Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MUSENCANTANDO: CORPOREIDADE E VOZ NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113901
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7167
    "inscrito_id" => 13860
    "titulo" => "MUSENCANTANDO: CORPOREIDADE E VOZ NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O projeto de Extensão “Musencantando” é vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas, vinculado ao CNPQ pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tendo sua gênese no ano de 2004, objetivando inicialmente a formação musical de graduandos do curso de Pedagogia e outras licenciaturas da UECE, estendeu-se com o passar do tempo à professores e comunidade em geral. Tem ao longo dos anos expandido sua capilaridade tendo hoje estudantes até de outras universidades, proporcionando vivências musicais por intermédio do canto coletivo buscando contribuir na formação vocal de docentes por meio de repertórios culturais regionais este trabalho visa apresentar os resultados parciais das dimensões técnico-vocais e corporais deste processo de formação de professores, cujas reflexões advém análise de entrevistas realizadas com o público de participantes do projeto de extensão. Este trabalho de caráter qualitativo classifica-se como estudo de caso, e é fundamentado em Pacheco e Baê (2006), tratando do equilíbrio entre o corpo e o som. Os resultados parciais apontam para a eficácia do projeto no aprimoramento vocal dos docentes partícipes evidenciando a apreensão de aspectos fisiológicos, preventivos, técnicos e mesmo performáticos. Além desses fatores, revelam-se também a socialização e o bem-estar com a possibilidade de imersão cultural provenientes da música atrelada ao canto e dança como conteúdos característicos do projeto. O Musencantando, a partir de suas ações, reforçou a relevância de proposições constantes direcionadas à arte e cultura, oportunizando professores, graduandos e comunidade a estabelecerem conexões com suas próprias raízes, ironicamente, muitas vezes desconhecidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13860_TB7167_10062024212237.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE BARBOSA DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE"
    "autor_email" => "elainebdesales@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113901
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7167
    "inscrito_id" => 13860
    "titulo" => "MUSENCANTANDO: CORPOREIDADE E VOZ NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O projeto de Extensão “Musencantando” é vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas, vinculado ao CNPQ pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tendo sua gênese no ano de 2004, objetivando inicialmente a formação musical de graduandos do curso de Pedagogia e outras licenciaturas da UECE, estendeu-se com o passar do tempo à professores e comunidade em geral. Tem ao longo dos anos expandido sua capilaridade tendo hoje estudantes até de outras universidades, proporcionando vivências musicais por intermédio do canto coletivo buscando contribuir na formação vocal de docentes por meio de repertórios culturais regionais este trabalho visa apresentar os resultados parciais das dimensões técnico-vocais e corporais deste processo de formação de professores, cujas reflexões advém análise de entrevistas realizadas com o público de participantes do projeto de extensão. Este trabalho de caráter qualitativo classifica-se como estudo de caso, e é fundamentado em Pacheco e Baê (2006), tratando do equilíbrio entre o corpo e o som. Os resultados parciais apontam para a eficácia do projeto no aprimoramento vocal dos docentes partícipes evidenciando a apreensão de aspectos fisiológicos, preventivos, técnicos e mesmo performáticos. Além desses fatores, revelam-se também a socialização e o bem-estar com a possibilidade de imersão cultural provenientes da música atrelada ao canto e dança como conteúdos característicos do projeto. O Musencantando, a partir de suas ações, reforçou a relevância de proposições constantes direcionadas à arte e cultura, oportunizando professores, graduandos e comunidade a estabelecerem conexões com suas próprias raízes, ironicamente, muitas vezes desconhecidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13860_TB7167_10062024212237.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE BARBOSA DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE"
    "autor_email" => "elainebdesales@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto de Extensão “Musencantando” é vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas, vinculado ao CNPQ pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tendo sua gênese no ano de 2004, objetivando inicialmente a formação musical de graduandos do curso de Pedagogia e outras licenciaturas da UECE, estendeu-se com o passar do tempo à professores e comunidade em geral. Tem ao longo dos anos expandido sua capilaridade tendo hoje estudantes até de outras universidades, proporcionando vivências musicais por intermédio do canto coletivo buscando contribuir na formação vocal de docentes por meio de repertórios culturais regionais este trabalho visa apresentar os resultados parciais das dimensões técnico-vocais e corporais deste processo de formação de professores, cujas reflexões advém análise de entrevistas realizadas com o público de participantes do projeto de extensão. Este trabalho de caráter qualitativo classifica-se como estudo de caso, e é fundamentado em Pacheco e Baê (2006), tratando do equilíbrio entre o corpo e o som. Os resultados parciais apontam para a eficácia do projeto no aprimoramento vocal dos docentes partícipes evidenciando a apreensão de aspectos fisiológicos, preventivos, técnicos e mesmo performáticos. Além desses fatores, revelam-se também a socialização e o bem-estar com a possibilidade de imersão cultural provenientes da música atrelada ao canto e dança como conteúdos característicos do projeto. O Musencantando, a partir de suas ações, reforçou a relevância de proposições constantes direcionadas à arte e cultura, oportunizando professores, graduandos e comunidade a estabelecerem conexões com suas próprias raízes, ironicamente, muitas vezes desconhecidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.