BESS, Marcio Luiz et al.. Abacaxi de ouro e a produção de cinema escolar. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110990>. Acesso em: 25/12/2024 12:03
O “Abacaxi de Ouro” é um Festival Nacional de Cinema Amador Escolar. Uma ação educativa ampla que tem como propósito ser um evento de premiação de produções cinematográficas escolares, e sobretudo, estender-se durante o ano letivo, por meio de um projeto que, adotando uma metodologia diversificada, oferece capacitação e formação na produção de cinema amador, moda e produção de figurinos, uso de tecnologias, mídias sociais, fotografia e vivências na produção de roteiros, e experimentações na produção de eventos culturais, dentre outros, para a comunidade acadêmica e público externo do IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas. Essas ações acontecem através de oficinas independentes, mas complementares entre si, fomentando a construção de habilidades, saberes interdisciplinares e principalmente a inclusão e valorização da diversidade. O projeto que se iniciou em 2014 como uma atividade local e pontual, foi ganhando visibilidade e abrangência, transformando-se em uma ação nacional, que recebe produções cinematográficas de diversas instituições de ensino público brasileiras, sejam elas municipais, estaduais e federais, bem como, fundações sem fins lucrativos e associações beneficentes. Sendo a arte resiliente, sobreviveu e atravessou períodos difíceis, fortaleceu os indivíduos e se constituiu como uma plataforma de liberdade de expressão individual e coletiva. O resultado da edição 2023 pode ser observado por meio de uma análise qualitativa e quantitativa, onde se averiguou a qualidade técnica, a diversidade e relevância de temas apresentados e também os números de inscrições e procedência dos mesmos, evidenciando um significativo crescimento de participação e abrangência do projeto, que, recebendo obras de todas as regiões do Brasil, consolidou-se como uma ação nacional, conforme desejado. Dessa forma, essa ação educativa mostra que é possível produzir cinema na escola e construir conhecimento por meio de sua produção, mesmo com recursos tecnológicos e financeiros limitados.