PEREIRA, Fernanda Vieira et al.. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111085>. Acesso em: 25/12/2024 22:35
Este artigo trata-se de um ensaio teórico, cujo objetivo foi analisar a formação nos cursos de licenciatura. Para responder às perguntas apresentadas desenvolveu-se pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Ademais, utilizaram-se artigos e livros de autores que discutem a formação inicial, como Gonçalves (2000), Tardif e Lessard (2005), Costa (2009), entre outras obras pertinentes sobre o tema. Diante das discussões, elencaram-se muitas fragilidades na formação do professor de matemática, em razão disso, percebe-se a importância da construção de melhorias na formação profissional. Por fim, considera-se necessário inserir na formação do professor o desenvolvimento de projetos que visem solucionar as dificuldades oriundas do ensino básico, a partir da inclusão de atividades, palestras e rodas de conversas que evidenciem as dificuldades vivenciadas na sala de aula, entre outras possibilidades.