CASTRO, Cicera Alteniza Duarte De. Estágio supervisionado na docência: espaço formativo. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111>. Acesso em: 23/12/2024 00:50
Resumo Apresentamos, neste texto, a experiência docente vivenciada durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil em uma Escola Pública Municipal na cidade de Cajazeiras/PB, com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos de idade e teve como objetivos: discutir conhecimentos referentes à Educação Infantil e seu impacto no cuidado com a criança; conhecer o cotidiano escolar da creche – campo de estágio; planejar atividades voltadas para o cuidar e o educar crianças na creche e desenvolver uma prática de ensino voltada para a valorização da criança como um ser em desenvolvimento. O Estágio foi organizado considerando dois momentos distintos: a observação e a intervenção e foram fundamentados a partir de leituras específicas em sala de aula. No primeiro momento, fomos à instituição escolar para a observação da sua dinâmica, em seguida realizamos a intervenção pedagógica a partir de planos elaborados previamente, mas considerando o cronograma da professora. É possível afirmarmos que apesar da ansiedade que nos envolveu enquanto estagiárias, foi, também, uma etapa para repensarmos a escolha do curso, considerando a relação teoria-prática como processos indissociáveis, bem como sentimos a necessidade de rever constantemente nossos conceitos e postura diante do contexto educacional e, dessa forma, contribuir para a construção de uma sociedade melhor.Palavras-chave: Educação Infantil; Estágio Supervisionado; Prática docente.