FALCÃO, Gabriela Lins. Educação, cuidado de si e direitos humanos na educação básica. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110712>. Acesso em: 25/12/2024 22:19
O presente estudo situa-se no debate acerca da educação e do cuidado de si ao apresentar as bases contributivas das teorias de Larrosa e Foucault para a construção de processos de ensino-aprendizagem junto a estudantes da educação básica. A partir de pesquisa desenvolvida com sessenta estudantes adolescentes do ensino médio integrado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), unimos as representações de corpo e autoimagem corporal ao desenvolvimento de práticas de cuidado de si por parte dos jovens. Nossos achados de pesquisa revelam os processos de referenciação utilizados pelos sujeitos, com dados produzidos através de questionário e entrevista semiestruturada, identificando as formas de uso da linguagem então assumidas nos processos de (auto)referenciação, substantivações e adjetivações, revelando como estes têm o potencial de atuarem como aliados ou como distanciadores na reafirmação de valores pessoais e sociais frente aos jovens. Ademais, os dados produzidos apontam caminhos, ainda, para a compreensão da relevância do tema frente ao desenvolvimento de práticas educativas condizentes às agendas de promoção da Cultura de Paz e de reafirmação dos Direitos Humanos propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo, sobremaneira, para a reafirmação de que as práticas educativas se tornam ainda mais significativas quando entendem o sujeito mediante uma compreensão humana integral, oportunizando a criação de um ambiente escolar mais acolhedor e integrador para seus agentes.