IOCCA, Fatima Aparecida Da Silva. Iniciação a docência: contribuições do pibid. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/192>. Acesso em: 24/11/2024 10:08
O curso de Pedagogia-Campus da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) Sinop/MT participa do programa PIBID/CAPES, com o projeto Licenciatura em Foco: da universidade a escola. Atendendo as demandas do futuro pedagogo, com uma formação ampla, pautada na interdisciplinaridade, refletindo na sua praxis pedagógica. Teve inicio em abril/2010 a abril/ 2012, foram desenvolvidas ações que contribuíram com a qualificação do futuro docente, ponto de conexão entre escolas parceiras e universidade, retro alimentando-se, oportunizando rever práticas, conceitos, metodologia, ampliando o campo de experimentação didático-científica. Foram tabuladas as dificuldades dos acadêmicos, através de questionários, dinâmicas de grupo, análise das etapas concluídas, formação anterior; seminários, palestras e oficinas, para que as proposições de formação continuada e o desenvolvimento das atividades nas escolas parceiras fossem efetivados, revertendo em informação e formação acadêmica do futuro pedagogo. Foram identificadas as dificuldades das escolas parceiras, através de reuniões com a comunidade escolar, bolsistas e coordenadora do projeto. Todas as ações foram planejadas em conjunto, contribuindo com as escolas parceiras, resultando em menor índice de indisciplina e agressividade, melhoria na socialização entre os alunos, e demais membros da comunidade escolar. As ações desenvolvidas foram: o recreio dirigido; hora do conto; reforço escolar; produção de materiais didáticos/pedagógicos; abordagens interdisciplinares “Ciências e a leitura do mundo”; “Matemática divertida”. Como resultado técnico/científico, foram produzidos 44 (quarenta e quatro) trabalhos científicos, apresentados em eventos regionais e nacionais; diversas oficinas para os bolsistas, professores e alunos das escolas parceiras. Ampliação da formação do futuro docente, preparado-o para desenvolverem seu trabalho com competência e compromisso.