Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O CORAÇÃO E AS CÉLULAS DE PURKINJE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE UM CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O ENEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111369
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3512
    "inscrito_id" => 1176
    "titulo" => "EXPLORANDO O CORAÇÃO E AS CÉLULAS DE PURKINJE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE UM CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O ENEM"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade ainda constitui um desafio. Realizar a integração de conteúdos de disciplinas diferentes, como, Física e Biologia, embora de mesma área, ainda pode significar um obstáculo para os estudantes. Nesse viés, esse trabalho tem o objetivo de elaborar uma abordagem de cunho prático e interdisciplinar, a fim de contribuir no entendimento do funcionamento do sistema motor central e periférico, para discentes do cursinho preparatório para o ENEM(Proceem), ofertado de forma gratuita pela UFRN. Principalmente pelo fato deles serem advindos da rede pública de ensino e, por vezes, têm dificuldades em determinadas matérias, pois não tiveram a oportunidade de ter professores para ministrar as disciplinas, logo, tal fato se torna um fator limitante na compreensão dos conceitos. Desse modo, essa abordagem é relevante em propiciar aos alunos a percepção integrada dos princípios biológicos e físicos que estão compreendidos no funcionamento dos músculos e o sistema nervoso periférico na condução elétrica cardíaca que controla até mesmo o ritmo cardíaco, de modo que esse órgão desenvolva movimentos sistólicos e diastólicos de maneira regular. Para tanto, a metodologia abrange o desenvolvimento de uma atividade prática, fazendo o uso de um modelo simplificado de parte do sistema, com mecanismos eletromecânicos como ferramenta para auxiliar a compreensão dos conteúdos envolvidos. Além disso, os alunos serão conduzidos através de uma aula inicial expositiva, de forma que terão uma introdução acerca dos conceitos básicos referentes à fisiologia e a anatomia e conceitos referentes à eletricidade(área de estudo da Física). Assim, irão visualizar a propagação do impulso elétrico no modelo confeccionado. Portanto, espera-se que os discentes aperfeiçoem a capacidade de associação entre os aspectos explorado e consigam perceber, de maneira crítica, a associação desses conceitos em situações práticas do dia a dia e, por consequência, preparem-os de maneira efetiva para a prova do ENEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1176_TB3512_27102024012645.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA ANTUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA ANTUNES"
    "autor_email" => "lorena.antunes.124@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111369
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3512
    "inscrito_id" => 1176
    "titulo" => "EXPLORANDO O CORAÇÃO E AS CÉLULAS DE PURKINJE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DE UM CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O ENEM"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade ainda constitui um desafio. Realizar a integração de conteúdos de disciplinas diferentes, como, Física e Biologia, embora de mesma área, ainda pode significar um obstáculo para os estudantes. Nesse viés, esse trabalho tem o objetivo de elaborar uma abordagem de cunho prático e interdisciplinar, a fim de contribuir no entendimento do funcionamento do sistema motor central e periférico, para discentes do cursinho preparatório para o ENEM(Proceem), ofertado de forma gratuita pela UFRN. Principalmente pelo fato deles serem advindos da rede pública de ensino e, por vezes, têm dificuldades em determinadas matérias, pois não tiveram a oportunidade de ter professores para ministrar as disciplinas, logo, tal fato se torna um fator limitante na compreensão dos conceitos. Desse modo, essa abordagem é relevante em propiciar aos alunos a percepção integrada dos princípios biológicos e físicos que estão compreendidos no funcionamento dos músculos e o sistema nervoso periférico na condução elétrica cardíaca que controla até mesmo o ritmo cardíaco, de modo que esse órgão desenvolva movimentos sistólicos e diastólicos de maneira regular. Para tanto, a metodologia abrange o desenvolvimento de uma atividade prática, fazendo o uso de um modelo simplificado de parte do sistema, com mecanismos eletromecânicos como ferramenta para auxiliar a compreensão dos conteúdos envolvidos. Além disso, os alunos serão conduzidos através de uma aula inicial expositiva, de forma que terão uma introdução acerca dos conceitos básicos referentes à fisiologia e a anatomia e conceitos referentes à eletricidade(área de estudo da Física). Assim, irão visualizar a propagação do impulso elétrico no modelo confeccionado. Portanto, espera-se que os discentes aperfeiçoem a capacidade de associação entre os aspectos explorado e consigam perceber, de maneira crítica, a associação desses conceitos em situações práticas do dia a dia e, por consequência, preparem-os de maneira efetiva para a prova do ENEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1176_TB3512_27102024012645.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA ANTUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA ANTUNES"
    "autor_email" => "lorena.antunes.124@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A interdisciplinaridade ainda constitui um desafio. Realizar a integração de conteúdos de disciplinas diferentes, como, Física e Biologia, embora de mesma área, ainda pode significar um obstáculo para os estudantes. Nesse viés, esse trabalho tem o objetivo de elaborar uma abordagem de cunho prático e interdisciplinar, a fim de contribuir no entendimento do funcionamento do sistema motor central e periférico, para discentes do cursinho preparatório para o ENEM(Proceem), ofertado de forma gratuita pela UFRN. Principalmente pelo fato deles serem advindos da rede pública de ensino e, por vezes, têm dificuldades em determinadas matérias, pois não tiveram a oportunidade de ter professores para ministrar as disciplinas, logo, tal fato se torna um fator limitante na compreensão dos conceitos. Desse modo, essa abordagem é relevante em propiciar aos alunos a percepção integrada dos princípios biológicos e físicos que estão compreendidos no funcionamento dos músculos e o sistema nervoso periférico na condução elétrica cardíaca que controla até mesmo o ritmo cardíaco, de modo que esse órgão desenvolva movimentos sistólicos e diastólicos de maneira regular. Para tanto, a metodologia abrange o desenvolvimento de uma atividade prática, fazendo o uso de um modelo simplificado de parte do sistema, com mecanismos eletromecânicos como ferramenta para auxiliar a compreensão dos conteúdos envolvidos. Além disso, os alunos serão conduzidos através de uma aula inicial expositiva, de forma que terão uma introdução acerca dos conceitos básicos referentes à fisiologia e a anatomia e conceitos referentes à eletricidade(área de estudo da Física). Assim, irão visualizar a propagação do impulso elétrico no modelo confeccionado. Portanto, espera-se que os discentes aperfeiçoem a capacidade de associação entre os aspectos explorado e consigam perceber, de maneira crítica, a associação desses conceitos em situações práticas do dia a dia e, por consequência, preparem-os de maneira efetiva para a prova do ENEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.