Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DA MEMÓRIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114316
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7752
    "inscrito_id" => 19837
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Esse artigo apresenta o relato de uma vivência durante a ocorrência da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática para uma turma de graduação em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Na ementa há um tópico sobre a história da matemática e para consolidar o conteúdo teórico foi desenvolvido um jogo da memória com 12 cartas. A metodologia adotada para explanar esse assunto foi a entrega de um texto impresso com uma breve abordagem dos pontos principais da história, uma apresentação dialogada com auxílio de slides, um vídeo complementar e, para a fixação do conteúdo, a aplicação do jogo da memória. A atividade foi realizada em forma de competição entre dois grupos, cada um composto por três estudantes. No entanto, buscando a participação ativa de todos os membros, cada estudante participava de uma jogada, dessa forma instalou-se um ambiente de aprendizado colaborativo. O jogo foi elaborado contendo 6 pares de cartas, a associação entre estas era o conceito e a descrição, mas para auxiliar o processo e dinamizar as jogadas foram inseridas nas cartas, figuras representativas da história da matemática (em marca d’água). Então, era possível fazer a associação, além da relação conceito e descrição, mas também pela associação de figuras iguais. A competição não apenas motivou os alunos a se engajarem com o material, mas também facilitou a memorização, a observação e a compreensão dos conceitos históricos. A experiência demonstrou que o jogo da memória pode ser uma estratégia pedagógica valiosa na formação de professores porque reforça o conhecimento teórico da matemática, assim como, a importância da utilização de estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19837_TB7752_29072024183345.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEUMA TEIXEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NEUMA"
    "autor_email" => "neuma.santos@ufra.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114316
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7752
    "inscrito_id" => 19837
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Esse artigo apresenta o relato de uma vivência durante a ocorrência da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática para uma turma de graduação em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Na ementa há um tópico sobre a história da matemática e para consolidar o conteúdo teórico foi desenvolvido um jogo da memória com 12 cartas. A metodologia adotada para explanar esse assunto foi a entrega de um texto impresso com uma breve abordagem dos pontos principais da história, uma apresentação dialogada com auxílio de slides, um vídeo complementar e, para a fixação do conteúdo, a aplicação do jogo da memória. A atividade foi realizada em forma de competição entre dois grupos, cada um composto por três estudantes. No entanto, buscando a participação ativa de todos os membros, cada estudante participava de uma jogada, dessa forma instalou-se um ambiente de aprendizado colaborativo. O jogo foi elaborado contendo 6 pares de cartas, a associação entre estas era o conceito e a descrição, mas para auxiliar o processo e dinamizar as jogadas foram inseridas nas cartas, figuras representativas da história da matemática (em marca d’água). Então, era possível fazer a associação, além da relação conceito e descrição, mas também pela associação de figuras iguais. A competição não apenas motivou os alunos a se engajarem com o material, mas também facilitou a memorização, a observação e a compreensão dos conceitos históricos. A experiência demonstrou que o jogo da memória pode ser uma estratégia pedagógica valiosa na formação de professores porque reforça o conhecimento teórico da matemática, assim como, a importância da utilização de estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19837_TB7752_29072024183345.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEUMA TEIXEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NEUMA"
    "autor_email" => "neuma.santos@ufra.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esse artigo apresenta o relato de uma vivência durante a ocorrência da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática para uma turma de graduação em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Na ementa há um tópico sobre a história da matemática e para consolidar o conteúdo teórico foi desenvolvido um jogo da memória com 12 cartas. A metodologia adotada para explanar esse assunto foi a entrega de um texto impresso com uma breve abordagem dos pontos principais da história, uma apresentação dialogada com auxílio de slides, um vídeo complementar e, para a fixação do conteúdo, a aplicação do jogo da memória. A atividade foi realizada em forma de competição entre dois grupos, cada um composto por três estudantes. No entanto, buscando a participação ativa de todos os membros, cada estudante participava de uma jogada, dessa forma instalou-se um ambiente de aprendizado colaborativo. O jogo foi elaborado contendo 6 pares de cartas, a associação entre estas era o conceito e a descrição, mas para auxiliar o processo e dinamizar as jogadas foram inseridas nas cartas, figuras representativas da história da matemática (em marca d’água). Então, era possível fazer a associação, além da relação conceito e descrição, mas também pela associação de figuras iguais. A competição não apenas motivou os alunos a se engajarem com o material, mas também facilitou a memorização, a observação e a compreensão dos conceitos históricos. A experiência demonstrou que o jogo da memória pode ser uma estratégia pedagógica valiosa na formação de professores porque reforça o conhecimento teórico da matemática, assim como, a importância da utilização de estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.