Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS ESTRUTURAIS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As mutações cromossômicas estruturais são rearranjos que alteram a morfologia dos cromossomos, contemplando as deleções, duplicações, inversões e translocações. As deleções e duplicações são rearranjos gênicos não balanceados, ocasionando mudanças no tamanho do genoma e no balanço gênico. Nas deleções uma parte de um segmento cromossômico é perdido, resultando na falta de genes. Nas duplicações, uma parte de um cromossomo apresenta genes em doses extras. Os rearranjos gênicos balanceados incluem as inversões e as translocações e são aqueles que não levam à mudança no tamanho do genoma. Nas inversões um segmento cromossômico sofre duas quebras, gira 180° e se fixa novamente ao cromossomo. Nas translocações recíprocas ocorre troca de material genético entre cromossomos não homólogos. Todas essas mutações são importantes em processos evolutivos e em doenças genéticas que afetam os seres vivos. Por se tratar de alterações que só podem ser verificadas do ponto de vista microscópico ou sub-microscópico, o uso de modelos didáticos para o aprendizado deste tema se torna uma ferramenta facilitadora para o ensino. Aqui apresentamos um modelo didático tridimensional voltado ao ensino das mutações cromossômicas estruturais. Para tal, distintos tipos de cromossomos foram representados com flutuadores de piscina de diferentes cores. Nos flutuadores foram aderidas fitas adesivas coloridas e letras para representar os genes. As letras também foram impressas em braille, buscando tornar o modelo acessível para deficientes visuais. Os centrômeros foram representados por desgastes realizados com estilete nos flutuadores. Foram realizados cortes em diferentes regiões dos flutuadores e, nas regiões cortadas, foram aderidos imãs, a fim de permitir seu encaixe em diferentes posições dos flutuadores ou remoção, possibilitando a representação das mutações estruturais. Espera-se que este modelo didático resulte em uma experiência de aprendizado mais interativa e significativa para os alunos, facilitando o aprendizado de diferentes conceitos de genética.

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