Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PALESTRAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111368
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3511
    "inscrito_id" => 10210
    "titulo" => "PALESTRAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A Educação como direito de todos e fundamental para a formação de cidadãos conscientes para uma vida harmoniosa e equilibrada em sociedade, tem sido pauta de discussões sobre temáticas a serem abordadas como essenciais na Educação Básica, a exemplo, os Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As TCTs auxiliam no reconhecimento e aprendizado sobre as temáticas relevantes para sua atuação na sociedade. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo trabalhar o Tema Meio Ambiente (Educação Ambiental; Educação para o consumo) nas escolas de Ensino Fundamental do Município de Codó - MA. A metodologia utilizada foi seguir o cronograma de atividades previstas no calendário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde foi realizado um mapeamento das Escolas que foram contempladas com as atividades de palestras abordando temáticas relacionadas ao Meio Ambiente, como: Dia Internacional das Florestas, Dia Mundial da água, Os 5R’s da Sustentabilidade, dentre outras temáticas trabalhadas durante o ano letivo. O público alvo foram alunos do 5º ao 9º ano. As palestras realizadas possibilitaram aos alunos um conhecimento diferenciado referente aos cuidados com o Meio Ambiente. Na oportunidade pode-se perceber o envolvimento e participação do público através de perguntas e depoimentos sobre práticas diárias, esclarecimento de dúvidas sobre assuntos do cotidiano e condutas errôneas, que prejudicavam o Meio Ambiente e vida pessoal. Assim, conclui-se que a ação permitiu aos estudantes compreenderem melhor a realidade sobre questões sociais, financeiras, ambientais, tecnologias digitais e demais assuntos que conferem aos TCTs. Entende-se que esse tipo de ação atrai a atenção dos alunos para a realidade que os cerca, e tendo em vista que ninguém conscientiza ninguém, é necessário sensibilizar, mostrando a realidade e suas consequências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10210_TB3511_08042024225458.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FATONY FÁRAH HAIDAR RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "FATONY HAIDAR"
    "autor_email" => "fatony.farah2015@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111368
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3511
    "inscrito_id" => 10210
    "titulo" => "PALESTRAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A Educação como direito de todos e fundamental para a formação de cidadãos conscientes para uma vida harmoniosa e equilibrada em sociedade, tem sido pauta de discussões sobre temáticas a serem abordadas como essenciais na Educação Básica, a exemplo, os Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As TCTs auxiliam no reconhecimento e aprendizado sobre as temáticas relevantes para sua atuação na sociedade. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo trabalhar o Tema Meio Ambiente (Educação Ambiental; Educação para o consumo) nas escolas de Ensino Fundamental do Município de Codó - MA. A metodologia utilizada foi seguir o cronograma de atividades previstas no calendário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde foi realizado um mapeamento das Escolas que foram contempladas com as atividades de palestras abordando temáticas relacionadas ao Meio Ambiente, como: Dia Internacional das Florestas, Dia Mundial da água, Os 5R’s da Sustentabilidade, dentre outras temáticas trabalhadas durante o ano letivo. O público alvo foram alunos do 5º ao 9º ano. As palestras realizadas possibilitaram aos alunos um conhecimento diferenciado referente aos cuidados com o Meio Ambiente. Na oportunidade pode-se perceber o envolvimento e participação do público através de perguntas e depoimentos sobre práticas diárias, esclarecimento de dúvidas sobre assuntos do cotidiano e condutas errôneas, que prejudicavam o Meio Ambiente e vida pessoal. Assim, conclui-se que a ação permitiu aos estudantes compreenderem melhor a realidade sobre questões sociais, financeiras, ambientais, tecnologias digitais e demais assuntos que conferem aos TCTs. Entende-se que esse tipo de ação atrai a atenção dos alunos para a realidade que os cerca, e tendo em vista que ninguém conscientiza ninguém, é necessário sensibilizar, mostrando a realidade e suas consequências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10210_TB3511_08042024225458.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FATONY FÁRAH HAIDAR RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "FATONY HAIDAR"
    "autor_email" => "fatony.farah2015@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação como direito de todos e fundamental para a formação de cidadãos conscientes para uma vida harmoniosa e equilibrada em sociedade, tem sido pauta de discussões sobre temáticas a serem abordadas como essenciais na Educação Básica, a exemplo, os Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As TCTs auxiliam no reconhecimento e aprendizado sobre as temáticas relevantes para sua atuação na sociedade. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo trabalhar o Tema Meio Ambiente (Educação Ambiental; Educação para o consumo) nas escolas de Ensino Fundamental do Município de Codó - MA. A metodologia utilizada foi seguir o cronograma de atividades previstas no calendário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde foi realizado um mapeamento das Escolas que foram contempladas com as atividades de palestras abordando temáticas relacionadas ao Meio Ambiente, como: Dia Internacional das Florestas, Dia Mundial da água, Os 5R’s da Sustentabilidade, dentre outras temáticas trabalhadas durante o ano letivo. O público alvo foram alunos do 5º ao 9º ano. As palestras realizadas possibilitaram aos alunos um conhecimento diferenciado referente aos cuidados com o Meio Ambiente. Na oportunidade pode-se perceber o envolvimento e participação do público através de perguntas e depoimentos sobre práticas diárias, esclarecimento de dúvidas sobre assuntos do cotidiano e condutas errôneas, que prejudicavam o Meio Ambiente e vida pessoal. Assim, conclui-se que a ação permitiu aos estudantes compreenderem melhor a realidade sobre questões sociais, financeiras, ambientais, tecnologias digitais e demais assuntos que conferem aos TCTs. Entende-se que esse tipo de ação atrai a atenção dos alunos para a realidade que os cerca, e tendo em vista que ninguém conscientiza ninguém, é necessário sensibilizar, mostrando a realidade e suas consequências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.