Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS ATRIBUIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO TRABALHO COLETIVO NO COTIDIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110880 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2823 "inscrito_id" => 2298 "titulo" => "AS ATRIBUIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO TRABALHO COLETIVO NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "O artigo consiste em uma pesquisa qualitativa realizada numa escola pública na cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, e que buscou dar resposta a seguinte situação problema: de que forma o coordenador pedagógico pode contribuir para a efetivação de um trabalho coletivo? Através do objetivo geral analisa os espaços escolares e as contribuições do coordenador pedagógico para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. E com os objetivos específicos analisa a organização do trabalho pedagógico no chão da escola, e ainda, que mecanismo e/ou recurso são utilizados pela escola para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. O artigo foi construído com o suporte de referências teóricas sobre o assunto a vivencia de práticas no chão da escola. Neles encontram-se conceitos, reflexões e concepções das vertentes ligadas à atuação do coordenador pedagógico nos espaços escolares como também do coordenador pedagógico ao conduzir um trabalho coletivo. No decorrer da pesquisa, percebe-se os vários desafios e dificuldades encontrada por esse profissional ao exercer a sua função, inúmeros entraves que o cerca. Constata-se que não há respostas prontas para determinados problemas, mas caminhos que podem ser trilhados e que indicam possíveis sucessos nos trabalhos desenvolvidos por esse profissional dentro da escola.O artigo consiste em uma pesquisa qualitativa realizada numa escola pública na cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, e que buscou dar resposta a seg" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2298_TB2823_08042024172133.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO HOLANDA DIÓGENES" "autor_nome_curto" => "Socorro Diógene" "autor_email" => "socorrorgv@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110880 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2823 "inscrito_id" => 2298 "titulo" => "AS ATRIBUIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO TRABALHO COLETIVO NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "O artigo consiste em uma pesquisa qualitativa realizada numa escola pública na cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, e que buscou dar resposta a seguinte situação problema: de que forma o coordenador pedagógico pode contribuir para a efetivação de um trabalho coletivo? Através do objetivo geral analisa os espaços escolares e as contribuições do coordenador pedagógico para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. E com os objetivos específicos analisa a organização do trabalho pedagógico no chão da escola, e ainda, que mecanismo e/ou recurso são utilizados pela escola para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. O artigo foi construído com o suporte de referências teóricas sobre o assunto a vivencia de práticas no chão da escola. Neles encontram-se conceitos, reflexões e concepções das vertentes ligadas à atuação do coordenador pedagógico nos espaços escolares como também do coordenador pedagógico ao conduzir um trabalho coletivo. No decorrer da pesquisa, percebe-se os vários desafios e dificuldades encontrada por esse profissional ao exercer a sua função, inúmeros entraves que o cerca. Constata-se que não há respostas prontas para determinados problemas, mas caminhos que podem ser trilhados e que indicam possíveis sucessos nos trabalhos desenvolvidos por esse profissional dentro da escola.O artigo consiste em uma pesquisa qualitativa realizada numa escola pública na cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, e que buscou dar resposta a seg" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2298_TB2823_08042024172133.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO HOLANDA DIÓGENES" "autor_nome_curto" => "Socorro Diógene" "autor_email" => "socorrorgv@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo consiste em uma pesquisa qualitativa realizada numa escola pública na cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, e que buscou dar resposta a seguinte situação problema: de que forma o coordenador pedagógico pode contribuir para a efetivação de um trabalho coletivo? Através do objetivo geral analisa os espaços escolares e as contribuições do coordenador pedagógico para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. E com os objetivos específicos analisa a organização do trabalho pedagógico no chão da escola, e ainda, que mecanismo e/ou recurso são utilizados pela escola para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. O artigo foi construído com o suporte de referências teóricas sobre o assunto a vivencia de práticas no chão da escola. Neles encontram-se conceitos, reflexões e concepções das vertentes ligadas à atuação do coordenador pedagógico nos espaços escolares como também do coordenador pedagógico ao conduzir um trabalho coletivo. No decorrer da pesquisa, percebe-se os vários desafios e dificuldades encontrada por esse profissional ao exercer a sua função, inúmeros entraves que o cerca. Constata-se que não há respostas prontas para determinados problemas, mas caminhos que podem ser trilhados e que indicam possíveis sucessos nos trabalhos desenvolvidos por esse profissional dentro da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.