Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114494
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8022
    "inscrito_id" => 20193
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalhougestões de recursos adaptados que podem ser utilizados no ensino de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática, tendo como objetivo, elaborar um catálogo contendo recursos e adaptações que podem ser utilizados pelo educador para ministrar aulas de Matemática para alunos com deficiência visual (baixa visão e cegueira). O mesmo é composto por 6 partes, a introdução traz uma reflexão a luz da temática que está sendo trabalhada, recursos adaptados para o ensino de Matemática e apresenta os objetivos; a parte seguinte trata sobre o ensino da Matemática e a importância do papel do professor; a terceira traz o conceito, classificação e tipos de deficiência; seguida da quarta parte que traz uma abordagem mais específica, sobre deficiência visual; a penúltima parte fala sobre recursos adaptados e traz o conceito de Tecnologia Assistiva e a última parte conceitua a ideia de um catálogo de recursos adaptados (no apêndice consta um catálogo com as tecnologias assistivas compiladas) que podem ser utilizados nas aulas de Matemática, voltada para alunos com deficiência visual. Com isso, visa-se uma reflexão sobre a importância e necessidade da utilização de recursos adaptados em aulas voltadas para pessoas com deficiência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20193_TB8022_05082024151733.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNI FERREIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNI FERREI"
    "autor_email" => "maktoad@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114494
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8022
    "inscrito_id" => 20193
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalhougestões de recursos adaptados que podem ser utilizados no ensino de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática, tendo como objetivo, elaborar um catálogo contendo recursos e adaptações que podem ser utilizados pelo educador para ministrar aulas de Matemática para alunos com deficiência visual (baixa visão e cegueira). O mesmo é composto por 6 partes, a introdução traz uma reflexão a luz da temática que está sendo trabalhada, recursos adaptados para o ensino de Matemática e apresenta os objetivos; a parte seguinte trata sobre o ensino da Matemática e a importância do papel do professor; a terceira traz o conceito, classificação e tipos de deficiência; seguida da quarta parte que traz uma abordagem mais específica, sobre deficiência visual; a penúltima parte fala sobre recursos adaptados e traz o conceito de Tecnologia Assistiva e a última parte conceitua a ideia de um catálogo de recursos adaptados (no apêndice consta um catálogo com as tecnologias assistivas compiladas) que podem ser utilizados nas aulas de Matemática, voltada para alunos com deficiência visual. Com isso, visa-se uma reflexão sobre a importância e necessidade da utilização de recursos adaptados em aulas voltadas para pessoas com deficiência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20193_TB8022_05082024151733.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNI FERREIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNI FERREI"
    "autor_email" => "maktoad@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalhougestões de recursos adaptados que podem ser utilizados no ensino de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática, tendo como objetivo, elaborar um catálogo contendo recursos e adaptações que podem ser utilizados pelo educador para ministrar aulas de Matemática para alunos com deficiência visual (baixa visão e cegueira). O mesmo é composto por 6 partes, a introdução traz uma reflexão a luz da temática que está sendo trabalhada, recursos adaptados para o ensino de Matemática e apresenta os objetivos; a parte seguinte trata sobre o ensino da Matemática e a importância do papel do professor; a terceira traz o conceito, classificação e tipos de deficiência; seguida da quarta parte que traz uma abordagem mais específica, sobre deficiência visual; a penúltima parte fala sobre recursos adaptados e traz o conceito de Tecnologia Assistiva e a última parte conceitua a ideia de um catálogo de recursos adaptados (no apêndice consta um catálogo com as tecnologias assistivas compiladas) que podem ser utilizados nas aulas de Matemática, voltada para alunos com deficiência visual. Com isso, visa-se uma reflexão sobre a importância e necessidade da utilização de recursos adaptados em aulas voltadas para pessoas com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.