica no processo de adaptação das crianças na instituição de educação infantil, sendo fundamental para monitorar as relações e conhecimentos que se desenvolveram ao longo desse período.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.